Workshop Inserção do Transporte Sustentável no Morar Carioca

De acordo as Nações Unidas, cerca de 26% da população brasileira vive em assentamentos urbanos irregulares. Essas áreas popularmente conhecidas como favelas ficam à margem da cidade formal e sua população sofre com a falta de infraestrutura, planejamento, equipamentos, serviços e, por consequência, de condições dignas de vida.

Como resposta a essa problemática histórica, a Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (SMH RJ) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), criou o “Convênio Morar Carioca”. O programa visa promover ações relacionadas à implantação do “Plano Municipal de Integração de Assentamentos Precários Informais – Morar Carioca”.

Uma das primeiras ações foi a realização do “Concurso Morar Carioca”, para o qual escritórios de arquitetura e urbanismo apresentaram propostas voltadas à reurbanização dos assentamentos irregulares do Rio de Janeiro e a integração das comunidades com a cidade formal. Ao pleitear o planejamento urbano qualificado, a mobilidade e o transporte sustentável se tornam fundamentais.

Com expertise em soluções sustentáveis para problemas de transporte e de mobilidade urbana, a EMBARQ Brasil tornou-se parceira da SMH e do IAB-RJ na realização da primeira capacitação técnica sobre transporte sustentável no âmbito do projeto. O workshop Inserção do Transporte Sustentável no Morar Carioca traz especialistas com vasta experiência e propõe a realização de oficina prática com a participação dos palestrantes convidados.

Quando:

10 e 11 de outubro de 2011

Onde:

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Rua do Pinheiro nº10, esq. com a rua Dois de Dezembro - Flamengo
Rio de Janeiro, Brasil

Veja as fotos do evento

Apresentações disponíveis para download:

Michael Jones (Alta Planning, São Francisco/EUA) - Integração de bicicletas ao transporte motorizado em favelas

Ethan Kent (Project for Public Spaces, Nova Iorque/EUA) - Ruas que constroem comunidades

Salvador Herrera (CTS-México, Cidade do México) - Critérios para Seleção de Alternativas de Mobilidade

Alfredo Brillembourg (Urban Think Tank, Zurique/Suíça) - Caracas: soluções de transporte sustentável em favelas

Carlos Mario Rodríguez (Arquitectos Urbanistas A+U, Medellín/Colombia) - Medellín: mobilidade como instrumento de equidade

Jorge Mario Jáuregui (@telier Metropolitano, Rio de Janeiro) - Estratégia de Articulação Socio-Espacial para a Cidade e as Sociedades Divididas

Fernanda Salles (Fernanda Salles Arquitetura, Rio de Janeiro) - Projeto de Urbanização da Comunidade Santa Marta

Luis Antonio Lindau (EMBARQ Brasil) - Elementos para o Transporte Seguro e Sustentável