congestionamento
Faixas exclusivas deixam os ônibus mais rápidos em SP
Vantagem chega a 30 minutos em relação ao carro
Publicado em Aug 16 2013

Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press

Neste ano, São Paulo já implementou 100 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. O resultado é que a velocidade dos coletivos nesses locais praticamente dobrou. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, que percorreu de ônibus e de carro um trajeto de 23 km entre o Terminal Capelinha, no sul da cidade, e a Praça da Sé, o ônibus foi meia hora mais rápido.

Mais tempo no trânsito
Número de brasileiros que levam mais de 30 minutos para chegar ao trabalho aumentou
Publicado em Dez 4 2012

Basta observar o dia-a-dia de uma cidade média brasileira para notar que as pessoas gastam mais tempo em deslocamento do que fazendo coisas que realmente gostam. Uma pesquisa divulgada essa semana pelo IBGE apenas comprova a situação: a quantidade de brasileiros que levam mais de meia hora para chegar ao trabalho aumentou, e as mulheres são as que mais sofrem.

RS: Frota cresce 10 vezes mais que a população
Número de carros cresceu 56,6% em 10 anos
Publicado em Feb 9 2012

Quem percorre as ruas de Porto Alegre logo percebe a lentidão e os congestionamentos gerados pela grande quantidade de carros, um fenômeno que se repete em cidades de todo o estado. Em apenas uma década, de 2001 a 2011, o número de veículos em circulação no Rio Grande do Sul (RS) foi de 3.211.739 para 5.031.931, um avanço de 56,67%. Se comparado ao crescimento populacional, no mesmo período, o aumento da frota impacta ainda mais.