Rio+20
Publicado em Maio 5 2014

BRT Transoeste, Rio de Janeiro, Brasil. (Foto: EMBARQ)

A discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já percorreu um longo caminho desde sua concepção na conferência Rio+20, em 2012. A comunidade do transporte sustentável acredita que um conjunto de objetivos de desenvolvimento bem definidos e mensuráveis, que aborde as dimensões econômica, social e ambiental pode orientar uma série de comunidades que trabalham com o tema, incluindo transporte sustentável.

Publicado em Mar 1 2013

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

O futuro do setor de transportes começou a ser reescrito em 2012. O documento “O Futuro que Queremos”, consolidado ao fim da Rio+20, inclui expressamente a importância de investimentos em transportes direcionados ao desenvolvimento sustentável para que as nações possam atingir os objetivos estabelecidos durante a conferência. É um grande avanço, pois há 10 anos, na última conferência de desenvolvimento global, em Johanesburgo, o transporte ficou fora da agenda e dos Objetivos de desenvolvimento do milênio.

Publicado em Jul 9 2012

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, conversou com a equipe do TheCityFix Brasil. Em suas palavras, FHC condenou a atual situação do transporte urbano no País e disse acreditar em mudanças comportamentais e culturais da sociedade em relação ao trânsito.

Qual é o caminho adiante para o transporte sustentável?
Após Rio+20, tema entra definitivamente na agenda global
Publicado em Jun 29 2012

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ*

Ao analisarmos a Rio+20, que encerrou na semana passada, podemos dizer com confiança que o transporte se encaminhou para o topo da agenda do desenvolvimento sustentável. É um grande avanço em relação à última conferência de desenvolvimento global, ocorrida há 10 anos em Joanesburgo, quando o transporte, visivelmente, ficou fora da agenda e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Após a Rio+20, o transporte está agora prestes a se tornar uma parte significativa dos Próximos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que estão começando a tomar forma como um dos principais resultados da conferência.

Transporte Urbano Sustentável Salva Vidas
Segurança viária é pauta entre especialistas de transporte
Publicado em Jun 20 2012

Lindau, da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Com mediação do diretor da EMBARQ, Holger Dalkmann, o evento "Transporte Sustentável Salva Vidas" reuniu técnicos, pesquisadores e especialistas em segurança viária, na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Rio Ônibus, no Rio de Janeiro. Organizado pela EMBARQ, Fetranspor e Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), o encontro aconteceu em paralelo às reuniões da Rio+20, com o intuito de trocar informações e discutir as melhores práticas de para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito.

União por mais segurança no trânsito
Organizações firmam compromisso conjunto na Rio+20
Publicado em Jun 17 2012

Saul Billingsley, da FIA Foundation, e Holger Dalkmann, da EMBARQ. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Esta tarde, a "Safer Roads @ Rio+20" reuniu 17 diretores de organizações ligadas ao transporte sustentável, que assumiram compromisso voluntário com a ONU, para encontrar formas conjuntas de trabalho. A reunião de Implementação de Compromissos Voluntários em Transporte Sustentável ocorreu em um dos pontos reservados para a Rio+20 na cidade do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, dentro do pavilhão da União Europeia.

Publicado em Jun 16 2012

A população mundial já atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes e deve ultrapassar os 9 bilhões ainda na metade deste século. Mudanças para tornar o planeta mais sustentável são necessárias e urgentes. Nessa sexta-feira (15), Clayton Lane, COO da EMBARQ , Nigel Sizer, diretor da Global Forest Initiative e Rachel Biderman, consultora sênior do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) no Brasil, participaram de debate sobre gestão de energia, negócios, clima, alimentação, florestas e transportes em um dos primeiros eventos da Rio+20.

EMBARQ na Rio+20
20 anos depois, encontro de líderes mundiais revisa Eco92
Publicado em Maio 22 2012

No próximo mês, entre os dias 13 e 22, o Rio de Janeiro recebe diversos eventos que compõem a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro é um dos mais relevantes no cenário global, reunindo líderes de mais de 150 países membros da ONU, além de especialistas, pesquisadores e grupos da sociedade civil que trabalham para desenvolver formas de progresso ambientalmente conscientes.

Fórum Social Temático debate o meio ambiente
Evento enfatiza a necessidade de um modelo de desenvolvimento mais sustentável
Publicado em Jan 24 2012

"Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental" é o tema do Fórum Social Temático (FST) que começa nesta terça-feira (24/01), em Porto Alegre. Com mais de 900 atividades, esta edição do FST busca “um outro mundo possível” mais próximo da sustentabilidade do planeta. Os organizadores pretendem ter como resultado do evento a elaboração de propostas alternativas para a Rio+20 àquelas que serão apresentadas pelos governos, na tentativa de ter voz e influência nos futuros encaminhamentos da Conferência Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho.

Publicado em Dez 12 2011

Onde:
Local ainda não informado
Rio de Janeiro, Brasil

Quando:
20 a 22 de junho de 2012

Jun 20 2012 - Jun 22 2012