Medellin
EMBARQ no 7° World Urban Forum
Evento reuniu prefeitos e ministros de 150 países, na Colômbia
Publicado em Apr 14 2014
Especialistas da EMBARQ durante painel no WUF7, em Medellín.

Promovido a cada dois anos pela ONU-HABITAT, o Fórum Urbano Mundial (World Urban Forum) chegou a sua 7ª edição com a participação de mais de 25 mil pessoas vindas de 150 países, incluindo 500 prefeitos e 80 ministros, convidados para debater assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Este ano, o encontro aconteceu entre os dias 5 e 11 de abril, em Medellín, na Colômbia, e contou com a participação de representantes e especialistas da rede EMBARQ, entre eles Dario Hidalgo (EMBARQ), Robin King (EMBARQ), Adriana Lobo (EMBARQ México), Luis Zamorano (EMBARQ México),Claudio Sarmiento (EMBARQ México) e Daniely Votto (EMBARQ Brasil).

Publicado em Mar 28 2014

Medellín, na Colômbia: em abril, a cidade recebe a sétima edição do Fórum Urbano Mundial (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Medellín, na Colômbia, será palco do 7º Fórum Urbano Mundial, organizado pela UN-HABITAT. Durante o evento, especialistas da EMBARQ irão apresentar o "Cities Safer by Design for All", uma série de estudos focados no potencial urbano para transformar cidades em espaços mais seguros e inclusivos para toda a população.

Publicado em Apr 30 2012

Dois grupos, 10 jornalistas representando os principais veículos de comunicação cariocas, especialistas em transporte e uma equipe operacional internacional formam o time que embarca no projeto Experiência BRT - Missão de Imprensa. Capitaneados pela EMBARQ Brasil, que organiza a viagem, dois grupos de jornalistas do Rio de Janeiro visitarão alguns dos melhores sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) das Américas entre os dias 30 de abril e 12 de maio. O projeto é patrocinado pela Fetranspor, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e ocorre às vésperas da inauguração do Transoeste, primeiro corredor BRT da cidade.

Favelas do Rio terão escadas rolantes
Decisão foi inspirada em sistema de Medellín
Publicado em Apr 18 2012

Foto: Gov.do Estado do RJ

Nesta segunda-feira (16), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que vai importar de Medellín, Colômbia, mais uma boa ideia de mobilidade urbana: as escadas rolantes nas favelas. Entre as áreas beneficiadas estão: Rocinha, Mangueira, complexos da Penha e da Tijuca, e outras comunidades não citadas pelo governador, que está em visita à cidade colombiana com a missão de entender como ocorreram transformações sociais e urbanas tão eficazes e levar as experiências para o Rio.

São Francisco e Medellin vencem o Prêmio de Transporte Sustentável 2012
A premiação aconteceu durante o 91º Encontro Anual do Transportation Research Board (TRB) em Washington D.C.
Publicado em Jan 26 2012

São Francisco nos EUA e Medellin na Colômbia foram as cidades vencedoras do 8º Prêmio de Transporte Sustentável. A premiação aconteceu no dia 24 de janeiro durante o 91º Encontro Anual do Transportation Research Board (TRB) em Washington D.C. Além das duas cidades, também foram indicados ao prêmio as cidades de Buenos Aires, na Argentina, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Os vencedores foram selecionados com base em quatro características: melhoria da mobilidade para os cidadãos, redução de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e da poluição do ar causada pelo transporte, melhoria da segurança, e aumentando a acessibilidade para ciclistas e pedestres. Além disso, cada cidade indicada ao prêmio tem um papel ativo de liderança em mídias sociais e tecnologias online para atingir os usuários e cidadãos, proporcionando serviços mais informativos e convenientes.

Universidade e governo trabalhando juntos
Mudanças em Medellín funcionaram com parceria acadêmica e municipal
Publicado em Nov 29 2011

Apresentando ainda parte do ciclo de experiências para o Morar Carioca na Colômbia, as equipes da EMBARQ Brasil e EMBARQ/CTS México se reuniram com os arquitetos responsáveis pelas transformações urbanas e de mobilidade realizadas em Medellín, na terça-feira (22/11), no Urbam – Centro de Estudos Urbanos e Ambientais, na Universidade EAFIT. O consultor Carlos Mario Rodríguez e Alejandro Echeverri, diretor do Centro, mostraram que o trabalho conjunto da Academia com o governo foi um ponto-chave para o sucesso das mudanças na cidade.

Sergio Fajardo aponta caminho para mudança
Governador eleito de Antioquia esteve com a EMBARQ Brasil
Publicado em Nov 23 2011

O ex-prefeito de Medellín e governador eleito de Antioquia (Colômbia), Sergio Fajardo, recebeu as equipes da EMBARQ Brasil e EMBARQ/CTS México, na tarde de segunda-feira (21/11) em seu escritório, em Medellín. Responsável pelas transformações sociais mais relevantes da história da cidade, Fajardo falou sobre a importância de traçar objetivos e de integrar as comunidades. As ações do líder colombiano vão ser conhecimento agregado ao projeto Morar Carioca, no Rio.

Publicado em Nov 22 2011

Uma missão composta por técnicos da EMBARQ/CTS México e EMBARQ Brasil viajou a Medellín (Colômbia) para conhecer o processo de transformação social e urbana pelo qual passou a cidade e inserir esse conhecimento ao projeto de urbanização das favelas cariocas. Até 2020, o Morar Carioca, como foi batizado o programa, deve melhorar a vida de mais 1,2 milhões de pessoas, quase 20% da população do Rio de Janeiro.

Publicado em Oct 10 2011

Uma tarde dedicada aos projetos de reurbanização de assentamentos informais do Rio de Janeiro, Medellín (Colômbia) e experiências realizadas no México. Nos exemplos apresentados pelos especialistas foram abordadas questões de mobilidade urbana, necessidade de inserção de espaços verdes nas favelas, projetos urbanos voltados às pessoas e, sobretudo, a integração daqueles que vivem à margem da cidade formal.