Florianópolis
EMBARQ Brasil e Florianópolis firmam acordo de cooperação técnica
Projetos de mobilidade do PAC passarão por qualificação
Publicado em Sep 25 2014

Rejane Fernandes, Alex Ellis, Cesar Souza Junior e Daniely Votto. (Foto: Prefeitura de Florianópolis)

A Prefeitura de Florianópolis e a EMBARQ Brasil assinaram, na tarde desta quinta-feira (25), um termo de cooperação técnica, financeira, econômica, social e ambiental. O ato foi oficializado entre o prefeito Cesar Souza Junior e a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, com anuência do embaixador da Grã-Bretanha no País, Alex Ellis.

Florianópolis contará com R$ 150 milhões para corredores de ônibus
Contrato deve ser assinado na próxima semana
Publicado em Maio 15 2014

Foto: Zé Paiva

O governo federal está próximo de destinar R$ 150 milhões a obras de mobilidade urbana da capital catarinense. O contrato deve ser assinado na próxima semana com a Caixa Econômica Federal. Após a assinatura, a administração municipal poderá dar início à construção dos primeiros 20 km de faixas exclusivas em Florianópolis.

Oficinas do PLAMUS em Florianópolis
Encontros são destinados a técnicos e sociedade civil
Publicado em Maio 8 2014

A oficina do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que acontece na próxima sexta-feira (09/05), na sede da OAB/SC, será voltada aos técnicos e funcionários da prefeitura de Florianópolis. No encontro, serão identificando os principais problemas e discutidas as possíveis soluções para as questões de mobilidade da capital catarinense. Já no sábado (10/05), a partir das 9h, o debate ocorre junto à sociedade civil.

PLAMUS inicia pesquisa domiciliar na região da Grande Florianópolis
Pesquisadores irão percorrer os 13 municípios
Publicado em Apr 16 2014
Pesquisadores uniformizados visitarão moradores para conhecer as necessidades em termos de transporte e mobilidade. (Foto: Caio Barcellos)

Inicia, nesta quarta-feira (16/04), a etapa de Pesquisas Domiciliares de Origem/Destino do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. Para preparar os moradores que receberão pesquisadores em suas residências, foram enviadas 30 mil cartas pelo correio, cada uma com um código de identificação diferente para garantir a segurança e a identificação dos agentes durante a visita.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é lançado em Florianópolis
Estudo servirá de base para qualificação da mobilidade urbana na região
Publicado em Mar 25 2014

Auditório com a presença de cerca de 150 participantes. (Foto: Assessoria PLAMUS)

O lançamento oficial do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS ocorreu, nesta terça-feira (25/03), durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na abertura do encontro, o vice-prefeito João Amin elogiou diversos pontos do projeto, que prevê mais de 5 mil pesquisas de Origem/Destino realizadas porta-a-porta em 13 municípios que integram a região metropolitana da capital catarinense: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

SC: nova Pesquisa de Origem/Destino será base para o PLAMUS
Estudo faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis
Publicado em Mar 14 2014

Foto: Zé Paiva

Para que o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis seja desenvolvido com coerência e respeitando as complexidades da região, um detalhado estudo está em andamento. A Pesquisa Domiciliar de Origem/Destino, conhecida como pesquisa OD, é uma espécie de “censo” para o transporte urbano, vital para o planejamento da mobilidade de uma cidade ser realizado com precisão. É graças a esta metodologia que especialistas em mobilidade poderão diagnosticar o uso da malha viária e a ocupação do solo, como funciona o deslocamento de cargas e dos moradores dos 13 municípios que compõem a região metropolitana de Florianópolis, de onde vêm, para onde vão e quais meios utilizam.

Grupo de Trabalho do PLAMUS se reúne em Florianópolis
Encontro foi entre equipes técnicas e prefeituras
Publicado em Mar 6 2014

(Foto: Caio Barcellos)

Foi realizada, na última semana (26/02), no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, uma reunião de acompanhamento do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. A reunião foi presidida pelo coordenador técnico do projeto, Guilherme Medeiros, da SCPar, e contou com a participação de representantes do BNDES, Secretarias de Estado do Planejamento e da Infraestrutura, e prefeituras de: Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu. Também estavam presentes membros da equipe técnica do consórcio responsável pelo plano e técnicos da UFSC e EMBARQ Brasil, parceiras do projeto.

PLAMUS: Pesquisas nas praias do Norte da Ilha
Atividades iniciaram nesta sexta-feira
Publicado em Jan 31 2014

Ingleses é uma das praias a receber a primeira rodada de pesquisas. (Foto: Veja no Mapa)

A pesquisa Origem/Destino com os frequentadores das praias de Florianópolis inicia, oficialmente, nesta sexta-feira (31/01), marcando a primeira fase do PLAMUS. A Coordenadora de Campo das Pesquisas, Magali Jorge, explica que graças à melhora nas condições meteorológicas será possível realizar a coleta de dados nas praias da região. “A partir de hoje, colocaremos em ação a primeira etapa da pesquisa nas praias da Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas, Jurerê, Palmas e Mole”, detalha. As entrevistas estão sendo feitas entre 9h e 12h, no período da manhã, e entre 15h e 18h, na parte da tarde, simultaneamente em cada praia, e têm o acompanhamento de fotos aéreas.

Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis começa a ser colocado em prática
Equipe de pesquisadores percorrerá os 13 municípios contemplados pelo PLAMUS
Publicado em Jan 23 2014

Bicicletas em Florianópolis. (Foto: Chan360)

A partir desse final de semana (24 e 25/01), a Grande Florianópolis começa a trilhar um caminho mais sustentável para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região. Inicia a primeira etapa do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que tem por objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da região: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES.

SC: Primeiros passos para o PLAMUS
Governo de Santa Catarina começa a construir Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Publicado em Dez 16 2013

Grupo reunido na capital catarinense. (Foto: SCPar)

A Grande Florianópolis começa a construir o futuro de sua mobilidade. Na última sexta-feira (13/12), a SCPar (SC-Parcerias S/A), do Governo do Estado de Santa Catarina, reuniu diferentes líderes envolvidos na elaboração do PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. O encontro - formado por representantes do consórcio responsável (LOGIT, Booz&Co e Machado Meyer), sociedade civil e principais cidades da região - teve como objetivo alinhar os primeiros passos para a construção de um plano de mobilidade urbana sustentável, integrado e participativo.