Holger Dalkmann
Publicado em Feb 3 2014

Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

EMBARQ Brasil recebe seu diretor mundial
Holger Dalkmann esteve em Porto Alegre
Publicado em Maio 8 2013

Reunião no escritório brasileiro. (Foto: EMBARQ Brasil)

No início desta semana, vindo de Washington DC (EUA), o diretor mundial da EMBARQ, Holger Dalkmann, desembarcou em Porto Alegre para acompanhar de perto o trabalho do centro brasileiro. Dalkmann aproveitou o momento com o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e toda equipe local para reforçar pontos estratégicos de ação da EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI - World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais).

A importância das redes sobre sistemas avançados de ônibus
Revista CitiesToday conversou com especialistas da EMBARQ
Publicado em Apr 11 2013

Dalkmann em visita ao BRT do Rio. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Sistemas avançados de ônibus têm um potencial único para fornecer soluções inovadoras e eficientes ao congestionamento, emissões de veículos e segurança viária, a um custo muito menor para as cidades que os sistemas ferroviários. Com mais de 160 sistemas avançados de ônibus em operação ou em construção ao redor do mundo, além de mais de 20 cidades que exploram a possibilidade, a necessidade de facilitar uma rede através da qual as cidades possam compartilhar conhecimento de valor e práticas é clara.

Publicado em Jan 25 2013

Dalkmann em visita ao BRT Transoeste, no Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ.

A necessidade de ação em transporte sustentável nunca foi mais evidente do que é hoje. A população mundial deve chegar a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, com cerca de 70% delas vivendo nas cidades. Enquanto isso, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão em ascensão. O Transporte contribui para 13% das emissões globais, impulsionando a mudança climática e criando uma perigosa poluição do ar.

Bloomberg Philanthropies lança relatório preliminar
Objetivo é avaliar Programa Global de Segurança Viária
Publicado em Jan 19 2013

Foto: Aaron Minnick / EMBARQ

Na última sexta-feira (18/01), a Bloomberg Philanthropies lançou seu relatório preliminar para avaliar as intervenções do Programa Global de Segurança Viária, com contribuições da EMBARQ.

C40 e WRI firmam parceria
Organizações vão buscar, juntas, soluções de transporte urbano
Publicado em Jan 18 2013

Bloomberg e Dalkmann. (Foto: WRI)

O WRI-Instituto de Recursos Mundiais – liderado pelo seu centro de transporte sustentável, EMBARQ – e o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima estabeleceram uma parceria que vai levar adiante a meta comum de redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte urbano. A parceria tem o objetivo de ampliar as soluções e aumentar os esforços em transporte das cidades do C40, relacionados a planejamento urbano sustentável, sistemas BRT (Bus Rapid Transit), e iniciativas de transporte não-motorizado.

Soluções para a mobilidade sustentável
Evento da Shell reúne especialistas em Londres
Publicado em Nov 19 2012

O transporte é questão fundamental para a vida das nossas cidades e de todo o planeta. Atualmente, o setor é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa e tem gerado impactos severos na saúde e no desenvolvimento urbano. Em busca de soluções para mitigar o problema, a Shell Foundation realizou, na última quinta-feira (15/11), o encontro internacional "Scaling Up Solutions to Sustainable Mobility", em Londres. O presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, participou do evento ao lado de especialistas do mundo todo.

EMBARQ participa do World Urban Forum
Presidente mundial da Rede EMBARQ apresentou o trabalho da organização
Publicado em Sep 5 2012

Representantes de mais de 90 países reúnem-se em Nápoles, na Itália, entre os dias 1 e 7 de setembro, sob a organização da ONU-Habitat, do governo da Itália e do município de Nápoles para participar do World Urban Forum. Representando a EMBARQ , o diretor mundial, Holger Dalkmann, e a diretora do CTS-EMBARQ México, Adriana Lobo, foram convidados a apresentar o trabalho internacional da organização.

Qual é o caminho adiante para o transporte sustentável?
Após Rio+20, tema entra definitivamente na agenda global
Publicado em Jun 29 2012

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ*

Ao analisarmos a Rio+20, que encerrou na semana passada, podemos dizer com confiança que o transporte se encaminhou para o topo da agenda do desenvolvimento sustentável. É um grande avanço em relação à última conferência de desenvolvimento global, ocorrida há 10 anos em Joanesburgo, quando o transporte, visivelmente, ficou fora da agenda e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Após a Rio+20, o transporte está agora prestes a se tornar uma parte significativa dos Próximos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que estão começando a tomar forma como um dos principais resultados da conferência.

Transporte sustentável é esperança na Rio+20
WRI enxerga avanços no debate de mobilidade
Publicado em Jun 21 2012

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O documento final entregue aos chefes dos países membros da Organização das Nações Unidas, na Rio+20, foi criticado por diversas ONGs e movimentos sociais por ser muito brando em relação a questões ambientais urgentes. Manish Bapna, presidente interino do Instituto de Recursos Mundiais (WRI) do qual a EMBARQ faz parte, também criticou o texto, mas acredita que alguns pontos como Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, Governança e Transporte avançaram e surgem como esperança para o debate entre os líderes governamentais na reta final da conferência.