urban mobility
Seminário Mobilidade Urbana Sustentável reúne líderes municipais e especialistas internacionais em São Paulo
Encontro organizado pela EMBARQ Brasil acontece nos dias 2 e 3 de dezembro
Publicado em Dez 1 2014

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sancionada em 2012, abriu um novo espaço para repensar a mobilidade e o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir da perspectiva das pessoas. Construir ambientes urbanos em escala humana, com prioridade a modos eficientes e sustentáveis de deslocamento, tem o potencial de reduzir emissões de gases de efeito estufa, diminuir os acidentes viários e aumentar a qualidade de vida e a produtividade das cidades. Para oferecer capacitação à aplicação destes conceitos, a EMBARQ Brasil e o WRI Brasil realizam o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório da FGV no Edifício Nações Unidas - Av. Nações Unidas Nº 12.495, em São Paulo. O encontro reunirá representantes de pelo menos 40 municípios, entre prefeitos, secretários de transporte e gestores técnicos.

Londrina sela parceria com a EMBARQ Brasil
O alinhamento estratégico, iniciado hoje, vai ajudar a cidade a aprimorar seu projeto de mobilidade
Publicado em Nov 26 2014

Alexandre Kireeff e Luis Antonio Lindau assinam o termo de cooperação técnica (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Investir nos meios de transporte coletivo é investir na inclusão social, na segurança, no desenvolvimento da cidade e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Com essa meta em vista, a cidade de Londrina (PR) deu início, nesta quarta-feira, ao trabalho de alinhamento estratégico que vai definir as etapas de implementação do projeto de mobilidade desenvolvido para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. O prefeito Alexandre Kireeff e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, assinaram o termo de cooperação técnica que marcou o início da parceria de Londrina com a EMBARQ Brasil.

Projeto Transoceânica tem obras autorizadas em Niterói, RJ
BHLS vai beneficiar cerca de 146 mil pessoas por dia
Publicado em Sep 25 2014

Contrato é assinado pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

As obras de construção do BHLS Transoceânica, sistema viário que irá ligar a Zona Sul de Niterói com a Região Oceânica da cidade, foram oficializadas em uma cerimônia, nesta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O transporte é o primeiro a ser implantado na América do Sul, e utiliza uma tecnologia superior ao corredor expresso de ônibus BRT.

Carta aberta pelo transporte coletivo por ônibus
NTU sugere propostas aos presidenciáveis
Publicado em Sep 10 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) encaminhou aos candidatos à Presidência da República uma carta aberta em que apresenta propostas consideradas fundamentais para garantir o desenvolvimento do transporte coletivo sobre rodas no Brasil.

São Paulo conquista MobiPrize 2014
Premiação é pelo trabalho desenvolvido no MobiLab
Publicado em Aug 28 2014

Pelo investimento em plataformas de participação popular e sistemas de informação ao usuário para promover o transporte sustentável, São Paulo é a vencedora do MobiPrize 2014 na categoria Cidade/Estado. A cidade está empoderando seus moradores e encorajando-os a criar soluções de transporte que unam inovação e dados abertos, com a criação do MobiLab (Laboratório de Mobilidade).

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Iniciam testes do SIMU
Primeira aplicação-piloto acontece essa semana
Publicado em Aug 7 2014

Equipe de trabalho reunida em Canaã dos Carajás. (Foto: EMBARQ Brasil)
O primeiro Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil, o SIMU, começou a ser testado, essa semana, pela SeMob (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades. O município escolhido foi Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com aproximadamente 30 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é baseada na exploração do minério de ferro. Essa é a primeira de 10 cidades a passar pela aplicação-piloto do sistema que oferecerá um “raio-x” da mobilidade urbana brasileira.

Publicado em Aug 6 2014

Neste ano, cidades europeias foram as desafiadas. Bloomberg Philanthropies, realizadora do Mayor’s Challenge, revelou as finalistas. (Foto: Andreas Metz/Flickr)

Para inspirar transformações efetivas no contexto urbano, a Bloomberg Philathropies oferece o Mayor’s Challenge, uma iniciativa que desafia prefeitos do mundo todo a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas locais. Neste ano, o desafio teve foco na Europa e já selecionou as finalistas.

Prioridade ao ônibus em Botafogo
Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro
Publicado em Aug 5 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

São Paulo tem novo Plano Diretor
Documento busca desenvolver uma cidade mais humana
Publicado em Aug 1 2014

Foto: ML Sirac

A maior cidade da América Latina ganhou, na última quinta-feira (31), um novo Plano Diretor Estratégico. Pelos próximos 20 anos, São Paulo deverá se desenvolver a partir das diretrizes presentes no documento, resultado de discussões feitas desde o ano passado, com a participação de diversas organizações.