EMBARQ Brasil
Seminário traz modelos internacionais de mobilidade sustentável para São Paulo
Durante evento será divulgado balanço oficial da Virada da Mobilidade 2014
Publicado em Sep 16 2014

As cidades brasileiras sofrem com os congestionamentos, a má qualidade do transporte coletivo e a falta de atenção ao transporte não-motorizado, em decorrência de décadas de priorização do transporte individual por automóvel. Pensando nisso, a Virada da Mobilidade congrega organizações e iniciativas, entre 21 e 26 de setembro, para promover conscientização e ações por uma mobilidade urbana mais sustentável.

SP: faixas dedicadas deixam ônibus mais rápidos
Pesquisa da CET foi divulgada esta semana
Publicado em Sep 11 2014

23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Fabio Arantes/Prefeitura SP)

Para fazer com que motoristas troquem os carros por meios mais sustentáveis de transporte no dia a dia, é preciso propor algumas vantagens. E a velocidade é um ponto-chave nesse processo. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou, esta semana, um levantamento que mostra o aumento de 68,7% na velocidade média dos ônibus nos quase 60 km de faixas dedicadas implantadas na cidade este ano.

Carta aberta pelo transporte coletivo por ônibus
NTU sugere propostas aos presidenciáveis
Publicado em Sep 10 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) encaminhou aos candidatos à Presidência da República uma carta aberta em que apresenta propostas consideradas fundamentais para garantir o desenvolvimento do transporte coletivo sobre rodas no Brasil.

Bicicleta ganha espaço em São Paulo
Av. Paulista deverá ter ciclovia no canteiro central
Publicado em Sep 8 2014

Foto: Leonardo Soares

Como parte dos 400 km de ciclovias prometidos pela prefeitura até o final de 2015, a avenida mais famosa de São Paulo, a Paulista, ganhará uma via exclusiva para as bicicletas. As obras devem iniciar em janeiro a fim de prorrogar as discussões com entidades da região.

Salvador inaugura a nova orla da Barra
Espaço revitalizado é fechado aos carros e oferece conforto e acessibilidade aos pedestres
Publicado em Aug 22 2014

Nova orla da Barra, em Salvador: rua pacificada e ao nível do pedeste (Foto: Luis Antonio Lindau/EMBARQ Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (22), a capital baiana inaugura a nova orla da Barra, área que ao longo do último ano passou por um processo de revitalização para oferecer um ambiente mais agradável a moradores e turistas. Uma caminhada com a presença do prefeito ACM Neto e de outras autoridades locais, a partir das 16h, oficializa a inauguração, no trecho entre o Porto e o Farol.

Publicado em Aug 21 2014

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), um alinhamento estratégico para definir as etapas do projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit) dando continuidade ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura para discutir a importância da coordenação entre os novos projetos de transporte e o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, destacou a importância do plano de mobilidade nesse processo.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Mais espaço para os ciclistas em SP
Prefeito anuncia 10 novos quilômetros de ciclovias por semana
Publicado em Aug 8 2014

Ciclovia do Rio Pinheiros. (Foto: Tiago Costa Nepomuceno/Flickr)

Por anos, o trânsito de São Paulo vem excedendo sua capacidade com as 26 milhões de viagens motorizadas que ocorrem diariamente, culminando em recordes de lentidão e severos problemas de saúde. Para combater esse cenário, a prefeitura tem investido em medidas que dão prioridade ao transporte sustentável. A mais recente delas, foi o anúncio da implantação de 10 km de faixas para bicicletas por semana.

Iniciam testes do SIMU
Primeira aplicação-piloto acontece essa semana
Publicado em Aug 7 2014

Equipe de trabalho reunida em Canaã dos Carajás. (Foto: EMBARQ Brasil)
O primeiro Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil, o SIMU, começou a ser testado, essa semana, pela SeMob (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades. O município escolhido foi Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com aproximadamente 30 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é baseada na exploração do minério de ferro. Essa é a primeira de 10 cidades a passar pela aplicação-piloto do sistema que oferecerá um “raio-x” da mobilidade urbana brasileira.