EMBARQ Brasil
Mais qualidade no serviço do transporte coletivo
EMBARQ Brasil lança série QualiÔnibus com apoio da FedEx Corporation
Publicado em Dez 3 2014

Três publicações completam a série por qualificação do serviço. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A demanda do transporte coletivo urbano diminuiu 33% nos últimos dez anos no Brasil. Somado às vozes dos protestos de 2013, o dado comprova que o serviço público precisa de uma nova direção: a qualidade. Com esse objetivo, a EMBARQ Brasil, com apoio financeiro da FedEx Corporation, desenvolveu o programa QualiÔnibus que busca mapear e atender as necessidades dos usuários de ônibus, além de promover a atração de novos clientes. O programa é formado por três projetos: Dia Um de Operação BRT, Segurança em Primeiro Lugar e Pesquisa de Satisfação.

O QualiÔnibus originou uma série de publicações com o intuito de ser uma ferramenta prática, com diretrizes técnicas bem definidas, para tornar a mobilidade das cidades brasileiras mais sustentável. O lançamento oficial dos documentos ocorreu na tarde de encerramento do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, nesta quarta-feira (3), em São Paulo.

A importância do investimento em transporte por ônibus
Marcos Bicalho, da NTU, aponta caminhos para a qualificação
Publicado em Dez 3 2014

Painel sobre qualidade do serviço de ônibus, nesta quarta-feira (3). (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Até o anúncio dos primeiros PAC, em 2007, o Brasil completava quase duas décadas sem investimentos em transporte público. A retrospectiva foi lembrada por Marcos Bicalho dos Santos, diretor-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), durante o painel Qualidade de Serviço no Transporte Coletivo, do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e WRI Brasil, em São Paulo.

A rua é para todos no Rio e em Salvador
Painel de encerramento em SP apresentou casos de sucesso de revitalização e incentivo ao transporte ativo
Publicado em Dez 2 2014

Apresentados exemplos de cidades para pessoas no Brasil. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências encerrou seu primeiro dia de apresentações com inspiração em exemplos nacionais no painel Cidades para Pessoas, nesta terça-feira (2). Ana Nassar, gerente de Políticas Públicas do ITDP Brasil, conduziu o debate após exposições de Nivea Oppermann Peixoto, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil; André Fraga, secretário de Cidade Sustentável de Salvador; e Maria Lucia Navarro, gerente do Plano Cicloviário da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Publicado em Dez 2 2014

Lindau apresenta exemplos brasileiros em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Desde sua origem, as redes de transporte têm moldado as cidades. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, mostrou este percurso histórico na sessão de abertura do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, esta manhã em São Paulo. “As cidades brasileiras, em maior ou menor extensão, já tiveram bons sistemas de transporte coletivo, com os bondes elétricos, por exemplo”, explicou Lindau. Os sistemas nacionais, contudo, não avançaram como os europeus.

Inicia Seminário Mobilidade Urbana Sustentável em São Paulo
Encontro reúne especialistas e representantes de cidades brasileiras
Publicado em Dez 2 2014

Lindau durante abertura oficial do Seminário em SP. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

As vidas perdidas no trânsito, as altas taxas de poluição do ar, o tempo despendido em deslocamentos diários são alguns dos grandes desafios a serem superados pelas cidades brasileiras. “Nosso objetivo é apresentar aqui as melhores práticas para que as cidades tenham um direcionamento para construir projetos de mobilidade de qualidade e genuinamente brasileiros”, declarou Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, na cerimônia de abertura do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, na manhã desta terça-feira (2), em São Paulo.

Seminário Mobilidade Urbana Sustentável reúne líderes municipais e especialistas internacionais em São Paulo
Encontro organizado pela EMBARQ Brasil acontece nos dias 2 e 3 de dezembro
Publicado em Dez 1 2014

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sancionada em 2012, abriu um novo espaço para repensar a mobilidade e o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir da perspectiva das pessoas. Construir ambientes urbanos em escala humana, com prioridade a modos eficientes e sustentáveis de deslocamento, tem o potencial de reduzir emissões de gases de efeito estufa, diminuir os acidentes viários e aumentar a qualidade de vida e a produtividade das cidades. Para oferecer capacitação à aplicação destes conceitos, a EMBARQ Brasil e o WRI Brasil realizam o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório da FGV no Edifício Nações Unidas - Av. Nações Unidas Nº 12.495, em São Paulo. O encontro reunirá representantes de pelo menos 40 municípios, entre prefeitos, secretários de transporte e gestores técnicos.

Definição de prazos marca o encerramento do Alinhamento Estratégico em Londrina
Participantes delimitam o caminho a ser percorrido até o lançamento do projeto
Publicado em Nov 27 2014

Carlos Geirinhas agradece o trabalho da EMBARQ Brasil na etapa final do Alinhamento Estratégico em Londrina (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A construção do caminho crítico foi a última etapa do Alinhamento Estratégico em Londrina (PR). Com o apoio da equipe da EMBARQ Brasil, os técnicos e agentes envolvidos com o desenvolvimento do projeto da cidade ajudaram na confecção de uma linha do tempo com o detalhamento de todas as ações e prazos. “Nosso desafio agora é concretizar tudo o que acordamos aqui hoje. E é isso o que vamos fazer. Nosso objetivo é melhorar o transporte coletivo e a qualidade de vida em Londrina”, declarou o coordenador de projetos da prefeitura, Carlos Geirinhas.

Alinhamento Estratégico avança em Londrina
Plano de ações para evitar riscos marca o segundo dia de atividades
Publicado em Nov 27 2014

Daniela Facchini orienta o debate no segundo dia de Alinhamento Estratégico em Londrina (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O segundo dia de atividades do alinhamento estratégico em Londrina (PR) começou com o desenvolvimento de um plano para mitigar os riscos mapeados ontem. Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, liderou o debate com os participantes, que apontaram os riscos para o projeto e o que pode ser feito para evitá-los.

Londrina define metas para o transporte coletivo sustentável
Durante a tarde, foram delimitados os objetivos e vantagens do alinhamento estratégico
Publicado em Nov 26 2014

Luis Antonio Lindau orienta a definição das metas de Londrina para a qualificação do transporte coletivo (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Dando prosseguimento às atividades do alinhamento estratégico, Luis Antonio Lindau, diretor presidente da EMBARQ Brasil, orientou a discussão que ajudou a definir os objetivos de Londrina para o processo de estruturação de seu sistema de transporte coletivo e o caminho que deve ser percorrido para atingi-los. O trabalho contou com o apoio de Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações; Diogo Pires Ferreira, coordenador de Projetos de Transporte; e Cristina Albuquerque, engenheira de Transportes.

Londrina sela parceria com a EMBARQ Brasil
O alinhamento estratégico, iniciado hoje, vai ajudar a cidade a aprimorar seu projeto de mobilidade
Publicado em Nov 26 2014

Alexandre Kireeff e Luis Antonio Lindau assinam o termo de cooperação técnica (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Investir nos meios de transporte coletivo é investir na inclusão social, na segurança, no desenvolvimento da cidade e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Com essa meta em vista, a cidade de Londrina (PR) deu início, nesta quarta-feira, ao trabalho de alinhamento estratégico que vai definir as etapas de implementação do projeto de mobilidade desenvolvido para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. O prefeito Alexandre Kireeff e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, assinaram o termo de cooperação técnica que marcou o início da parceria de Londrina com a EMBARQ Brasil.