EMBARQ Brasil
Modernização da frota de ônibus no DF traz mudanças positivas, aponta inventário feito pela EMBARQ Brasil
Estudo de caso foi entregue quarta-feira (19) em reunião com o secretário de transportes do DF
Publicado em Oct 30 2014

Ônibus do Expresso DF, em Brasília. Renovação integral da frota do transporte coletivo, operação do BRT e reestruturação das linhas impactaram a qualidade do ar positivamente. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A EMBARQ Brasil apresentou à Secretaria de Transportes do Distrito Federal, nessa quarta-feira (29), o “Inventário de poluentes atmosféricos do transporte coletivo urbano por ônibus no Distrito Federal”. O estudo analisa os impactos gerados pela modernização da frota do transporte coletivo do DF, cujos veículos possuem agora a tecnologia Euro5. Movidos a diesel de baixo teor de enxofre, menos poluentes locais são emitidos, em especial o material particulado, que será reduzido em 95%, o equivalente a 95 toneladas por ano. “A renovação da frota é um legado para a saúde das pessoas”, disse Magdala Arioli, coordenadora de Projetos de Transporte e Clima da EMBARQ Brasil, acrescentando que “Brasília se destaca de outras cidades por ter dado prosseguimento ao processo de Licitação do Novo Sistema de Transporte Coletivo do DF, e trocado sua frota”.

Publicado em Oct 27 2014

Concurso 3 Estações: ideias para uma nova mobilidade urbana em São Paulo. Participe!

Os profissionais interessados na questão da mobilidade urbana e microacessibilidade já podem se cadastrar no site para obter os materiais de consulta e conferir o cronograma do Concurso 3 Estações, que irá eleger as melhores ideias para o entorno das estações da CPTM Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. Desde o dia 26 de setembro, data em que foi lançado o edital, mais de 350 inscrições foram realizadas no site do concurso. Com o cadastro, também é possível postar dúvidas e sugestões em um fórum público. As propostas devem ser enviadas pelo site no período de 4 a 12 de novembro.

SOLUTIONS reúne em oficina cidades do Brasil, Hungria e México
Objetivo foi disseminar boas práticas em questões urbanas. EMBARQ Brasil e Belo Horizonte participaram da atividade
Publicado em Oct 21 2014

(Foto: EMBARQ México)

O X Congresso Internacional de Cidades e Transportes, realizado pela EMBARQ México na última semana, deu espaço à oficina do projeto SOLUTIONS, que promove soluções em mobilidade urbana sustentável em diversas cidades pelo mundo. O workshop, realizado na quinta-feira (16), reuniu representantes de Belo Horizonte (Brasil), Leon (México) e Budapeste (Hungria), as quais já integram a iniciativa, e cerca dez cidades mexicanas convidadas. A oficina deliberou sobre três temas: transporte público, bike-sharing e logística urbana. A EMBARQ Brasil, parceira do SOLUTIONS, também participou da atividade.

Supervisão na Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus em Joinville
Equipe da EMBARQ Brasil acompanhou aplicações
Publicado em Oct 15 2014

Cristina Albuquerque acompanhou pesquisas nos ônibus. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Após treinamento na última semana , os entrevistadores do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) foram às ruas para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A equipe, que realiza o questionário no período de 8 a 24/10, recebeu acompanhamento de técnicos da EMBARQ Brasil durante a aplicação, na última terça-feira (14), a fim de garantir a correta aplicação do questionário.

Lições aprendidas para salvar vidas
Curso de segurança viária chega ao fim no Rio
Publicado em Oct 10 2014

Dia foi para retomada das lições aprendidas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para que mudanças positivas aconteçam no espaço viário, é necessário, sobretudo, ação. “E vocês, que estiveram aqui essa semana devem ser os responsáveis por isso”, destacou Paulo Humanes, diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos e Marketing do PTV Group ao final do treinamento de segurança viária, organizado pela EMBARQ, PTV e Newcastle University. O encontro reuniu, ao longo da semana (6 a 10 de outubro), um grupo de 30 participantes, entre professores de universidades brasileiras, técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e São Paulo e especialistas da rede EMBARQ.

Como evitar mais mortes no trânsito?
Especialistas trocam experiências em treinamento de segurança viária no Rio
Publicado em Oct 9 2014
Curso acontece no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasi)l

Todo ano, cerca de 1,24 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito - só no Brasil, são mais de 44 mil. As estatísticas superam as de muitas guerras e motivam especialistas a buscarem soluções eficazes. Ao longo desta semana (6 a 10), técnicos e acadêmicos do Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia e Estados Unidos estão reunidos, no Rio de Janeiro, para trocar experiências no Treinamento de Segurança Viária, organizado por EMBARQ, PTV Group e Newcastle University.

Especialista da EMBARQ Brasil apresenta estudo em congresso internacional de Segurança Viária
Denise Chagas foi ao México para apresentar metodologia premiada
Publicado em Oct 2 2014

Foto: Marco Priego/EMBARQ México

O estudo Ferramentas para reconhecimento de fatores causais de acidentes de trânsito, de autoria de Denise Chagas, especialista em Segurança Viária da EMBARQ Brasil, foi apresentado, nesta terça-feira (30), durante o IX Congresso Iberoamericano de Segurança Viária, em Cancún no México. A pesquisa foi premiada, em junho passado, pelo Banco Internacional de Desenvolvido (BID), com publicação em livro do banco focado em segurança viária. A metodologia de coleta de dados utilizada é voltada ao contexto brasileiro, com base nas melhores práticas internacionais, cujos resultados podem ajudar a compreender os acidentes e evitar que mais mortes ocorram.

BRT Transcarioca em operação completa
No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema
Publicado em Oct 1 2014

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Lançada avaliação para qualificar projetos de mobilidade do PAC
Ministério das Cidades estabelece critérios técnicos para avaliação de projetos
Publicado em Sep 30 2014

70 técnicos dos Min. das Cidades e do Planejamento, e da CAIXA participaram do lançamento. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para auxiliar na qualificação das propostas, o Ministério das Cidades, com apoio técnico da EMBARQ Brasil, lançou, nesta segunda-feira (29) em Brasília, os Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana. A publicação servirá de guia para técnicos da CAIXA e do Ministério das Cidades responsáveis pela avaliação e monitoramento de projetos do PAC Mobilidade para unificar conceitos.

EMBARQ Brasil e Florianópolis firmam acordo de cooperação técnica
Projetos de mobilidade do PAC passarão por qualificação
Publicado em Sep 25 2014

Rejane Fernandes, Alex Ellis, Cesar Souza Junior e Daniely Votto. (Foto: Prefeitura de Florianópolis)

A Prefeitura de Florianópolis e a EMBARQ Brasil assinaram, na tarde desta quinta-feira (25), um termo de cooperação técnica, financeira, econômica, social e ambiental. O ato foi oficializado entre o prefeito Cesar Souza Junior e a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, com anuência do embaixador da Grã-Bretanha no País, Alex Ellis.