EMBARQ Brasil
Curitiba terá novas faixas de ônibus
Urbs anuncia 6 km de novas faixas de priorização ao transporte coletivo
Publicado em Jul 23 2014

Faixa diminuiu em 30% tempo de viagem na XV de Novembro. (Foto: Felipe Rosa)

Considerada a capital brasileira com maior frota de veículos por habitante (1,8 habitante para cada carro), Curitiba busca alternativas para seu trânsito. Mais três vias devem receber faixas exclusivas para os ônibus até o final do ano. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen receberão 2 km de faixas cada uma.

Reunião de alinhamento estratégico conclui mais uma etapa do PlanMOB de Joinville
Workshop terminou hoje com definição dos prazos e órgãos que deverão ser consultados para a entrega do plano de mobilidade
Publicado em Jul 17 2014

(Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil

O município de Joinville concluiu, nesta quinta-feira (17), o ciclo de reuniões de alinhamento estratégico que fazem parte do workshop Do PAC ao Plano, promovido pela EMBARQ Brasil a convite da Prefeitura de Joinville e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ. Neste segundo dia de atividades, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo municipal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Pedala Joinville, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Caixa Econômica Federal, entre outros.

Publicado em Jul 17 2014

Foto: Diário de Pernambuco

Mais uma capital Brasil embarca nos benefícios do BRT (Bus Rapid Transit). Recife (PE) inaugurou, nesta quarta-feira (16), a linha Norte/Sul de seu novo sistema rápido de ônibus que contará com 21,7 km exclusivos. Em fase inicial de operação, a linha circula em modo semi-expresso com os ônibus de alta capacidade na região metropolitana da capital pernambucana.

Joinville recebe 2° workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade
Encontros servirão para apresentar novas diretrizes aos técnicos e representantes do PlanMOB no município
Publicado em Jul 15 2014

Levantamento fotográfico registrou Joinville em seus horários de pico (Foto: Rogério da Silva / SECOM)

Joinville prepara seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), coordenado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj). E a EMBARQ Brasil, com apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e Fundação Alcoa, realiza o 2º workshop Do PAC ao Plano, aproveitando a rodada de consultas públicas, concluída na última segunda-feira (14), que percorreu oito regiões das subprefeituras.

Representantes da Prefeitura de Pelotas visitam EMBARQ Brasil
Foram discutidos próximos passos para execução do Plano de Mobilidade Urbana
Publicado em Jul 11 2014

Joseane Almeida e Luis Oliveira King (à direita) em reunião com a equipe da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A equipe da EMBARQ Brasil recebeu, na tarde desta sexta-feira (11), representantes da Prefeitura de Pelotas (RS) para discutir o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A reunião foi a oportunidade para retomar a parceria já existente entre Pelotas e a EMBARQ Brasil e definir os próximos passos.

Publicado em Jul 7 2014

Sistema BRT em Curitiba. Número de corredores pelo mundo é de 363 em 180 cidades, aponta o BRTdata.org. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O BRTData.org , banco de dados global dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e faixas de ônibus no mundo, acaba de ser atualizado e reflete o engajamento das cidades pelo mundo em prover sistemas de transporte de massa de alta capacidade. Chega a 180 o número de municípios que contam com as vias dedicadas para ônibus, 12 a mais do que na última atualização. Com isso, há um total de 4,668 km de corredores que beneficiam mais de 31 milhões de pessoas por dia.

EMBARQ Brasil e Santa Maria unirão esforços em parceria
Organização vai apoiar solução para mobilidade urbana na cidade
Publicado em Jul 1 2014

Foto: EMBARQ Brasil

O prefeito de Santa Maria (RS) visitou a EMBARQ Brasil, nesta segunda-feira (30), para conversar sobre os projetos de mobilidade urbana da cidade e solicitar apoio técnico para a implementação do futuro sistema de transporte urbano local. Cezar Augusto Schirmer apresentou o atual panorama da mobilidade urbana, destacando os desafios para conectar os bairros entre si e proporcionar um transporte público mais rápido e eficiente.

Encontro reúne iniciativas que ampliam o uso da bicicleta nas comunidades
Evento gratuito acontece na próxima quarta-feira (2) e contará com especialistas em mobilidade urbana, cicloativistas e simpatizantes do uso da bicicleta como meio de transporte
Publicado em Jun 27 2014

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

A rede Bike Anjo de São Paulo, em parceria com a EMBARQ Brasil, promove na próxima quarta-feira (2), no espaço Las Magrelas + oGangorra, em Pinheiros, um debate aberto ao público para discutir os projetos que estão contribuindo para o aumento do uso de bicicletas na periferia das grandes cidades. Durante o encontro será apresentado o Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades, lançado no mês passado no Rio de Janeiro, resultado de um estudo da EMBARQ Brasil em parceria com as secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente.

Estudos de segurança viária premiados pelo BID são reunidos em livro
Especialista da EMBARQ Brasil desenvolveu metodologia de coleta de dados de acidentes de trânsito capaz de identificar as causas com maior precisão
Publicado em Jun 20 2014

A violência no trânsito é a segunda maior causa de morte no Brasil, superando as taxas de homicídio e de óbitos por câncer. O IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) mostrou que mais de 40 bilhões de reais são gastos todos os anos no país por causa destes acidentes. Visando reduzir índices como estes, o livro “Pesquisas e Estudos de Caso em Segurança Viária - Ferramentas para reconhecimento de fatores causais de acidentes de trânsito” reúne estudos premiados no Concurso de Estudos de Caso em Segurança Viária para o Âmbito Universitário na América Latina e Caribe, promovido pelo CIFAL (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina) com o apoio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Brasília comemora chegada de seu primeiro sistema BRT
Expresso DF contará com 150 quilômetros de corredores dedicados
Publicado em Jun 16 2014

Diretora de relações estratégicas da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, e a presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de inauguração. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

O governador Agnelo Queiroz, ao lado da presidente Dilma Rousseff inaugurou, na última sexta-feira (13), o Eixo Sul do Expresso DF, primeiro corredor do sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital federal, que ligará Brasília às cidades satélites de Gama e Santa Maria. A EMBARQ Brasil foi parceira da cidade no projeto e esteve representada por sua diretora de relações estratégicas e desenvolvimento, Rejane Fernandes, na cerimônia para um público de 800 pessoas.