EMBARQ Brasil
Salvador inaugura a nova orla da Barra
Espaço revitalizado é fechado aos carros e oferece conforto e acessibilidade aos pedestres
Publicado em Aug 22 2014

Nova orla da Barra, em Salvador: rua pacificada e ao nível do pedeste (Foto: Luis Antonio Lindau/EMBARQ Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (22), a capital baiana inaugura a nova orla da Barra, área que ao longo do último ano passou por um processo de revitalização para oferecer um ambiente mais agradável a moradores e turistas. Uma caminhada com a presença do prefeito ACM Neto e de outras autoridades locais, a partir das 16h, oficializa a inauguração, no trecho entre o Porto e o Farol.

Publicado em Aug 21 2014

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), um alinhamento estratégico para definir as etapas do projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit) dando continuidade ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura para discutir a importância da coordenação entre os novos projetos de transporte e o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, destacou a importância do plano de mobilidade nesse processo.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Mais espaço para os ciclistas em SP
Prefeito anuncia 10 novos quilômetros de ciclovias por semana
Publicado em Aug 8 2014

Ciclovia do Rio Pinheiros. (Foto: Tiago Costa Nepomuceno/Flickr)

Por anos, o trânsito de São Paulo vem excedendo sua capacidade com as 26 milhões de viagens motorizadas que ocorrem diariamente, culminando em recordes de lentidão e severos problemas de saúde. Para combater esse cenário, a prefeitura tem investido em medidas que dão prioridade ao transporte sustentável. A mais recente delas, foi o anúncio da implantação de 10 km de faixas para bicicletas por semana.

Iniciam testes do SIMU
Primeira aplicação-piloto acontece essa semana
Publicado em Aug 7 2014

Equipe de trabalho reunida em Canaã dos Carajás. (Foto: EMBARQ Brasil)
O primeiro Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil, o SIMU, começou a ser testado, essa semana, pela SeMob (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades. O município escolhido foi Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com aproximadamente 30 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é baseada na exploração do minério de ferro. Essa é a primeira de 10 cidades a passar pela aplicação-piloto do sistema que oferecerá um “raio-x” da mobilidade urbana brasileira.

Prioridade ao ônibus em Botafogo
Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro
Publicado em Aug 5 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

São Paulo tem novo Plano Diretor
Documento busca desenvolver uma cidade mais humana
Publicado em Aug 1 2014

Foto: ML Sirac

A maior cidade da América Latina ganhou, na última quinta-feira (31), um novo Plano Diretor Estratégico. Pelos próximos 20 anos, São Paulo deverá se desenvolver a partir das diretrizes presentes no documento, resultado de discussões feitas desde o ano passado, com a participação de diversas organizações.

Publicado em Jul 31 2014

Veículos são identificados com adesivos. (Foto: Matheus Tagé)

Um transporte público de qualidade contempla as necessidades de seus usuários. Uma delas, que vem crescendo ano a ano, é a conexão móvel. Nesse quesito, Santos (SP) está na frente de grandes cidades do país. No final de julho, tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% da frota de ônibus com acesso gratuito à internet. Todos os veículos, incluindo os trólebus, possuem rede aberta com sinal wi-fi.

Publicado em Jul 28 2014

No dia 15 de agosto, sexta-feira, será realizado em São Paulo o seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e Banco Mundial , com apoio da SPTrans e do IPEA. Contando com a presença de convidados e especialistas internacionais, o encontro é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer as melhores práticas na área.