EMBARQ Brasil
Encontro em São José dos Campos discute projetos de mobilidade urbana sustentável
Parte da manhã será dedicada para alinhamento estratégico; à tarde,os riscos deverão ser mapeados por técnicos do governo e especialistas da EMBARQ Brasil
Publicado em Aug 21 2014

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), a segunda edição do workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade, que acontece no auditório do CEFE - Centro de Formação de Educadores. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura puderam acompanhar a apresentação do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, que apresentou os principais modelos de transporte, entre eles o BRT (Bus Rapid Transit), e as possíveis vantagens de cada modal para a cidade.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico para plano de mobilidade
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Desde então, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, promoveu diversos levantamentos para garantir a verba do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, incluindo uma pesquisa de Origem/Destino, que apontou que os deslocamentos em transporte coletivo representam 26%, seguido por 23% dos deslocamentos feitos a pé. Os mais de 385 ônibus transportam em média 300 mil passageiros/dia, distribuídos em mais de 100 linhas.

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Mais espaço para os ciclistas em SP
Prefeito anuncia 10 novos quilômetros de ciclovias por semana
Publicado em Aug 8 2014

Ciclovia do Rio Pinheiros. (Foto: Tiago Costa Nepomuceno/Flickr)

Por anos, o trânsito de São Paulo vem excedendo sua capacidade com as 26 milhões de viagens motorizadas que ocorrem diariamente, culminando em recordes de lentidão e severos problemas de saúde. Para combater esse cenário, a prefeitura tem investido em medidas que dão prioridade ao transporte sustentável. A mais recente delas, foi o anúncio da implantação de 10 km de faixas para bicicletas por semana.

Iniciam testes do SIMU
Primeira aplicação-piloto acontece essa semana
Publicado em Aug 7 2014

Equipe de trabalho reunida em Canaã dos Carajás. (Foto: EMBARQ Brasil)
O primeiro Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil, o SIMU, começou a ser testado, essa semana, pela SeMob (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades. O município escolhido foi Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com aproximadamente 30 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é baseada na exploração do minério de ferro. Essa é a primeira de 10 cidades a passar pela aplicação-piloto do sistema que oferecerá um “raio-x” da mobilidade urbana brasileira.

Prioridade ao ônibus em Botafogo
Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro
Publicado em Aug 5 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

São Paulo tem novo Plano Diretor
Documento busca desenvolver uma cidade mais humana
Publicado em Aug 1 2014

Foto: ML Sirac

A maior cidade da América Latina ganhou, na última quinta-feira (31), um novo Plano Diretor Estratégico. Pelos próximos 20 anos, São Paulo deverá se desenvolver a partir das diretrizes presentes no documento, resultado de discussões feitas desde o ano passado, com a participação de diversas organizações.

Publicado em Jul 31 2014

Veículos são identificados com adesivos. (Foto: Matheus Tagé)

Um transporte público de qualidade contempla as necessidades de seus usuários. Uma delas, que vem crescendo ano a ano, é a conexão móvel. Nesse quesito, Santos (SP) está na frente de grandes cidades do país. No final de julho, tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% da frota de ônibus com acesso gratuito à internet. Todos os veículos, incluindo os trólebus, possuem rede aberta com sinal wi-fi.

Publicado em Jul 28 2014

No dia 15 de agosto, sexta-feira, será realizado em São Paulo o seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e Banco Mundial , com apoio da SPTrans e do IPEA. Contando com a presença de convidados e especialistas internacionais, o encontro é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer as melhores práticas na área.

Curitiba terá novas faixas de ônibus
Urbs anuncia 6 km de novas faixas de priorização ao transporte coletivo
Publicado em Jul 23 2014

Faixa diminuiu em 30% tempo de viagem na XV de Novembro. (Foto: Felipe Rosa)

Considerada a capital brasileira com maior frota de veículos por habitante (1,8 habitante para cada carro), Curitiba busca alternativas para seu trânsito. Mais três vias devem receber faixas exclusivas para os ônibus até o final do ano. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen receberão 2 km de faixas cada uma.