Luis Antonio Lindau
Mais qualidade para o transporte por ônibus
Tema foi destaque do Seminário SincroBUS em Florianópolis
Publicado em Apr 4 2014

Lindau durante apresentação, na UFSC. (Foto: Zapta)

Os brasileiros clamaram, nas manifestações do último ano, por mais qualidade e eficiência no transporte coletivo das nossas cidades. Algumas alternativas inteligentes passam pelo aprimoramento de sistemas que utilizam o modal mais popular do país: o ônibus. Durante o seminário SincroBUS – Sistema de Informação e Controle em Tempo Real de Ônibus Urbanos, realizado nesta quarta-feira (03/04) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o assunto foi abordado por especialistas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentou características e benefícios do sistema BHLS (Bus with High Level of Service) a um público de 120 participantes formado por estudantes, pesquisadores, técnicos municipais, operadores e empresários do setor.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é lançado em Florianópolis
Estudo servirá de base para qualificação da mobilidade urbana na região
Publicado em Mar 25 2014

Auditório com a presença de cerca de 150 participantes. (Foto: Assessoria PLAMUS)

O lançamento oficial do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS ocorreu, nesta terça-feira (25/03), durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na abertura do encontro, o vice-prefeito João Amin elogiou diversos pontos do projeto, que prevê mais de 5 mil pesquisas de Origem/Destino realizadas porta-a-porta em 13 municípios que integram a região metropolitana da capital catarinense: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

PLAMUS será lançado oficialmente em SC
Evento reunirá especialistas, prefeitos e sociedade civil em Florianópolis
Publicado em Mar 21 2014

A capital catarinense vai sediar, no dia 25 de março, o lançamento oficial do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, no auditório Milton Fett, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras será o primeiro encontro oficial entre a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais das 13 cidades da região metropolitana, além de representantes de organizações da sociedade civil. Na programação estão previstas palestras de especialistas sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade e a apresentação do PLAMUS pelos especialistas do consórcio responsável pelo projeto.

O Brasil em foco no Transforming Transportation
Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.
Publicado em Jan 20 2014

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Transforming Transportation 2014: Cidades Melhores, Empresas Melhores
O que será necessário para manter as pessoas em movimento nas cidades de amanhã?
Publicado em Jan 9 2014

WASHINGTON D.C., EUA – Líderes de cidades e empresas do mundo todo se reúnem na sede do Banco Mundial, em Washington DC, para um fórum global sobre o crescente potencial da mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento. O 11º Transforming Transportation é co-organizado pelo Banco Mundial e EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do World Resources Institute, na quinta-feira e sexta-feira (16 e 17 de janeiro), entre 9h e 17h, horário local.

Publicado em Nov 22 2013

Especialistas reunidos em SP. (Foto: EMBARQ Brasil)

O Brasil vive um momento único de desenvolvimento e obras viárias voltadas para a mobilidade de seus cidadãos. Com isso em vista, a Embaixada Britânica no país promoveu uma mesa-redonda, na tarde desta quinta-feira (21/11), entre empresários, especialistas e representantes do governo municipal e estadual de São Paulo para discutir sobre oportunidades e desafios.

O encontro contou com a participação do Ministro-adjunto Britânico de Transportes, Robert Goodwill; John Parkinson, diretor do Departamento de Transportes do Reino Unido; John Droddell, cônsul-geral da Embaixada Britânica, entre outros tomadores de decisão no cenário anglo-brasileiro.

Os ônibus na linha de frente dos sistemas de transporte coletivo
Modal foi destaque durante painel em Brasília
Publicado em Oct 10 2013

Mesa de debate durante o congresso em Brasília. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os ônibus estão no DNA dos sistemas de transporte coletivo no Brasil, mas o serviço, de modo geral, ainda não atinge as expectativas da população. Durante o painel “BRTs – a nova geração de corredores”, ocorrido nesta quinta-feira (10/10) no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, especialistas apontaram caminhos possíveis para mudar este panorama e tornar o serviço de ônibus mais eficiente e atrativo.

Cerca de 170 pessoas acompanharam a mesa de debates, composta pelo diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau; Ana Odila de Paiva Souza, diretora de Planejamento da SPTrans, e Daniel Couto, diretor de Transportes da BHTrans. A mediação foi feita por Claudio de Senna Frederico, presidente da CT de Ônibus da ANTP.

BRT em destaque na Conferência Cidades Verdes
Evento reuniu especialistas em mobilidade no Rio
Publicado em Sep 27 2013

Lindau durante painel nesta quinta-feira.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) foi o foco da apresentação do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, durante a 3ª Conferência Cidades Verdes, realizada quinta e sexta-feira (26 e 27/09), no Rio de Janeiro. Lindau participou do Painel I: Problemas da Mobilidade do Rio de Janeiro na perspectiva da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos: legado sustentável?, ao lado de Jaime Lerner, especialista em Urbanismo; Carlos Roberto Osório, secretário de Transportes do Rio; Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor, e Fernando Mac Dowell, professor da PUC-Rio. O evento foi organizado pelo Instituto OndAzul.

Barreiras para implementar sistemas BRT
Apresentação ocorre durante 13ª Thredbo, em Oxford
Publicado em Sep 16 2013

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, e o diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ, Dario Hidalgo, apresentam, nesta segunda-feira (16/09), as “Barreiras para implementar sistemas BRT” durante a 13ª Thredbo - International Conference on Competition and Ownership in Land Passenger Transport, em Oxford, Reino Unido. Os especialistas realizam a apresentação em sessão plenária, respondendo a perguntas da plateia formada por pesquisadores, profissionais e estudantes da área. A conferência iniciou no último domingo (15) e ocorre até quinta-feira (19).

Diretor-presidente da EMBARQ Brasil recebe Medalha JK em Minas
Honraria é reconhecimento ao trabalho conjunto com a Prefeitura de BH
Publicado em Sep 12 2013

Lindau com a Medalha, em Diamantina. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Nesta quinta-feira (12/09), o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Dr. Luis Antonio Lindau, recebeu, oficialmente, a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, das mãos do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e da filha do ex-presidente, Maria Estela Kubitschek, na Praça JK, em Diamantina (MG). Lindau recebe uma das condecorações mais notórias do Estado por indicação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em reconhecimento ao trabalho da EMBARQ Brasil, em conjunto com a BHTrans, desde 2010, para o desenvolvimento do projeto BRT da capital mineira, que deve ser inaugurado no início do próximo ano.