Luis Antonio Lindau
Londrina define metas para o transporte coletivo sustentável
Durante a tarde, foram delimitados os objetivos e vantagens do alinhamento estratégico
Publicado em Nov 26 2014

Luis Antonio Lindau orienta a definição das metas de Londrina para a qualificação do transporte coletivo (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Dando prosseguimento às atividades do alinhamento estratégico, Luis Antonio Lindau, diretor presidente da EMBARQ Brasil, orientou a discussão que ajudou a definir os objetivos de Londrina para o processo de estruturação de seu sistema de transporte coletivo e o caminho que deve ser percorrido para atingi-los. O trabalho contou com o apoio de Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações; Diogo Pires Ferreira, coordenador de Projetos de Transporte; e Cristina Albuquerque, engenheira de Transportes.

Londrina sela parceria com a EMBARQ Brasil
O alinhamento estratégico, iniciado hoje, vai ajudar a cidade a aprimorar seu projeto de mobilidade
Publicado em Nov 26 2014

Alexandre Kireeff e Luis Antonio Lindau assinam o termo de cooperação técnica (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Investir nos meios de transporte coletivo é investir na inclusão social, na segurança, no desenvolvimento da cidade e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Com essa meta em vista, a cidade de Londrina (PR) deu início, nesta quarta-feira, ao trabalho de alinhamento estratégico que vai definir as etapas de implementação do projeto de mobilidade desenvolvido para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. O prefeito Alexandre Kireeff e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, assinaram o termo de cooperação técnica que marcou o início da parceria de Londrina com a EMBARQ Brasil.

MOVE Antônio Carlos entra em operação em Belo Horizonte
Este é o segundo corredor BRT da capital mineira
Publicado em Maio 18 2014

Segundo corredor do BRT MOVE - Antônio Carlos - entra em operação com passageiros na capital mineira. (Fotos por Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Menos de dois meses após o lançamento de seu primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit), a cidade de Belo Horizonte inaugurou, nesse sábado (17/05), o segundo corredor: o MOVE Antônio Carlos, que conecta o centro da cidade à região da Pampulha, onde fica o Mineirão, estádio que receberá os jogos da Copa, passando inclusive pela Universidade Federal de Minas Gerais. “Agradecemos de coração o apoio técnico que a EMBARQ Brasil prestou ao projeto e estamos muito felizes. A primeira pesquisa que realizamos no primeiro corredor do MOVE aponta 85% de satisfação dos usuários de todas as rendas, que optam pelo modal em vez do carro”, revelou o prefeito Marcio Lacerda.

Joinville inicia projeto para garantir recursos do PAC Mobilidade
Em seu 2º dia, workshop Do PAC ao Plano dá continuidade às atividades
Publicado em Maio 9 2014

Participantes se reúnem no workshop Do PAC ao Plano para segundo dia de atividades (Foto: Jonas Pôrto).

A Prefeitura de Joinville e a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ se reuniram com a EMBARQ Brasil, na manhã desta sexta-feira (09/05), para discutir o plano de mobilidade urbana do município, no segundo dia de workshop Do PAC ao Plano.

Publicado em Maio 2 2014
Michel Bloomberg com crianças em programa de educação em segurança no trânsito no Vietnã.

Com a visão de que as cidades têm um papel central para desenvolver soluções em prol de um mundo mais sustentável e igualitário, a Bloomberg Philanthropies atua em cinco frentes: saúde pública, meio ambiente, educação, inovação governamental, e artes e cultura. Só em 2013, a organização distribuiu US$ 452 milhões em projetos transformadores. As ações para mitigar questões globais urgentes são o foco de trabalho do braço filantrópico da Bloomberg LP e levou a organização a ser reconhecida como 2ª mais inovadora do mundo, pela Fast Company, atrás apenas do Google.

Mais qualidade para o transporte por ônibus
Tema foi destaque do Seminário SincroBUS em Florianópolis
Publicado em Apr 4 2014

Lindau durante apresentação, na UFSC. (Foto: Zapta)

Os brasileiros clamaram, nas manifestações do último ano, por mais qualidade e eficiência no transporte coletivo das nossas cidades. Algumas alternativas inteligentes passam pelo aprimoramento de sistemas que utilizam o modal mais popular do país: o ônibus. Durante o seminário SincroBUS – Sistema de Informação e Controle em Tempo Real de Ônibus Urbanos, realizado nesta quarta-feira (03/04) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o assunto foi abordado por especialistas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentou características e benefícios do sistema BHLS (Bus with High Level of Service) a um público de 120 participantes formado por estudantes, pesquisadores, técnicos municipais, operadores e empresários do setor.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é lançado em Florianópolis
Estudo servirá de base para qualificação da mobilidade urbana na região
Publicado em Mar 25 2014

Auditório com a presença de cerca de 150 participantes. (Foto: Assessoria PLAMUS)

O lançamento oficial do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS ocorreu, nesta terça-feira (25/03), durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na abertura do encontro, o vice-prefeito João Amin elogiou diversos pontos do projeto, que prevê mais de 5 mil pesquisas de Origem/Destino realizadas porta-a-porta em 13 municípios que integram a região metropolitana da capital catarinense: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

PLAMUS será lançado oficialmente em SC
Evento reunirá especialistas, prefeitos e sociedade civil em Florianópolis
Publicado em Mar 21 2014

A capital catarinense vai sediar, no dia 25 de março, o lançamento oficial do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, no auditório Milton Fett, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras será o primeiro encontro oficial entre a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais das 13 cidades da região metropolitana, além de representantes de organizações da sociedade civil. Na programação estão previstas palestras de especialistas sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade e a apresentação do PLAMUS pelos especialistas do consórcio responsável pelo projeto.

O Brasil em foco no Transforming Transportation
Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.
Publicado em Jan 20 2014

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Transforming Transportation 2014: Cidades Melhores, Empresas Melhores
O que será necessário para manter as pessoas em movimento nas cidades de amanhã?
Publicado em Jan 9 2014

WASHINGTON D.C., EUA – Líderes de cidades e empresas do mundo todo se reúnem na sede do Banco Mundial, em Washington DC, para um fórum global sobre o crescente potencial da mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento. O 11º Transforming Transportation é co-organizado pelo Banco Mundial e EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do World Resources Institute, na quinta-feira e sexta-feira (16 e 17 de janeiro), entre 9h e 17h, horário local.