road safety
Lições aprendidas para salvar vidas
Curso de segurança viária chega ao fim no Rio
Publicado em Oct 10 2014

Dia foi para retomada das lições aprendidas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para que mudanças positivas aconteçam no espaço viário, é necessário, sobretudo, ação. “E vocês, que estiveram aqui essa semana devem ser os responsáveis por isso”, destacou Paulo Humanes, diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos e Marketing do PTV Group ao final do treinamento de segurança viária, organizado pela EMBARQ, PTV e Newcastle University. O encontro reuniu, ao longo da semana (6 a 10 de outubro), um grupo de 30 participantes, entre professores de universidades brasileiras, técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e São Paulo e especialistas da rede EMBARQ.

Como evitar mais mortes no trânsito?
Especialistas trocam experiências em treinamento de segurança viária no Rio
Publicado em Oct 9 2014
Curso acontece no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasi)l

Todo ano, cerca de 1,24 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito - só no Brasil, são 44.800. As estatísticas superam as de muitas guerras e motivam especialistas a buscarem soluções eficazes. Ao longo desta semana (6 a 10), técnicos e acadêmicos do Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia e Estados Unidos estão reunidos, no Rio de Janeiro, para trocar experiências no Treinamento de Segurança Viária, organizado por EMBARQ, PTV Group e Newcastle University.

Especialista da EMBARQ Brasil apresenta estudo em congresso internacional de Segurança Viária
Denise Chagas foi ao México para apresentar metodologia premiada
Publicado em Oct 2 2014

Foto: Marco Priego/EMBARQ México

O estudo Ferramentas para reconhecimento de fatores causais de acidentes de trânsito, de autoria de Denise Chagas, especialista em Segurança Viária da EMBARQ Brasil, foi apresentado, nesta terça-feira (30), durante o IX Congresso Iberoamericano de Segurança Viária, em Cancún no México. A pesquisa foi premiada, em junho passado, pelo Banco Internacional de Desenvolvido (BID), com publicação em livro do banco focado em segurança viária. A metodologia de coleta de dados utilizada é voltada ao contexto brasileiro, com base nas melhores práticas internacionais, cujos resultados podem ajudar a compreender os acidentes e evitar que mais mortes ocorram.

Publicado em Aug 12 2014
Foto: Pandini / Agencia RBS

Joinville está atenta ao futuro de sua mobilidade. A cidade, que desenvolve o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está investindo em infraestrutura para pedestres e ciclistas e, em um futuro breve, deve contar com uma rede integrada de faixas de ônibus. Com os projetos e a segurança das pessoas em vista, a cidade recebe uma auditoria realizada pela EMBARQ Brasil, ao longo dessa semana.

Contran padroniza faixas elevadas
Medida deve garantir mais segurança ao pedestre
Publicado em Jun 20 2014

Municípios devem regularizar faixas até o próximo ano. (Foto: Diário de Pernambuco)

Uma recente resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novos padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas. Já em vigor, a medida exige que os órgãos responsáveis pelo trânsito nos municípios adotem as providências necessárias para readequação das faixas já existentes e construção de novas até junho de 2015.

O transporte sustentável salva vidas
Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil
Publicado em Jun 6 2014

BRT TransMilenio, em Bogotá, Colômbia. (Foto: Claudio Olivares Medina)

A falta de políticas públicas para o transporte coletivo, o aumento frequente na tarifa e o crescimento do poder aquisitivo provocaram uma queda de 25% na utilização do transporte público no Brasil nos últimos 15 anos[1]. Dependendo do trajeto, é mais barato usar motocicleta ou carro do que o transporte coletivo[2]. Não por acaso os níveis de motorização aumentaram no país. Desde o início do milênio, a frota de automóveis quase triplicou enquanto a de motocicletas aumentou cerca de 650%[3], gerando mais congestionamentos, poluição e mortes.

Belo Horizonte: MOVE com mais segurança
EMBARQ Brasil realizou inspeção de segurança viária no BRT
Publicado em Jun 4 2014

Inspeção de segurança viária no BRT MOVE, BH. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

O primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte transporta, desde o mês de março, cerca de 177 mil pessoas todos os dias. Para garantir a segurança de usuários e da população à ocorrência de acidentes de trânsito, uma equipe da EMBARQ Brasil realizou, durante as últimas duas semanas (19 a 30/05), inspeção de segurança viária nos corredores Cristiano Machado e Antônio Carlos e na área central da cidade. O objetivo do trabalho foi identificar potenciais pontos críticos de infraestrutura e utilização que ponham em risco a segurança em relação à ocorrência de acidentes de trânsito.

Maio Amarelo em ação
Movimento luta pela redução das mortes no trânsito
Publicado em Maio 5 2014

O elevado número de 40 mil mortes por ano no trânsito brasileiro precisa de um freio. Para chamar a atenção da população e conseguir engajamento político para salvar vidas, iniciou oficialmente, na última semana, as ações do movimento Maio Amarelo. A iniciativa, de abrangência global, promove uma maior conscientização para redução dos acidentes nas vias.

7ª edição do Fórum Urbano Mundial tem início em Medellín
Especialistas da EMBARQ participam do evento com o painel "Cities Safer by Design for All"
Publicado em Apr 7 2014

Medellín, na Colômbia, passou por uma drástica transformação urbana e agora é sede do WUF7 (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Teve início no sábado (05/04), em Medellín (Colômbia), a 7ª edição do Fórum Urbano Mundial, organizado pela UN-HABITAT. O evento se estende até a próxima sexta-feira com debates a respeito de como melhorar a segurança nas cidades a partir de conceitos de planejamento urbano.

Segurança para o TransCarioca
EMBARQ Brasil realiza análise de segurança viária no segundo corredor BRT do Rio
Publicado em Mar 18 2014

Análise verificou aspectos de segurança e mapeou riscos no TransCarioca (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O corredor TransCarioca recebeu pela segunda vez uma análise de segurança viária realizada pela equipe da EMBARQ Brasil. Em período de pré-inauguração, o segundo corredor BRT a entrar em operação no Rio de Janeiro foi vistoriado a fim de que, na reta final, potenciais riscos em relação à segurança viária sejam identificados e evitados.