Transporte Sustentável
Estudos da EMBARQ servirão de base para BID
Projetos de transporte sustentável passam por avaliação do banco
Publicado em Apr 1 2014

Camada de poluição em São Paulo, Brasil. (Foto: Atitude Eco)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é um dos oito bancos multilaterais que fazem parte do acordo para fomentar o investimento em sistemas de transporte sustentável por meio de um fundo de US$ 175 bilhões. Na última semana, o Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE, sigla em inglês) do BID anunciou a utilização de dois estudos da EMBARQ para nortear o portfólio de projetos selecionados. São eles: “Transport readiness for climate finance” e “The Trillion Dollar Question: Tracking Public and Private Investment in Transport”, lançados no final de 2013 e início deste ano, respectivamente.

Publicado em Feb 3 2014

Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

O Brasil em foco no Transforming Transportation
Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.
Publicado em Jan 20 2014

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Inscrições abertas: Lee Schipper Memorial Scholarship
Bolsa internacional tem foco em eficiência energética e transporte sustentável
Publicado em Nov 13 2013

Dr. Leon J. Scheeper (foto), co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Estão abertas as inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética. A bolsa, viabilizada em parceria entre a Família Schipper e a rede EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), irá premiar dois extraordinários candidatos com até dez mil dólares cada para avançar em pesquisas transformadoras relativas ao campo do transporte eficiente e sustentável.

166 cidades pelo mundo adotam o BRT
Sistema atingiu um ponto global de inflexão
Publicado em Nov 7 2013

O BRT TransOeste, no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O sistema BRT – Bus Rapid Transit, um modal de transporte coletivo por ônibus eficiente e de qualidade, pode reduzir o tempo de deslocamento, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e, em geral, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje, 166 cidades em todo o mundo utilizam sistemas BRT e corredores do ônibus – em 2002, quando a EMBARQ foi fundada, eram apenas 45 delas. A EMBARQ, centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), tem desempenhado um papel importante na intensificação do conceito de BRT para cidades de todo o mundo.

Em Movimento: as tendências de mobilidade da nova geração
Gerações mais jovens preferem os meios alternativos
Publicado em Oct 15 2013

Foto: Kartik Anand

Este artigo faz parte da série de posts Transporte Urbano Em Movimento, do blog TheCityFix, produzido pela rede EMBARQ.

Por Akshay Mani

O falecido Dr. Lee Schipper, pesquisador de renome internacional no campo das relações entre transporte e mudanças climáticas e cofundador da EMBARQ, em 2002, deu início a um crescente corpo de pesquisa que aponta um fenômeno intrigante – uma recente estabilização e, em alguns casos, um declínio, de uso do carro no mundo desenvolvido. A estabilização do uso do automóvel nas cidades é o principal condutor dessa tendência.

Missão Russa: percepções finais
Workshop encerrou atividades da comitiva no Brasil
Publicado em Aug 12 2013

Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil.

Publicado em Mar 1 2013

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

O futuro do setor de transportes começou a ser reescrito em 2012. O documento “O Futuro que Queremos”, consolidado ao fim da Rio+20, inclui expressamente a importância de investimentos em transportes direcionados ao desenvolvimento sustentável para que as nações possam atingir os objetivos estabelecidos durante a conferência. É um grande avanço, pois há 10 anos, na última conferência de desenvolvimento global, em Johanesburgo, o transporte ficou fora da agenda e dos Objetivos de desenvolvimento do milênio.

Publicado em Jan 25 2013

Dalkmann em visita ao BRT Transoeste, no Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ.

A necessidade de ação em transporte sustentável nunca foi mais evidente do que é hoje. A população mundial deve chegar a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, com cerca de 70% delas vivendo nas cidades. Enquanto isso, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão em ascensão. O Transporte contribui para 13% das emissões globais, impulsionando a mudança climática e criando uma perigosa poluição do ar.

Quatro grandes ideias para revolucionar o transporte
Pontos relevantes do Transforming Transportation 2013
Publicado em Jan 21 2013

Transformação de Nova Iorque. (Foto: Aterix611)

Com o final da 10ª edição do Transforming Transportation, realizado pela EMBARQ e Banco Mundial, na última semana, em Washington DC, algumas lições ficam para alavancar o transporte sustentável no momento crítico em que vivemos. Abaixo, um resumo de quatro grandes ideias discutidas durante a conferência e destacadas pelo prefeito de NY, Michael Bloomberg e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.