Transporte Sustentável
Transporte sustentável é urgência, indica novo relatório do IPCC
Publicação traz dados e recomendações para mitigar emissões nas cidades
Publicado em Apr 17 2014

BRT TransMilenio, em Bogotá. Vias exclusivas oferecem alternativa rápida, sustentável e eficiente ao carro. (Foto: Claudio Olivares Medina)

Os esforços crescentes no cenário global para combater as mudanças climáticas não são suficientes. As emissões de gases de efeito estufa vêm aumentando a cada dia e o principal emissor é o setor de transportes. Quem faz o alerta é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) no novo relatório global sobre mudanças climáticas lançado nesta semana.

Estudos da EMBARQ servirão de base para BID
Projetos de transporte sustentável passam por avaliação do banco
Publicado em Apr 1 2014

Camada de poluição em São Paulo, Brasil. (Foto: Atitude Eco)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é um dos oito bancos multilaterais que fazem parte do acordo para fomentar o investimento em sistemas de transporte sustentável por meio de um fundo de US$ 175 bilhões. Na última semana, o Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE, sigla em inglês) do BID anunciou a utilização de dois estudos da EMBARQ para nortear o portfólio de projetos selecionados. São eles: “Transport readiness for climate finance” e “The Trillion Dollar Question: Tracking Public and Private Investment in Transport”, lançados no final de 2013 e início deste ano, respectivamente.

Publicado em Feb 3 2014

Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

O Brasil em foco no Transforming Transportation
Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.
Publicado em Jan 20 2014

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Inscrições abertas: Lee Schipper Memorial Scholarship
Bolsa internacional tem foco em eficiência energética e transporte sustentável
Publicado em Nov 13 2013

Dr. Leon J. Scheeper (foto), co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Estão abertas as inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética. A bolsa, viabilizada em parceria entre a Família Schipper e a rede EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), irá premiar dois extraordinários candidatos com até dez mil dólares cada para avançar em pesquisas transformadoras relativas ao campo do transporte eficiente e sustentável.

166 cidades pelo mundo adotam o BRT
Sistema atingiu um ponto global de inflexão
Publicado em Nov 7 2013

O BRT TransOeste, no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O sistema BRT – Bus Rapid Transit, um modal de transporte coletivo por ônibus eficiente e de qualidade, pode reduzir o tempo de deslocamento, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e, em geral, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje, 166 cidades em todo o mundo utilizam sistemas BRT e corredores do ônibus – em 2002, quando a EMBARQ foi fundada, eram apenas 45 delas. A EMBARQ, centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), tem desempenhado um papel importante na intensificação do conceito de BRT para cidades de todo o mundo.

Em Movimento: as tendências de mobilidade da nova geração
Gerações mais jovens preferem os meios alternativos
Publicado em Oct 15 2013

Foto: Kartik Anand

Este artigo faz parte da série de posts Transporte Urbano Em Movimento, do blog TheCityFix, produzido pela rede EMBARQ.

Por Akshay Mani

O falecido Dr. Lee Schipper, pesquisador de renome internacional no campo das relações entre transporte e mudanças climáticas e cofundador da EMBARQ, em 2002, deu início a um crescente corpo de pesquisa que aponta um fenômeno intrigante – uma recente estabilização e, em alguns casos, um declínio, de uso do carro no mundo desenvolvido. A estabilização do uso do automóvel nas cidades é o principal condutor dessa tendência.

Missão Russa: percepções finais
Workshop encerrou atividades da comitiva no Brasil
Publicado em Aug 12 2013

Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil.

Publicado em Mar 1 2013

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

O futuro do setor de transportes começou a ser reescrito em 2012. O documento “O Futuro que Queremos”, consolidado ao fim da Rio+20, inclui expressamente a importância de investimentos em transportes direcionados ao desenvolvimento sustentável para que as nações possam atingir os objetivos estabelecidos durante a conferência. É um grande avanço, pois há 10 anos, na última conferência de desenvolvimento global, em Johanesburgo, o transporte ficou fora da agenda e dos Objetivos de desenvolvimento do milênio.

Publicado em Jan 25 2013

Dalkmann em visita ao BRT Transoeste, no Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ.

A necessidade de ação em transporte sustentável nunca foi mais evidente do que é hoje. A população mundial deve chegar a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, com cerca de 70% delas vivendo nas cidades. Enquanto isso, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão em ascensão. O Transporte contribui para 13% das emissões globais, impulsionando a mudança climática e criando uma perigosa poluição do ar.