bogotá
Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Panorama dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo
Apresentação mostra evolução ao longo dos anos
Publicado em Nov 20 2012

Inicialmente concebido em 1974, na cidade de Curitiba (Brasil), o conceito de BRT ganhou fama internacional apenas em 2000, quando foi implantado em Bogotá (Colômbia). Desde sua criação até hoje já são quase 40 anos, período no qual o BRT (Bus Rapid Transit) se tornou um sucesso mundial, porém, ainda é um desafio encontrar, na internet, informações unificadas sobre sistemas que priorizem o modal ônibus (BRT e corredores de ônibus). Assim, baseado nos dados presentes no BRTdata.org, lançado no início de abril, a EMBARQ Brasil elaborou uma apresentação que aponta, de maneira objetiva, o atual panorama do BRT e corredores de ônibus pelo mundo, abrangendo extensão, demanda e número de cidades nas quais opera.

BRTdata atualizado
Plataforma reúne informações sobre BRTs mundiais e faixas de ônibus brasileiras
Publicado em Aug 21 2012

BRT de Winnipeg, Canadá, também é novidade na plataforma. (Foto: Craig Bennett)

O BRTdata.org , banco de dados que abrange informações sobre sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras, está ainda mais completo. Na última semana, foram realizadas duas novas atualizações na plataforma. Com as últimas modificações, o site já reúne dados de 143 cidades que transportam cerca de 22 milhões de passageiros (número inferior à última versão devido a modificações na demanda do sistema Transantiago).

Publicado em Apr 30 2012

Dois grupos, 10 jornalistas representando os principais veículos de comunicação cariocas, especialistas em transporte e uma equipe operacional internacional formam o time que embarca no projeto Experiência BRT - Missão de Imprensa. Capitaneados pela EMBARQ Brasil, que organiza a viagem, dois grupos de jornalistas do Rio de Janeiro visitarão alguns dos melhores sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) das Américas entre os dias 30 de abril e 12 de maio. O projeto é patrocinado pela Fetranspor, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e ocorre às vésperas da inauguração do Transoeste, primeiro corredor BRT da cidade.

ONU indica BRT para mobilidade urbana
Sistema reduz emissões e melhora o transporte coletivo
Publicado em Dez 2 2011

A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou os benefícios obtidos por cidades que implantaram o sistema BRT (Bus Rapid Transit) no seu transporte coletivo pela redução da emissão de gases tóxicos e melhora na eficiência do serviço, fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.

EMBARQ e SIBRT participam da V Feira Transmilenio
Por uma Política de Transporte Sustentável na América Latina
Publicado em Nov 25 2011

A mobilidade deve ser considerada um direito social para que alcance a devida prioridade na alocação de recursos governamenatais e por sua importância na determinação da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos, defendeu Luis Gutiérrez, Diretor Estratégico para a América Latina da EMBARQ e Secretário Executivo da SIBRT em sua palestra sobre Políticas Públicas de transporte sustentável na América Latina, no painel acadêmico da V Feira Internacional de Transporte Massivo organizada pela Transmilenio, em Bogotá, de 16 a 18 de novembro de 2011.

Publicado em Nov 17 2011

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT apresentará as fichas técnicas informativas dos mais modernos sistemas de transporte público em ônibus da América Latina, durante a V Feira Internacional de Transporte Massivo, organizada pela Transmilenio, de 16 a 18 de novembro, em Bogotá (Colômbia).

Publicado em Oct 5 2011

“Integração, intermodalidade e humanização: eixo sustentável do desenvolvimento urbano”

<

div class='layout-2'>

<b>Onde:</b>

Bogotá, Colômbia

<

div class='right' markdown='1'>
Quando:

Nov 16 2011 - Nov 18 2011