mobilidade urbana
Transporte sustentável é urgência, indica novo relatório do IPCC
Publicação traz dados e recomendações para mitigar emissões nas cidades
Publicado em Apr 17 2014

BRT TransMilenio, em Bogotá. Vias exclusivas oferecem alternativa rápida, sustentável e eficiente ao carro. (Foto: Claudio Olivares Medina)

Os esforços crescentes no cenário global para combater as mudanças climáticas não são suficientes. As emissões de gases de efeito estufa vêm aumentando a cada dia e o principal emissor é o setor de transportes. Quem faz o alerta é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) no novo relatório global sobre mudanças climáticas lançado nesta semana.

Passos decisivos para o BRT de Brasília
Workshop "Dia Um de Operação" reúne técnicos e operadores
Publicado em Apr 10 2014
Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Prestes a completar 54 anos, a capital federal, Brasília, se prepara para entregar à população um novo sistema de transporte coletivo de alta capacidade, o Expresso DF Sul. O BRT ligará Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto por meio de 43 quilômetros. “O compromisso que temos é trazer a população de Gama e de Santa Maria até o Plano Piloto em 40 minutos. Esse é o grande objetivo”, declarou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, essa manhã (10/04), durante abertura do workshop QualiÔnibus - Dia Um de Operação, promovido pela EMBARQ Brasil, com apoio do DFTrans e FedEx.

Participe do Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras
Evento apresentará o PLAMUS, em Florianópolis
Publicado em Mar 19 2014

O primeiro encontro oficial para uma exposição detalhada sobre o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis ocorre na próxima terça-feira, 25 de março, a convite da SCPar. O “Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras” apresentará o projeto e os benefícios do investimento em mobilidade urbana sustentável com a presença de palestrantes técnicos especializados.

Panorama dos privilégios no setor dos transportes
Por Washington Novaes*, O Estado de S.Paulo
Publicado em Jan 28 2014

Estação da Luz, em São Paulo. (Foto: Apu Gomes / Folhapress)

Provavelmente não há tema mais discutido hoje na comunicação brasileira que o da chamada "mobilidade urbana" - tal a gravidade dos congestionamentos de trânsito nas grandes cidades, a deficiência dos transportes públicos, a precariedade do planejamento em toda parte, o contrassenso das políticas públicas que incentivam o transporte individual em lugar do coletivo e agravam os problemas. Mas a discussão é absolutamente necessária e sem ela não avançarão as políticas e as soluções.

A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana: visão de cidade e diretrizes
Reunidos em grupos, os participantes definiram juntos os elementos que devem ser contemplados pelo plano
Publicado em Dez 12 2013

Luis Antonio Lindau conduz a discussão sobre a visão de cidade de São José dos Campos (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Durante a tarde desta quinta-feira, teve prosseguimento em São José dos Campos o programa A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, organizado pela Prefeitura Municipal da cidade, EMBARQ Brasil e IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, conduziu o debate sobre a visão, fundamental para nortear as ações da cidade, e trouxe aos participantes exemplos de práticas de mobilidade bem sucedidas de cidades de todo o mundo.

São José dos Campos a caminho do plano de mobilidade
O evento contou com a participação do prefeito Carlinhos Almeida e reuniu cerca de 90 pessoas
Publicado em Dez 12 2013

Workshop “A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana”, em São José dos Campos (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Depois do anúncio de implantação de um sistema BRT, São José dos Campos agora se prepara para construir seu plano de mobilidade. Nesta quinta-feira, 12, a cidade recebeu o workshop A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, realizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal da cidade, a EMBARQ Brasil e o IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento.

Primeira fase do BRT Belém deve ser inaugurada em janeiro
Secretário esclareceu dúvidas sobre o projeto
Publicado em Dez 12 2013

Obras do corredor na capital paraense. (Foto: BRT Belém)

No dia 13 de junho de 2013 as obras do BRT foram retomadas e intensificadas em Belém (PA). Atualmente o trecho, que vai do Complexo do Entroncamento até São Brás, está com 95% de suas obras executadas, contando com 5,9 km de faixas exclusivas para ônibus em dois sentidos. As obras, em fase final, caminham em ritmo intenso para a inauguração, prevista para o próximo dia 12 de janeiro, data de celebração do aniversário de Belém, quando também o sistema já oferecerá o serviço de linhas de ônibus regulares circulando no corredor exclusivo do BRT.

Iniciativa para qualificar o espaço urbano em SP
Estudo visa impactar hábitos de mobilidade na região da Marginal Pinheiros
Publicado em Dez 3 2013

Ação vai mapear região para apontar problemas e desenvolver soluções de mobilidade e acessibilidade. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Repensar o espaço urbano com foco em acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas. Este é o objetivo do projeto Microacessibilidade no Rio Pinheiros, que vai mapear os problemas e identificar possíveis soluções nos entornos das estações ferroviárias desta região que é um importante polo empresarial de São Paulo. A iniciativa é do WRI Brasil em parceria com a EMBARQ Brasil e financiada pela Fundação Caterpillar.

BRT é anunciado em São José dos Campos
Cidade optou em trocar VLT por sistema de ônibus rápidos
Publicado em Nov 26 2013

São José dos Campos (SP) será a mais nova cidade brasileira a contar com um sistema BRT (Bus Rapid Transit). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25/11) pelo prefeito Carlinhos Almeida. A obra será custeada com os R$ 800 milhões previstos inicialmente para o projeto VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, que acabou sendo substituído em conversa com o Ministério das Cidades.

166 cidades pelo mundo adotam o BRT
Sistema atingiu um ponto global de inflexão
Publicado em Nov 7 2013

O BRT TransOeste, no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O sistema BRT – Bus Rapid Transit, um modal de transporte coletivo por ônibus eficiente e de qualidade, pode reduzir o tempo de deslocamento, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e, em geral, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje, 166 cidades em todo o mundo utilizam sistemas BRT e corredores do ônibus – em 2002, quando a EMBARQ foi fundada, eram apenas 45 delas. A EMBARQ, centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), tem desempenhado um papel importante na intensificação do conceito de BRT para cidades de todo o mundo.