mobilidade urbana
Seminário Mobilidade Urbana Sustentável reúne líderes municipais e especialistas internacionais em São Paulo
Encontro organizado pela EMBARQ Brasil acontece nos dias 2 e 3 de dezembro
Publicado em Dez 1 2014

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sancionada em 2012, abriu um novo espaço para repensar a mobilidade e o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir da perspectiva das pessoas. Construir ambientes urbanos em escala humana, com prioridade a modos eficientes e sustentáveis de deslocamento, tem o potencial de reduzir emissões de gases de efeito estufa, diminuir os acidentes viários e aumentar a qualidade de vida e a produtividade das cidades. Para oferecer capacitação à aplicação destes conceitos, a EMBARQ Brasil e o WRI Brasil realizam o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório da FGV no Edifício Nações Unidas - Av. Nações Unidas Nº 12.495, em São Paulo. O encontro reunirá representantes de pelo menos 40 municípios, entre prefeitos, secretários de transporte e gestores técnicos.

Definição de prazos marca o encerramento do Alinhamento Estratégico em Londrina
Participantes delimitam o caminho a ser percorrido até o lançamento do projeto
Publicado em Nov 27 2014

Carlos Geirinhas agradece o trabalho da EMBARQ Brasil na etapa final do Alinhamento Estratégico em Londrina (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A construção do caminho crítico foi a última etapa do Alinhamento Estratégico em Londrina (PR). Com o apoio da equipe da EMBARQ Brasil, os técnicos e agentes envolvidos com o desenvolvimento do projeto da cidade ajudaram na confecção de uma linha do tempo com o detalhamento de todas as ações e prazos. “Nosso desafio agora é concretizar tudo o que acordamos aqui hoje. E é isso o que vamos fazer. Nosso objetivo é melhorar o transporte coletivo e a qualidade de vida em Londrina”, declarou o coordenador de projetos da prefeitura, Carlos Geirinhas.

Alinhamento Estratégico avança em Londrina
Plano de ações para evitar riscos marca o segundo dia de atividades
Publicado em Nov 27 2014

Daniela Facchini orienta o debate no segundo dia de Alinhamento Estratégico em Londrina (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O segundo dia de atividades do alinhamento estratégico em Londrina (PR) começou com o desenvolvimento de um plano para mitigar os riscos mapeados ontem. Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, liderou o debate com os participantes, que apontaram os riscos para o projeto e o que pode ser feito para evitá-los.

Londrina define metas para o transporte coletivo sustentável
Durante a tarde, foram delimitados os objetivos e vantagens do alinhamento estratégico
Publicado em Nov 26 2014

Luis Antonio Lindau orienta a definição das metas de Londrina para a qualificação do transporte coletivo (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Dando prosseguimento às atividades do alinhamento estratégico, Luis Antonio Lindau, diretor presidente da EMBARQ Brasil, orientou a discussão que ajudou a definir os objetivos de Londrina para o processo de estruturação de seu sistema de transporte coletivo e o caminho que deve ser percorrido para atingi-los. O trabalho contou com o apoio de Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações; Diogo Pires Ferreira, coordenador de Projetos de Transporte; e Cristina Albuquerque, engenheira de Transportes.

Londrina sela parceria com a EMBARQ Brasil
O alinhamento estratégico, iniciado hoje, vai ajudar a cidade a aprimorar seu projeto de mobilidade
Publicado em Nov 26 2014

Alexandre Kireeff e Luis Antonio Lindau assinam o termo de cooperação técnica (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Investir nos meios de transporte coletivo é investir na inclusão social, na segurança, no desenvolvimento da cidade e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Com essa meta em vista, a cidade de Londrina (PR) deu início, nesta quarta-feira, ao trabalho de alinhamento estratégico que vai definir as etapas de implementação do projeto de mobilidade desenvolvido para acessar os recursos disponibilizados pelo PAC. O prefeito Alexandre Kireeff e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, assinaram o termo de cooperação técnica que marcou o início da parceria de Londrina com a EMBARQ Brasil.

Concurso 3 Estações: etapa de votação popular acontece entre os dias 24 e 28 de novembro
O público poderá escolher as melhores propostas a partir da meia noite dia dia 24
Publicado em Nov 20 2014

A partir de segunda-feira, dia 24 de novembro, à meia noite, o Concurso 3 Estações dá início à etapa de votação popular das propostas submetidas pelos participantes para melhorar a mobilidade e a acessibilidade no entorno das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. O público poderá escolher as melhores ideias através do site voteconcurso3estacoes.blogspot.com até as 17h do dia 28 de novembro, sexta-feira.

EMBARQ Brasil participa do 16º Etransport
Encontro acontece essa semana no Rio
Publicado em Nov 3 2014

Em sua 16ª edição, o Etransport reúne especialistas para debater questões relacionadas à mobilidade urbana, partindo da análise de soluções locais e globais – nesta edição com especial enfoque nas soluções que podem ajudar a assegurar o sucesso de eventos como os Jogos Olímpicos, em 2016.

BRT Transcarioca já transporta 216 mil passageiros por dia
Prefeitura do Rio divulgou dados atualizados
Publicado em Nov 3 2014

Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. (Foto: Blog do Planalto)

O primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, o BRT Transcarioca atingiu, na última semana, a marca de 216 mil passageiros transportados por dia. O corredor expresso de ônibus, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), já reduziu em 60% o tempo de viagem naquele trecho.

BRT Transcarioca em operação completa
No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema
Publicado em Oct 1 2014

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Projeto Transoceânica tem obras autorizadas em Niterói, RJ
BHLS vai beneficiar cerca de 146 mil pessoas por dia
Publicado em Sep 25 2014

Contrato é assinado pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

As obras de construção do BHLS Transoceânica, sistema viário que irá ligar a Zona Sul de Niterói com a Região Oceânica da cidade, foram oficializadas em uma cerimônia, nesta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O transporte é o primeiro a ser implantado na América do Sul, e utiliza uma tecnologia superior ao corredor expresso de ônibus BRT.