mobilidade urbana
São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Prioridade ao ônibus em Botafogo
Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro
Publicado em Aug 5 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

São Paulo tem novo Plano Diretor
Documento busca desenvolver uma cidade mais humana
Publicado em Aug 1 2014

Foto: ML Sirac

A maior cidade da América Latina ganhou, na última quinta-feira (31), um novo Plano Diretor Estratégico. Pelos próximos 20 anos, São Paulo deverá se desenvolver a partir das diretrizes presentes no documento, resultado de discussões feitas desde o ano passado, com a participação de diversas organizações.

Publicado em Jul 30 2014

Foto: Prefeitura SJC / Antônio Basílio

Do total de viagens realizadas em transporte coletivo (18,2 bilhões) nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, 70% delas aconteceram em ônibus municipais no ano de 2012. Estes e outros dados estão no relatório do SIM – Sistema de Mobilidade Urbana da ANTP, lançado essa semana.

Reunião de alinhamento estratégico conclui mais uma etapa do PlanMOB de Joinville
Workshop terminou hoje com definição dos prazos e órgãos que deverão ser consultados para a entrega do plano de mobilidade
Publicado em Jul 17 2014

(Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil

O município de Joinville concluiu, nesta quinta-feira (17), o ciclo de reuniões de alinhamento estratégico que fazem parte do workshop Do PAC ao Plano, promovido pela EMBARQ Brasil a convite da Prefeitura de Joinville e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ. Neste segundo dia de atividades, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo municipal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Pedala Joinville, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Caixa Econômica Federal, entre outros.

Reunião discute o Plano de Mobilidade de Santa Maria
Com a verba do PAC da Mobilidade, cidade planeja construir um sistema BRT
Publicado em Jul 15 2014

Maior cidade da região central do RS, Santa Maria quer mais qualidade para o transporte coletivo (Foto: Maurício Fanfa/Flickr)

Santa Maria avança em direção ao BRT (Bus Rapid Transit). Nesta segunda-feira (14), uma equipe da EMBARQ Brasil reuniu-se com o prefeito Cezar Augusto Schirmer e técnicos da prefeitura para debater o Plano de Mobilidade e alinhar o projeto a ser desenvolvido com a verba do PAC Mobilidade Urbana.

Cidades terão mais de 6 bilhões de habitantes em 2050
Novo relatório da ONU aponta futuro urbano
Publicado em Jul 11 2014

Beijing, China. (Foto: Asian Development Bank)

O nosso futuro será mesmo urbano. De acordo com novo relatório da ONU, a contínua urbanização e o crescimento geral da população fará com que 2,5 bilhões novas pessoas passem a viver em áreas urbanas em 2050. Isso resultará em mais de 6 bilhões de pessoas vivendo em cidades - das 9,6 bilhões previstas em todo planeta.

Publicado em Jul 4 2014

Participantes na reunião que debateu os progressos do grupo de trabalho e apresentou o diagnóstico de acessibilidade no entorno do Rio Pinheiros (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, 2 de julho, aconteceu em São Paulo a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana da Plataforma Conexões Rio Pinheiros. Lara Caccia e Paula Santos Rocha, respectivamente Especialista em Desenvolvimento Urbano e Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, participaram do encontro apresentando os resultados do Diagnóstico para Elaboração de Projetos de Microacessibilidade no Entorno do Rio Pinheiros.

Governo repassa R$ 1 bi para obras de mobilidade
Seis cidades receberão os recursos
Publicado em Jul 3 2014

Vista aérea de Rio Branco, uma das cidades selecionadas.

Mais seis cidades brasileiras receberão um investimento total de R$ 1 bilhão para a execução de obras de mobilidade urbana. São elas: Rio Branco (Acre), Campos dos Goytacazes (RJ) e os municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (02), pela presidenta Dilma Rousseff em evento restrito à imprensa no Palácio do Planalto. O encontro também contou com a presença dos prefeitos das cidades selecionadas e do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

EMBARQ Brasil e Santa Maria unirão esforços em parceria
Organização vai apoiar solução para mobilidade urbana na cidade
Publicado em Jul 1 2014

Foto: EMBARQ Brasil

O prefeito de Santa Maria (RS) visitou a EMBARQ Brasil, nesta segunda-feira (30), para conversar sobre os projetos de mobilidade urbana da cidade e solicitar apoio técnico para a implementação do futuro sistema de transporte urbano local. Cezar Augusto Schirmer apresentou o atual panorama da mobilidade urbana, destacando os desafios para conectar os bairros entre si e proporcionar um transporte público mais rápido e eficiente.