gases de efeito estufa
Modernização da frota de ônibus no DF traz mudanças positivas, aponta inventário feito pela EMBARQ Brasil
Estudo de caso foi entregue quarta-feira (19) em reunião com o secretário de transportes do DF
Publicado em Oct 30 2014

Ônibus do Expresso DF, em Brasília. Renovação integral da frota do transporte coletivo, operação do BRT e reestruturação das linhas impactaram a qualidade do ar positivamente. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A EMBARQ Brasil apresentou à Secretaria de Transportes do Distrito Federal, nessa quarta-feira (29), o “Inventário de poluentes atmosféricos do transporte coletivo urbano por ônibus no Distrito Federal”. O estudo analisa os impactos gerados pela modernização da frota do transporte coletivo do DF, cujos veículos possuem agora a tecnologia Euro5. Movidos a diesel de baixo teor de enxofre, menos poluentes locais são emitidos, em especial o material particulado, que será reduzido em 95%, o equivalente a 95 toneladas por ano. “A renovação da frota é um legado para a saúde das pessoas”, disse Magdala Arioli, coordenadora de Projetos de Transporte e Clima da EMBARQ Brasil, acrescentando que “Brasília se destaca de outras cidades por ter dado prosseguimento ao processo de Licitação do Novo Sistema de Transporte Coletivo do DF, e trocado sua frota”.

Transporte urbano em debate
Encontro promovido pela AMCHAM Poa reuniu especialistas
Publicado em Jun 26 2013
Palestrantes discutem soluções. (Foto: AMCHAM)

O impacto que os transportes estão causando às cidades foi a pauta do encontro promovido pelos Comitês de Sustentabilidade e ConstruBusiness da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio) de Porto Alegre, nesta terça-feira (25/06). Com o tema Planejamento das Cidades e Sustentabilidade, as palestrantes Brenda Medeiros, gerente de Projetos de Transportes da EMBARQ Brasil, e a especialista em Mudanças Climáticas, Joanne Potter, evidenciaram atuais problemas e soluções ligados à mobilidade urbana.

Publicado em Mar 21 2013

Poluição é visível em São Paulo. (Foto: Gaf.arq.)

Mesmo ocupando apenas 2% da área terrestre, as cidades são o lócus de 70% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, número em ascensão. “As áreas urbanas têm uma oportunidade enorme de contribuir para as soluções, e uma capacidade única para implementar a mudança que afetaria a grande maioria da população mundial”, observa Benoit Lefevre, associado sênior de Transportes e Climáticas da EMBARQ, e lidera iniciativas de transporte e clima no Instituto de Recursos Mundiais (WRI).

Publicado em Mar 5 2013

Geórgia Pessoa, da ICAL, visitou a EMBARQ Brasil. Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

A fim de unir esforços para avançar a agenda da mobilidade urbana sustentável no Brasil, a representante da Iniciativa Clima América Latina (ICAL) no país, Geórgia Pessoa, visitou a EMBARQ Brasil, na manhã desta terça-feira (05/03). A especialista foi recebida pelo diretor-presidente, Luis Antonio Lindau, a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento, Rejane Fernandes, a diretora de Projetos e Operações, Daniela Facchini e pela analista de Desenvolvimento, Cíntia Freitas.

IPVA Verde dará descontos para quem poluir menos
Estado do Rio de Janeiro definirá regras até setembro
Publicado em Maio 30 2012

O estado do Rio de Janeiro vai aplicar uma medida pioneira no país para mitigar as emissões de gases de efeito estufa. A partir de 2013, passa a valer o IPVA Verde, que dará descontos ou aumentará os impostos dos proprietários de veículos, de acordo com a classificação dos carros pelo Ibama.

Fundação Caterpillar apoia WRI na promoção de cidades sustentáveis
Doação de US$ 12,5 milhões será aplicada em importantes centros urbanos do Brasil, China e India
Publicado em Dez 9 2011

A Fundação Caterpillar anunciou a doação de US$12,5 milhões, para os próximos cinco anos, para que o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) promova o avanço da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida de cidades do Brasil, China e India.

Publicado em Jul 28 2011

O 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis do Transporte foi um passo importante para o Brasil em busca de um caminho mais sustentável para sua mobilidade. Realizado pela Fetranspor, com apoio de várias organizações nacionais, entre elas a EMBARQ Brasil, o evento aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 27 de julho e levantou questões fundamentais sobre a matriz energética e tecnológica do setor de transportes brasileiro.

Publicado em Maio 4 2011

Mais uma rodada de reuniões sobre o Plano Ar, Clima e Energia (PACE) de iniciativa da FEPAM, instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), ocorreu no fim de abril.