Brazil
Reunião de alinhamento estratégico conclui mais uma etapa do PlanMOB de Joinville
Workshop terminou hoje com definição dos prazos e órgãos que deverão ser consultados para a entrega do plano de mobilidade
Publicado em Jul 17 2014

(Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil

O município de Joinville concluiu, nesta quinta-feira (17), o ciclo de reuniões de alinhamento estratégico que fazem parte do workshop Do PAC ao Plano, promovido pela EMBARQ Brasil a convite da Prefeitura de Joinville e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ. Neste segundo dia de atividades, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo municipal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Pedala Joinville, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Caixa Econômica Federal, entre outros.

Joinville avança em seu plano de mobilidade com reunião de alinhamento estratégico
Primeiro dia do 2° Workshop 'Do PAC ao Plano' na cidade contou com a presença do prefeito Udo Döhler
Publicado em Jul 16 2014

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, na abertura do encontro no auditório da Companhia de Águas de Joinville (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

Cerca de 50 pessoas participaram nesta quarta-feira (16) da segunda reunião de alinhamento estratégico Do PAC ao Plano, atendendo ao convite da Prefeitura de Joinville, da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na parte da manhã, o prefeito Udo Döhler abriu oficialmente os trabalhos, seguido por uma palestra do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, que apresentou as diretrizes que o município deverá atender para garantir a aplicação do Plano de Mobilidade (PlanMOB), previsto para ser concluído até novembro deste ano.

Joinville recebe 2° workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade
Encontros servirão para apresentar novas diretrizes aos técnicos e representantes do PlanMOB no município
Publicado em Jul 15 2014

Levantamento fotográfico registrou Joinville em seus horários de pico (Foto: Rogério da Silva / SECOM)

Joinville prepara seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), coordenado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj). E a EMBARQ Brasil, com apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e Fundação Alcoa, realiza o 2º workshop Do PAC ao Plano, aproveitando a rodada de consultas públicas, concluída na última segunda-feira (14), que percorreu oito regiões das subprefeituras.

Publicado em Jul 10 2014

Faixa exclusiva prioriza usuários do transporte coletivo por ônibus em São Paulo. (Foto: Blog Meu Transporte)

A pesquisa divulgada no início deste mês pelo Instituto Datafolha revela que 79% dos moradores da cidade de São Paulo utilizam o ônibus como o principal meio de transporte no seu dia a dia. Em seguida, aparecem o metrô (39%), o carro (17%), o trem (14%), as vans (13%), a pé (7%) e moto (2%). A taxa dos que utilizam táxis ou bicicletas é a mesma, 1% cada um.

Publicado em Jul 4 2014

Participantes na reunião que debateu os progressos do grupo de trabalho e apresentou o diagnóstico de acessibilidade no entorno do Rio Pinheiros (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, 2 de julho, aconteceu em São Paulo a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana da Plataforma Conexões Rio Pinheiros. Lara Caccia e Paula Santos Rocha, respectivamente Especialista em Desenvolvimento Urbano e Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, participaram do encontro apresentando os resultados do Diagnóstico para Elaboração de Projetos de Microacessibilidade no Entorno do Rio Pinheiros.

Publicado em Jul 3 2014

Participantes do encontro. (Foto: EMBARQ Brasil)

A rede Bike Anjo, em parceria com a EMBARQ Brasil, realizou na noite desta quarta-feira (02) o debate “Papo Reto: Como promover a bicicleta em comunidades”, no espaço oGangorra em São Paulo, reunindo uma série de projetos que valorizam a bicicleta como alternativa de transporte nas grandes cidades e integram a população da periferia à cidade formal. Entre eles estão o recém-lançado Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades que, pela primeira vez, foi apresentado ao público de São Paulo.

Governo repassa R$ 1 bi para obras de mobilidade
Seis cidades receberão os recursos
Publicado em Jul 3 2014

Vista aérea de Rio Branco, uma das cidades selecionadas.

Mais seis cidades brasileiras receberão um investimento total de R$ 1 bilhão para a execução de obras de mobilidade urbana. São elas: Rio Branco (Acre), Campos dos Goytacazes (RJ) e os municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (02), pela presidenta Dilma Rousseff em evento restrito à imprensa no Palácio do Planalto. O encontro também contou com a presença dos prefeitos das cidades selecionadas e do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

EMBARQ Brasil e Santa Maria unirão esforços em parceria
Organização vai apoiar solução para mobilidade urbana na cidade
Publicado em Jul 1 2014

Foto: EMBARQ Brasil

O prefeito de Santa Maria (RS) visitou a EMBARQ Brasil, nesta segunda-feira (30), para conversar sobre os projetos de mobilidade urbana da cidade e solicitar apoio técnico para a implementação do futuro sistema de transporte urbano local. Cezar Augusto Schirmer apresentou o atual panorama da mobilidade urbana, destacando os desafios para conectar os bairros entre si e proporcionar um transporte público mais rápido e eficiente.

Publicado em 30/06/2014

BRT Expresso DF (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Em junho, a capital federal comemorou a chegada de seu primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit), com a inauguração do Expresso DF Sul, trecho de 43 km que liga as cidades de Gama e Santa Maria. A presidente Dilma Rousseff percorreu 10 km do trajeto e elogiou o projeto, realizado com apoio técnico da EMBARQ Brasil. “É uma inauguração especial. Para mim é uma honra, pela qualidade do que eu vi nesse BRT. O passageiro que antes levava 1 hora e meia para percorrer todo este trecho, agora pode fazer a mesma viagem em apenas 40 minutos”, disse a presidente.

O Eixo Sul faz parte do projeto de 150 km de corredores dedicados do Expresso DF, que deverá atender 600 mil passageiros por dia. Além disso, Brasília investiu na renovação de 98% da frota de ônibus, como parte do Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares (Proconve). O objetivo é reduzir e controlar a emissão de poluentes atmosféricos por meio da modernização da tecnologia veicular no Brasil. (Leia mais sobre a inauguração).

Diretora de relações estratégicas da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, e a presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de inauguração. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Tópicos:
Encontro reúne iniciativas que ampliam o uso da bicicleta nas comunidades
Evento gratuito acontece na próxima quarta-feira (2) e contará com especialistas em mobilidade urbana, cicloativistas e simpatizantes do uso da bicicleta como meio de transporte
Publicado em Jun 27 2014

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

A rede Bike Anjo de São Paulo, em parceria com a EMBARQ Brasil, promove na próxima quarta-feira (2), no espaço Las Magrelas + oGangorra, em Pinheiros, um debate aberto ao público para discutir os projetos que estão contribuindo para o aumento do uso de bicicletas na periferia das grandes cidades. Durante o encontro será apresentado o Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades, lançado no mês passado no Rio de Janeiro, resultado de um estudo da EMBARQ Brasil em parceria com as secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente.