Brazil
Mobilidade urbana avança em São José dos Campos
EMBARQ Brasil ministrou oficina de participação popular na cidade
Publicado em Dez 8 2014

Diogo Pires Ferreira, coordenador de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, conduz apresentação para oficina de participação social. (Foto: Prefeitura de São José dos Campos)

São José dos Campos realizou, ao longo da última semana, um ciclo de oficinas abertas sobre mobilidade urbana com o objetivo de engajar cidadãos na construção do PlanMob. A EMBARQ Brasil conduziu uma das atividades, na última quinta-feira (4), que contou com a presença do o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, e cerca de 60 cidadãos locais. O tema “É possível construir uma cidade sustentável?” foi abordado pelo coordenador de projetos de transportes, Diogo Pires Ferreira, e a especialista em desenvolvimento urbano da EMBARQ Brasil, Lara Caccia.

Publicado em Dez 4 2014

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Já estão disponíveis as apresentações e publicações do ‘Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências’, realizado em São Paulo nos dias 2 e 3 de dezembro. O evento lotou o auditório da Fundação Getúlio Vargas, com uma audiência formada por representantes de 40 cidades, entre prefeitos, secretários de mobilidade urbana e desenvolvimento urbano e técnicos, além de organizações-chave para o debate do tema. Foram mais de dez paineis abordando a temática sob várias perspectivas.

Tópicos:
EMBARQ Brasil: 10 anos de construção conjunta com e para as pessoas
Rejane Fernandes apresentou grandes eventos que celebração o aniversário da organização no ano que vem
Publicado em Dez 4 2014

Rejane Fernandes apresenta os grandes eventos que marcarão 10 Anos da EMBARQ Brasil em 2015. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A essência do origami está na simplicidade que encanta. É uma arte que requer habilidade e conhecimento para tornar reais formas criadas na imaginação. Por isso a EMBARQ Brasil o escolheu para simbolizar seu aniversário de 10 anos. Uma história de técnica e humanismo, de trabalho com e para as pessoas. “Com expertise e engajamento, junto a nossos parceiros, estamos tornando realidade o transporte sustentável”, celebrou a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes. Ela apresentou, durante o encerramento do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, realizado dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo, os dois grandes eventos que vão ocorrer no Rio de Janeiro em 2015 para fortalecer ainda mais este caminho. Ao lado das cidades, dos parceiros, das organizações. Das pessoas.

Tópicos:
A importância do investimento em transporte por ônibus
Marcos Bicalho, da NTU, aponta caminhos para a qualificação
Publicado em Dez 3 2014

Painel sobre qualidade do serviço de ônibus, nesta quarta-feira (3). (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Até o anúncio dos primeiros PAC, em 2007, o Brasil completava quase duas décadas sem investimentos em transporte público. A retrospectiva foi lembrada por Marcos Bicalho dos Santos, diretor-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), durante o painel Qualidade de Serviço no Transporte Coletivo, do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e WRI Brasil, em São Paulo.

Tecnologia e inovação a favor da mobilidade urbana
Painel compôs segunda parte do Seminário
Publicado em Dez 3 2014

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Quando a cidade de São Paulo abriu seus dados de mobilidade urbana através do MobiLab, numa iniciativa pioneira na América Latina, prontamente surgiram aplicativos para smartphone como o Moovit e o Waze, dentre muitos outros que fornecem informação aos usuários do transporte coletivo. O exemplo foi trazido durante o painel “O Papel da Tecnologia para Melhorar a Mobilidade Urbana”, que ocorreu na tarde de hoje para compartilhar boas práticas, desafios e novas ideias de um time de painelistas formado por Ciro Biderman, Chefe de Gabinete da SPTrans, Peter Valk, Presidente da TMS – Transportation Management Services, Ronald Boenau, Gerente Sênior do Departamento de Transportes do Governo Federal dos Estados Unidos e Nina Lualdi, Diretora Sênior de Estratégia e Planejamento da Cisco Brasil, como moderadora.

Tópicos:
Conheça os ganhadores do Concurso 3 Estações
Nomes foram anunciados em evento em São Paulo
Publicado em Dez 3 2014

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Três estações, um objetivo: aprimorar a microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Iniciativa do USP Cidades e EMBARQ Brasil, o Concurso 3 Estações anunciou os grandes vencedores na noite dessa terça-feira (02). Os arquitetos e arquitetas que submeteram as melhores ideias para os entornos das estações Berrini, Vila Olímpia e Santo Amaro vão a Nova York para conhecer de perto, em visita técnica, os princípios do design ativo, que inspiraram o concurso.

Conheça os vencedores:

Tópicos:
Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável
Segundo dia de atividades encerra painel da manhã falando de políticas públicas
Publicado em Dez 3 2014

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências iniciou o segundo dia de atividades abordando as políticas públicas em torno do transporte e desenvolvimento sustentável com experiências do Brasil e do México. O painel Políticas e Estratégias de Transporte Urbano Sustentável reuniu Roberto Gregório da Silva Junior, presidente da URBS (Urbanização de Curitiba), Orlando Strambi, professor da Universidade de São Paulo, Fábio Mariz Gonçalves, diretor do Departamento de Urbanismo de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, e Rodrigo Díaz, Coordenador de Políticas Públicas, EMBARQ México.

Tópicos:
DOTS Cidades: por comunidades urbanas mais sustentáveis
EMBARQ Brasil lança publicação para auxiliar cidades no desenvolvimento orientado ao transporte sustentável
Publicado em Dez 2 2014

Nivea Oppermann Peixoto durante o lançamento. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A multiplicação de projetos de habitação de forma mal planejada no país tem contribuído para o fortalecimento do modelo de ocupação territorial 3D – distante, disperso e desconectado. Quem alerta é Nivea Oppermann Peixoto, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil, durante o lançamento oficial do DOTS Cidades - Manual de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, nesta terça-feira (2), no Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, em São Paulo.

A rua é para todos no Rio e em Salvador
Painel de encerramento em SP apresentou casos de sucesso de revitalização e incentivo ao transporte ativo
Publicado em Dez 2 2014

Apresentados exemplos de cidades para pessoas no Brasil. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências encerrou seu primeiro dia de apresentações com inspiração em exemplos nacionais no painel Cidades para Pessoas, nesta terça-feira (2). Ana Nassar, gerente de Políticas Públicas do ITDP Brasil, conduziu o debate após exposições de Nivea Oppermann Peixoto, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil; André Fraga, secretário de Cidade Sustentável de Salvador; e Maria Lucia Navarro, gerente do Plano Cicloviário da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Projetos do PAC Mobilidade mais sustentáveis e humanos
Cidades que receberam programa da EMBARQ Brasil apresentam experiências em SP
Publicado em Dez 2 2014

Painel reuniu representantes de diferentes cidades brasileiras que trabalham em seus projetos do PAC. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Do PAC ao Plano é um programa criado pela EMBARQ Brasil, com apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa, que dá suporte à elaboração de Planos de Mobilidade Urbana sustentáveis através da disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais. O painel Do PAC ao Plano – Como alinhar os projetos atuais ao planejamento do futuro? , do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável - Práticas e Tendências, reuniu quatro cidades que já receberam a iniciativa para compartilhar sua experiência, visão e desafios com os demais municípios presentes.

Tópicos: