Brazil
Virada da Mobilidade de São Paulo divulga programação da edição 2014
Eventos acontecem entre os dias 20 e 26 de setembro e contará com diversas atrações espalhadas pela capital paulista
Publicado em Sep 17 2014

Desde 2012, a Virada da Mobilidade vem se destacado por promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas. Os eventos são todos gratuitos e seguem abertos à participação de coletivos, empresas e órgãos do governo dispostos a colaborar com a questão da mobilidade urbana.

Seminário traz modelos internacionais de mobilidade sustentável para São Paulo
Durante evento será divulgado balanço oficial da Virada da Mobilidade 2014
Publicado em Sep 16 2014

As cidades brasileiras sofrem com os congestionamentos, a má qualidade do transporte coletivo e a falta de atenção ao transporte não-motorizado, em decorrência de décadas de priorização do transporte individual por automóvel. Pensando nisso, a Virada da Mobilidade congrega organizações e iniciativas, entre 21 e 26 de setembro, para promover conscientização e ações por uma mobilidade urbana mais sustentável.

SP: faixas dedicadas deixam ônibus mais rápidos
Pesquisa da CET foi divulgada esta semana
Publicado em Sep 11 2014

23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Fabio Arantes/Prefeitura SP)

Para fazer com que motoristas troquem os carros por meios mais sustentáveis de transporte no dia a dia, é preciso propor algumas vantagens. E a velocidade é um ponto-chave nesse processo. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou, esta semana, um levantamento que mostra o aumento de 68,7% na velocidade média dos ônibus nos quase 60 km de faixas dedicadas implantadas na cidade este ano.

Publicado em Sep 9 2014
Set 16 2014
Tópicos:
Bicicleta ganha espaço em São Paulo
Av. Paulista deverá ter ciclovia no canteiro central
Publicado em Sep 8 2014

Foto: Leonardo Soares

Como parte dos 400 km de ciclovias prometidos pela prefeitura até o final de 2015, a avenida mais famosa de São Paulo, a Paulista, ganhará uma via exclusiva para as bicicletas. As obras devem iniciar em janeiro a fim de prorrogar as discussões com entidades da região.

Publicado em Sep 8 2014

Onde
São Paulo, SP
Auditório da Torre Santander
(Av. Juscelino Kubitschek, 2.235. Vila Olímpia)

Quando
26 de setembro de 2014

Set 26 2014
Tópicos:
Publicado em Sep 3 2014

Projeto de estação do sistema BHLS para Niterói (Foto: Divulgação)

Niterói foi pioneira no estado do Rio de Janeiro no uso da biometria no transporte coletivo e deve seguir essa tendência ao tornar-se a primeira cidade da América Latina a adotar um sistema BHLS, Bus with High Level of Service, sigla em inglês para definir os serviços de ônibus de alta qualidade. Os ônibus do sistema circularão na TransOceânica, via expressa de 9,3 km de extensão que vai ligar o bairro de Engenho do Mato a Charitas. O projeto completo, orçado em R$ 310 milhões, é um dos maiores investimentos em mobilidade na história da cidade.

Pesquisa revela soluções às demandas sociais por transporte
Estudo foi apresentado no Seminário Nacional NTU 2014
Publicado em Sep 3 2014

Baseada em três reclamações centrais da população brasileira sobre o transporte, pesquisa da NTU perguntou aos principais nomes ligados ao setor quais as melhores soluções. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O aumento na tarifa de ônibus traz mais dor de cabeça ao cidadão brasileiro do que nas contas de luz, água ou telefone. O dado foi revelado em pesquisa inédita da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) apresentada no Seminário NTU 2014. O estudo perguntou, e 91 personalidades ligadas ao setor de transportes, entre formadores de opinião, gestores públicos, empresários, jornalistas, especialistas, parlamentares, representantes de conselhos municipais e acadêmicos, responderam: quais as soluções para as demandas sociais sobre o transporte público?

Jornalistas mais capacitados sobre segurança no trânsito
Especialistas ministraram oficinas de capacitação em Teresina
Publicado em Aug 29 2014

Uma cobertura jornalística eficiente sobre acidentes de trânsito, com dados, fatores de risco e benefícios de medidas de prevenção, pode enriquecer o entendimento e conscientização da população. (Foto: Bradley Schroeder/Flickr)

A imprensa contribui de forma significativa na formação de opinião e conscientização da população. Para qualificar as coberturas jornalísticas sobre acidentes de trânsito, uma equipe de especialistas da EMBARQ Brasil, da Agência de Notícias ANDI e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) conduziu oficinas de capacitação com a imprensa de Teresina, no Piauí. A atividade, realizada na última terça-feira (26), integra o projeto Road Safety in 10 Countries – Vida no Trânsito.

Seminário Nacional NTU debate demanda social pelo transporte urbano
EMBARQ Brasil participou de painel sobre sistemas BRT
Publicado em Aug 28 2014

Autoridades, operadores e especialistas debatem o transporte coletivo brasileiro na edição de 2014 do Seminário Nacional NTU. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi debatedor de painel sobre BRT (Bus Rapid Transit). Foto por NTU/Flickr.

Brasília sedia, nessa quarta e quinta-feira (27 e 28), o Seminário Nacional NTU 2014, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Esta edição do evento traz em pauta um assunto que entrou definitivamente na agenda dos municípios brasileiros: as demandas sociais sobre o transporte público urbano. Durante dois dias, gestores públicos, especialistas, operadores de serviços de transporte e sociedade civil, incluindo o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, estão reunidos para analisar e debater todas as angulações sobre o tema, cada vez mais pertinente às nossas cidades. O grande objetivo é analisar iniciativas e propor soluções para elevar o transporte coletivo brasileiro a um novo patamar.