Brazil
Lançada avaliação para qualificar projetos de mobilidade do PAC
Ministério das Cidades estabelece critérios técnicos para avaliação de projetos
Publicado em Sep 30 2014

70 técnicos dos Min. das Cidades e do Planejamento, e da CAIXA participaram do lançamento. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para auxiliar na qualificação das propostas, o Ministério das Cidades, com apoio técnico da EMBARQ Brasil, lançou, nesta segunda-feira (29) em Brasília, os Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana. A publicação servirá de guia para técnicos da CAIXA e do Ministério das Cidades responsáveis pela avaliação e monitoramento de projetos do PAC Mobilidade para unificar conceitos.

A Nova Economia da Mobilidade: desmitificando o transporte sustentável
Seminário realizado em São Paulo reuniu especialistas nacionais e internacionais e encerrou Virada da Mobilidade
Publicado em Sep 26 2014

Marcio Nigro (Caronetas), Brenda Medeiros (EMBARQ Brasil), Raquel Biderman (WRI Brasil) e Carlos Nomoto (Santander) no painel de abertura. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O seminário A Nova Economia da Mobilidade selou o fim da Virada da Mobilidade com o encontro de importantes nomes nacionais e internacionais do setor de transportes. Realizado nesta sexta-feira (26), o evento é uma parceria entre WRI Brasil, EMBARQ Brasil e Caronetas, e foi sediado na Torre Santander em São Paulo. Ao longo de todo o dia, palestrantes e público puderam debater a mobilidade urbana sob diversas perspectivas – econômica, social e ambiental. Na primeira parte da atividade, foram analisados os desafios e possíveis soluções, do ponto de vista da economia, para tornar o transporte sustentável uma realidade no cotidiano do cidadão brasileiro .

Lançado edital do Concurso 3 Estações
Arquitetos e urbanistas desafiados a criar soluções em microacessiblidade. Prêmio é viagem a Nova York.
Publicado em Sep 26 2014

Maria Tereza Diniz, do USP Cidades, e Paula dos Santos da Rocha, da EMBARQ Brasil, anunciam abertura de edital para Concurso 3 Estações. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Atenção, arquitetos e urbanistas: o Concurso 3 Estações, uma parceria entre EMBARQ Brasil e USP Cidades com apoio da Plataforma Conexões Rio Pinheiros, teve seu edital de abertura lançado nesta manhã durante o seminário A Nova Economia da Mobilidade , que está acontecendo em São Paulo. O desafio é criar soluções em desenho urbano e acessibilidade com base nos princípios do design ativo nos entornos das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro, que juntas respondem pelo transporte de 30% dos usuários da Linha 9 da CPTM. Como prêmio, os vencedores – os quais serão conhecidos no dia 2 de dezembro – irão para Nova York conferir in loco as intervenções urbanísticas feitas na cidade, bem como reunir-se com os especialistas que desenvolveram tais soluções.

EMBARQ Brasil e Florianópolis firmam acordo de cooperação técnica
Projetos de mobilidade do PAC passarão por qualificação
Publicado em Sep 25 2014

Rejane Fernandes, Alex Ellis, Cesar Souza Junior e Daniely Votto. (Foto: Prefeitura de Florianópolis)

A Prefeitura de Florianópolis e a EMBARQ Brasil assinaram, na tarde desta quinta-feira (25), um termo de cooperação técnica, financeira, econômica, social e ambiental. O ato foi oficializado entre o prefeito Cesar Souza Junior e a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, com anuência do embaixador da Grã-Bretanha no País, Alex Ellis.

Entrevista: Tatto fala sobre protagonismo do transporte sustentável em São Paulo
Secretário e Haddad estiveram em inauguração de novo parklet
Publicado em Sep 24 2014

Jilmar Tatto, secretário de transportes de São Paulo, e prefeito Fernando Haddad visitam novo parklet da capital nesta quarta-feira, 24. Novidade integra conjunto de esforços em priorização ao pedestre na capital. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

São Paulo é uma cidade altamente congestionada. Contudo, graças a políticas de priorização do transporte coletivo e sustentável, vem ganhando nova identidade. À medida que implanta novas faixas de ônibus, ciclovias e espaços públicos voltados às pessoas, a cidade beneficia todos seus 11 milhões de residentes urbanos. Hoje, a capital conta com 355 km de faixas exclusivas de ônibus e vem implantando 10km de novas ciclovias a cada semana. Nesta quarta-feira (24), como parte dos esforços para tornar-se uma cidade mais humana, São Paulo ganhou o sétimo parklet – um miniparque público de convívioo ao ar livre, onde antes havia vagas de estacionamento. Na inauguração, aproveitamos para conversar com o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, que estava presente no evento, sobre o panorama do transporte sustentável na capital paulista.

Gestão de demanda de viagens foi tema de workshop em São Paulo
Atividade da Virada da Mobilidade foi ministrada por consultor internacional
Publicado em Sep 23 2014

Workshop sobre gestão de demanda de viagens foi realizado nesta terça-feira, na sede do Grupo Abril. (Foto: Victor Mendes/SampaPé)

Passar a vida dentro do carro está tornando as pessoas menos felizes, menos saudáveis e mais distantes de suas famílias. A provocação foi lançada por Stuart Anderson, da consultoria global Steer Davies Gleave (SDG). Se por um lado este caminho parece não ter volta, a boa notícia é que, por outro, existe uma estratégia para mudar de direção. É a gestão de demanda de viagens (GDV), pauta de workshop realizado nesta terça-feira (23) em São Paulo, fruto de parceria entre WRI Brasil, Grupo Abril e SDG, e que integra a programação da Virada da Mobilidade, com apoio da EMBARQ Brasil. No encontro, Anderson compartilhou sua experiência em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Taiwan e Tailândia, entre outros, com a implantação da GDV em uma série de organizações, mostrando as principais práticas e desafios em tornar a estratégia um sucesso.

EMBARQ Brasil e USP Cidades lançam o Concurso 3 Estações
O desafio busca atrair ideias de intervenções urbanas para o entorno de três estações da CPTM no eixo da marginal Pinheiros
Publicado em Sep 23 2014

Foto: Botti Rubin Arquitetos

Durante o seminário A Nova Economia da Mobilidade, na próxima sexta-feira (26), a EMBARQ Brasil e o USP Cidades lançam também o Concurso 3 Estações, que vai desafiar os participantes a criar intervenções urbanas para os arredores de três estações da CPTM no eixo da marginal Pinheiros. Serão eleitos vencedores as três ideias que oferecerem as melhores soluções de desenho urbano e acessibilidade para a área das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro, que juntas correspondem a 30% dos usuários da Linha 9.

Virada da Mobilidade de São Paulo divulga programação da edição 2014
Eventos acontecem entre os dias 20 e 26 de setembro e contará com diversas atrações espalhadas pela capital paulista
Publicado em Sep 17 2014

Desde 2012, a Virada da Mobilidade vem se destacado por promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas. Os eventos são todos gratuitos e seguem abertos à participação de coletivos, empresas e órgãos do governo dispostos a colaborar com a questão da mobilidade urbana.

Seminário traz modelos internacionais de mobilidade sustentável para São Paulo
Durante evento será divulgado balanço oficial da Virada da Mobilidade 2014
Publicado em Sep 16 2014

As cidades brasileiras sofrem com os congestionamentos, a má qualidade do transporte coletivo e a falta de atenção ao transporte não-motorizado, em decorrência de décadas de priorização do transporte individual por automóvel. Pensando nisso, a Virada da Mobilidade congrega organizações e iniciativas, entre 21 e 26 de setembro, para promover conscientização e ações por uma mobilidade urbana mais sustentável.

SP: faixas dedicadas deixam ônibus mais rápidos
Pesquisa da CET foi divulgada esta semana
Publicado em Sep 11 2014

23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Fabio Arantes/Prefeitura SP)

Para fazer com que motoristas troquem os carros por meios mais sustentáveis de transporte no dia a dia, é preciso propor algumas vantagens. E a velocidade é um ponto-chave nesse processo. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou, esta semana, um levantamento que mostra o aumento de 68,7% na velocidade média dos ônibus nos quase 60 km de faixas dedicadas implantadas na cidade este ano.