Brazil
Jornalistas mais capacitados sobre segurança no trânsito
Especialistas ministraram oficinas de capacitação em Teresina
Publicado em Aug 29 2014

Uma cobertura jornalística eficiente sobre acidentes de trânsito, com dados, fatores de risco e benefícios de medidas de prevenção, pode enriquecer o entendimento e conscientização da população. (Foto: Bradley Schroeder/Flickr)

A imprensa contribui de forma significativa na formação de opinião e conscientização da população. Para qualificar as coberturas jornalísticas sobre acidentes de trânsito, uma equipe de especialistas da EMBARQ Brasil, da Agência de Notícias ANDI e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) conduziu oficinas de capacitação com a imprensa de Teresina, no Piauí. A atividade, realizada na última terça-feira (26), integra o projeto Road Safety in 10 Countries – Vida no Trânsito.

Publicado em Aug 28 2014

Onde
São Paulo, SP
Auditório da Torre Santander
(Av. Juscelino Kubitschek, 2.235. Vila Olímpia)

Quando
26 de setembro de 2014

Set 26 2014
Tópicos:
Seminário Nacional NTU debate demanda social pelo transporte urbano
EMBARQ Brasil participou de painel sobre sistemas BRT
Publicado em Aug 28 2014

Autoridades, operadores e especialistas debatem o transporte coletivo brasileiro na edição de 2014 do Seminário Nacional NTU. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi debatedor de painel sobre BRT (Bus Rapid Transit). Foto por NTU/Flickr.

Brasília sedia, desde essa quarta-feira (27), o Seminário Nacional NTU 2014, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Esta edição do evento traz em pauta um assunto que entrou definitivamente na agenda dos municípios brasileiros: as demandas sociais sobre o transporte público urbano. Durante dois dias, gestores públicos, especialistas, operadores de serviços de transporte e sociedade civil, incluindo o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, estão reunidos para analisar e debater todas as angulações sobre o tema, cada vez mais pertinente às nossas cidades. O grande objetivo é analisar iniciativas e propor soluções para elevar o transporte coletivo brasileiro a um novo patamar.

São Paulo conquista MobiPrize 2014
Premiação é pelo trabalho desenvolvido no MobiLab
Publicado em Aug 28 2014

Pelo investimento em plataformas de participação popular e sistemas de informação ao usuário para promover o transporte sustentável, São Paulo é a vencedora do MobiPrize 2014 na categoria Cidade/Estado. A cidade está empoderando seus moradores e encorajando-os a criar soluções de transporte que unam inovação e dados abertos, com a criação do MobiLab (Laboratório de Mobilidade).

Construindo para a resiliência
Especialistas do WRI conhecem ações e necessidades no Brasil
Publicado em Aug 22 2014

Foto: EMBARQ Brasil

Adaptar-se às mudanças climáticas é premissa para uma cidade reerguer-se após catástrofes e garantir qualidade de vida à sua população. Com foco nisso, especialistas do World Resources Institute (WRI) vieram ao Brasil conhecer projetos e necessidades da área, para identificar potenciais parcerias de atuação. O grupo visitou, ao longo de toda semana, Rio de Janeiro e Porto Alegre – únicas cidades brasileiras integrantes do Desafio 100 Cidades Resilientes, da Rockefeller Foundation – e Brasília. Na capital gaúcha, a equipe esteve acompanhada pela EMBARQ Brasil.

Salvador inaugura a nova orla da Barra
Espaço revitalizado é fechado aos carros e oferece conforto e acessibilidade aos pedestres
Publicado em Aug 22 2014

Nova orla da Barra, em Salvador: rua pacificada e ao nível do pedeste (Foto: Luis Antonio Lindau/EMBARQ Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (22), a capital baiana inaugura a nova orla da Barra, área que ao longo do último ano passou por um processo de revitalização para oferecer um ambiente mais agradável a moradores e turistas. Uma caminhada com a presença do prefeito ACM Neto e de outras autoridades locais, a partir das 16h, oficializa a inauguração, no trecho entre o Porto e o Farol.

Publicado em Aug 21 2014

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), um alinhamento estratégico para definir as etapas do projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit) dando continuidade ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura para discutir a importância da coordenação entre os novos projetos de transporte e o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, destacou a importância do plano de mobilidade nesse processo.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Publicado em Aug 20 2014
Set 23 2014
Tópicos:
Lee Schipper Memorial Scolarship 2014 anuncia vencedores
Três anos após sua partida, o legado do Dr. Lee Schipper continua a inspirar
Publicado em Aug 20 2014

A bolsa é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Schipper, na foto acima, co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

A EMBARQ, programa de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, e a família Lee Schipper têm o prazer em anunciar que os jovens pesquisadores Erik Vergel-Tovar e Madeline Brozen são os ganhadores da Lee Schipper Memorial Scholarship 2014. A bolsa, concedida anualmente, vai possibilitá-los a contribuir com pesquisa de excelência para o avanço do transporte sustentável e da mobilidade urbana.

Tópicos: