Brazil

Publicado em 30/10/2014

Pesquisadores entrevistam clientes embarcados em Joinville, SC. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Publicado em Oct 27 2014

Concurso 3 Estações: ideias para uma nova mobilidade urbana em São Paulo. Participe!

Os profissionais interessados na questão da mobilidade urbana e microacessibilidade já podem se cadastrar no site para obter os materiais de consulta e conferir o cronograma do Concurso 3 Estações, que irá eleger as melhores ideias para o entorno das estações da CPTM Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. Desde o dia 26 de setembro, data em que foi lançado o edital, mais de 350 inscrições foram realizadas no site do concurso. Com o cadastro, também é possível postar dúvidas e sugestões em um fórum público. As propostas devem ser enviadas pelo site no período de 4 a 12 de novembro.

TheCityFix Brasil no prêmio Mobilidade Minuto
Blog da EMBARQ Brasil concorre a prêmio por votação popular. Vote até domingo!
Publicado em Oct 23 2014

Nosso blog, TheCityFix Brasil, concorre ao prêmio Mobilidade Minuto. Votação popular vai até domingo para premiação especial. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O TheCityFix Brasil, blog de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável da EMBARQ Brasil, está concorrendo na categoria Tecnologia & Comunicação ao prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituto Cidade em Movimento para divulgar iniciativas e projetos de todo o Brasil.

Além dos vencedores em cada uma das categorias, uma premiação especial de inovação em mobilidade será decidida por votação popular. Contamos com o seu voto para levar sempre adiante o diálogo sobre a mobilidade urbana sustentável e o conceito de cidades mais inclusivas e agradáveis para as pessoas!

Tópicos:
Congresso Internacional de Transporte Sustentável lança perspectivas sobre como reinventar nossas cidades
Evento anual da EMBARQ Mexico reuniu especialistas durante três dias na Cidade do México
Publicado em Oct 17 2014

Por três dias, participantes do décimo congresso anual de transporte sustentável da EMBARQ Mexico, o ‘X Congreso’, exploraram como reinventar as cidades. (Foto: Benoit Colin/EMBARQ)

A EMBARQ Mexico realizou, durante três dias o “X Congresso Internacional de Transporte Sustentável”, que pautou a seguinte questão: como podemos tornar as cidades lugares melhores para viver?

Na conferência, ouvimos inúmeras respostas para essa pergunta, vinda de profissionais de transporte, planejamento urbano, funcionários de governo, sociedade civil e líderes empresariais. Alguns deles falaram sobre as melhores formas de governar as cidades, enquanto outras falaram sobre como catalisar mudança engajando os cidadãos com ações inovadoras de transformação.

Tópicos:
Publicado em Oct 16 2014

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminar no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

Tópicos:
Supervisão na Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus em Joinville
Equipe da EMBARQ Brasil acompanhou aplicações
Publicado em Oct 15 2014

Cristina Albuquerque acompanhou pesquisas nos ônibus. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Após treinamento na última semana , os entrevistadores do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) foram às ruas para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A equipe, que realiza o questionário no período de 8 a 24/10, recebeu acompanhamento de técnicos da EMBARQ Brasil durante a aplicação, na última terça-feira (14), a fim de garantir a correta aplicação do questionário.

Pelotas recebe palestra sobre participação social
Atividade foi conduzida pela EMBARQ Brasil
Publicado em Oct 14 2014

Lara Caccia, especialista em desenvolvimento urbano da EMBARQ Brasil, durante a atividade. (Foto: EMBARQ Brasil)

Pelotas deu mais um passo na construção do seu plano de mobilidade urbana. Nessa segunda-feira (13), a EMBARQ Brasil conduziu palestra sobre participação social com o objetivo de engajar todos os atores da sociedade – governo, sociedade civil, representantes de empresas operadoras de transportes e população – no processo de elaboração. A atividade, que integra o programa Do PAC ao Plano, reuniu 30 pessoas, entre elas a vice-prefeita, Paula Schild Mascarenhas, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida.

Lições aprendidas para salvar vidas
Curso de segurança viária chega ao fim no Rio
Publicado em Oct 10 2014

Dia foi para retomada das lições aprendidas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para que mudanças positivas aconteçam no espaço viário, é necessário, sobretudo, ação. “E vocês, que estiveram aqui essa semana devem ser os responsáveis por isso”, destacou Paulo Humanes, diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos e Marketing do PTV Group ao final do treinamento de segurança viária, organizado pela EMBARQ, PTV e Newcastle University. O encontro reuniu, ao longo da semana (6 a 10 de outubro), um grupo de 30 participantes, entre professores de universidades brasileiras, técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e São Paulo e especialistas da rede EMBARQ.

Votuporanga (SP) recebe Sistema de Informações de Mobilidade Urbana
Sistema do Ministério das Cidades será aplicado em 10 cidades brasileiras
Publicado em Oct 10 2014

Coleta de dados vai subsidiar a cidade paulista para construção do Plano de Mobilidade Urbana. (Foto: André Luiz D. Takahashiq/Prefeitura de Votuporanga)

Votuporanga, em São Paulo, foi o segundo município a receber o Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil (SIMU). Entre os dias 6 e 8, equipe formada por Ministério das Cidades e EMBARQ Brasil esteve na cidade para realizar um “raio-x” da mobilidade local. Além da coleta de dados, o grupo reuniu-se com o Prefeito Junior Marão e diversas secretarias para debater as diretrizes Política Nacional de Mobilidade Urbana e explicar o SIMU.

Tópicos:
Joinville realiza pesquisa de satisfação com usuários do transporte coletivo
Metodologia aplicada foi desenvolvida pela EMBARQ Brasil
Publicado em Oct 7 2014
Cristina Albuquerque apresenta a metodologia aos técnicos em Joinville. (Foto: EMBARQ Brasil)

As cerca de 124 mil pessoas que utilizam o transporte por ônibus hoje, em Joinville (SC), são parte fundamental do plano de mobilidade em desenvolvimento pelo município. A partir de quarta-feira (8) até o próximo dia 24, os usuários serão entrevistados em ônibus e estações por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os entrevistadores foram treinados a partir da metodologia da Pesquisa de Satisfação - QualiÔnibus, desenvolvida pela EMBARQ Brasil.