Brazil
CICI 2014 divulga melhores ideias
Concurso reuniu projetos inovadores para as cidades
Publicado em Apr 22 2014

(Foto: NYCDOT)

A Conferência Internacional Cidades Inovadoras (CICI) propôs um concurso do qual centenas de pessoas participaram, compartilhando ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O "Festival de Ideias" divulgou, essa semana, as 21 selecionadas. Os autores das soluções terão a chance de apresentá-las na conferência, a profissionais do mundo todo e contarão com especialistas no assunto como mentores.

Transporte sustentável é urgência, indica novo relatório do IPCC
Publicação traz dados e recomendações para mitigar emissões nas cidades
Publicado em Apr 17 2014

BRT TransMilenio, em Bogotá. Vias exclusivas oferecem alternativa rápida, sustentável e eficiente ao carro. (Foto: Claudio Olivares Medina)

Os esforços crescentes no cenário global para combater as mudanças climáticas não são suficientes. As emissões de gases de efeito estufa vêm aumentando a cada dia e o principal emissor é o setor de transportes. Quem faz o alerta é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) no novo relatório global sobre mudanças climáticas lançado nesta semana.

Por cidades mais saudáveis
"Fit Cidades" propõe novas formas de pensar espaço para pedestres
Publicado em Apr 15 2014
Safári Urbano analisou ruas da região do Berrini, em São Paulo. (Foto: EMBARQ Brasil)

As doenças não transmissíveis, como cânceres e doenças cardiovasculares, já são responsáveis por 74% das mortes dos brasileiros. Muitas são causadas ou agravadas pelo estilo de vida nas regiões urbanas. O encontro Fit Cidades, que ocorre entre terça e quarta-feira (15 e 16/4), em São Paulo, busca disseminar soluções inteligentes de desenho urbano voltadas ao bem-estar da população. As atividades desta terça-feira envolveram um Safári Urbano com alunos e profissionais de arquitetura, além das palestras de Skye Duncan, do Departamento de Planejamento de Nova Iorque, e das especialistas da EMBARQ Brasil, Paula Santos Rocha e Lara Caccia.

Mais qualidade para o transporte por ônibus
Tema foi destaque do Seminário SincroBUS em Florianópolis
Publicado em Apr 4 2014

Lindau durante apresentação, na UFSC. (Foto: Zapta)

Os brasileiros clamaram, nas manifestações do último ano, por mais qualidade e eficiência no transporte coletivo das nossas cidades. Algumas alternativas inteligentes passam pelo aprimoramento de sistemas que utilizam o modal mais popular do país: o ônibus. Durante o seminário SincroBUS – Sistema de Informação e Controle em Tempo Real de Ônibus Urbanos, realizado nesta quarta-feira (03/04) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o assunto foi abordado por especialistas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentou características e benefícios do sistema BHLS (Bus with High Level of Service) a um público de 120 participantes formado por estudantes, pesquisadores, técnicos municipais, operadores e empresários do setor.

Curitiba: apresentados resultados de Pesquisa de Satisfação
Estudo avaliou percepção dos usuários do transporte coletivo por ônibus
Publicado em Mar 27 2014

Cristina Albuquerque mostrou principais índices do estudo. (Foto: EMBARQ Brasil)

Quando 61% dos usuários de ônibus acreditam que o serviço vai melhorar nos próximos anos, é indício de que a cidade está no caminho certo. O otimismo vem dos usuários de transporte coletivo por ônibus de Curitiba (PR) que foram ouvidos na recente aplicação da QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação, realizada pela EMBARQ Brasil, em parceria com URBS e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais resultados do estudo foram apresentados pelos especialistas da EMBARQ Brasil, nesta quinta-feira (27/03), durante a 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, na capital paranaense.

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é lançado em Florianópolis
Estudo servirá de base para qualificação da mobilidade urbana na região
Publicado em Mar 25 2014

Auditório com a presença de cerca de 150 participantes. (Foto: Assessoria PLAMUS)

O lançamento oficial do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS ocorreu, nesta terça-feira (25/03), durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na abertura do encontro, o vice-prefeito João Amin elogiou diversos pontos do projeto, que prevê mais de 5 mil pesquisas de Origem/Destino realizadas porta-a-porta em 13 municípios que integram a região metropolitana da capital catarinense: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

Publicado em Mar 24 2014

Grupo reunido na sede da EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Em mais um passo da parceria firmada entre Prefeitura de Rio Grande e a EMBARQ Brasil, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (24/03), uma reunião de definições entre ambas as equipes, em Porto Alegre (RS). No encontro, foram apontados detalhes finais para a execução do Alinhamento Estratégico, que ocorre na próxima quinta-feira (27), com a presença dos principais atores envolvidos no projeto habitacional Minha Casa Minha Vida em Rio Grande (RS).

PLAMUS será lançado oficialmente em SC
Evento reunirá especialistas, prefeitos e sociedade civil em Florianópolis
Publicado em Mar 21 2014

A capital catarinense vai sediar, no dia 25 de março, o lançamento oficial do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, no auditório Milton Fett, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras será o primeiro encontro oficial entre a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais das 13 cidades da região metropolitana, além de representantes de organizações da sociedade civil. Na programação estão previstas palestras de especialistas sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade e a apresentação do PLAMUS pelos especialistas do consórcio responsável pelo projeto.

Participe do Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras
Evento apresentará o PLAMUS, em Florianópolis
Publicado em Mar 19 2014

O primeiro encontro oficial para uma exposição detalhada sobre o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis ocorre na próxima terça-feira, 25 de março, a convite da SCPar. O “Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras” apresentará o projeto e os benefícios do investimento em mobilidade urbana sustentável com a presença de palestrantes técnicos especializados.

Encontro aborda legislação de trânsito brasileiro
Workshop do Contran debateu formas de melhorar a legislação para salvar vidas
Publicado em Mar 19 2014

Tráfego nas ruas de Brasília, DF: capital sediou workshop sobre a legislação brasileira de trânsito. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Identificar oportunidades de aperfeiçoar a legislação de trânsito no Brasil para salvar vidas. Foi este o objetivo do I Workshop de Legislação de Trânsito, uma iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que reuniu em Brasília, nas últimas segunda e terça-feira (17 e 18/03), cerca de 60 participantes de órgãos públicos, associações, conselhos e organizações relacionadas aos setores de trânsito e de transportes. A Coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, Marta Obelheiro, participou das discussões.