BRT
Passos decisivos para o BRT de Brasília
Workshop "Dia Um de Operação" reúne técnicos e operadores
Publicado em Apr 10 2014
Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Prestes a completar 54 anos, a capital federal, Brasília, se prepara para entregar à população um novo sistema de transporte coletivo de alta capacidade, o Expresso DF Sul. O BRT ligará Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto por meio de 43 quilômetros. “O compromisso que temos é trazer a população de Gama e de Santa Maria até o Plano Piloto em 40 minutos. Esse é o grande objetivo”, declarou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, essa manhã (10/04), durante abertura do workshop QualiÔnibus - Dia Um de Operação, promovido pela EMBARQ Brasil, com apoio do DFTrans e FedEx.

Semana de preparação ao Expresso DF Sul
Técnicos e operadores passam por treinamento antes da inauguração
Publicado em Apr 8 2014
Primeiro BRT de Brasília, Eixo Sul. (Foto: DFTrans)

A implantação de um sistema de transporte coletivo de alta capacidade e eficiência, como o BRT (Bus Rapid Transit), envolve cuidados técnicos específicos para oferecer um bom serviço desde seu primeiro dia de operação. Por reconhecer a importância estratégica desse momento, Brasília, por meio da DFTrans, promove – em conjunto com a EMBARQ Brasil e o apoio da FedEx – o QualiÔnibus - Dia Um de Operação. Durante essa semana (7 a 11/4), secretarias envolvidas e operadores passam por treinamentos e avaliações técnicas focadas nos primeiros dias do BRT.

Mais qualidade para o transporte por ônibus
Tema foi destaque do Seminário SincroBUS em Florianópolis
Publicado em Apr 4 2014

Lindau durante apresentação, na UFSC. (Foto: Zapta)

Os brasileiros clamaram, nas manifestações do último ano, por mais qualidade e eficiência no transporte coletivo das nossas cidades. Algumas alternativas inteligentes passam pelo aprimoramento de sistemas que utilizam o modal mais popular do país: o ônibus. Durante o seminário SincroBUS – Sistema de Informação e Controle em Tempo Real de Ônibus Urbanos, realizado nesta quarta-feira (03/04) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o assunto foi abordado por especialistas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentou características e benefícios do sistema BHLS (Bus with High Level of Service) a um público de 120 participantes formado por estudantes, pesquisadores, técnicos municipais, operadores e empresários do setor.

Expresso DF Sul começa a operar em fase de testes
Viagens serão realizadas das 11h às 14h do Gama ao Plano Piloto sem cobrança de passagens
Publicado em Apr 2 2014

Expresso DF em operação branca. (Foto: Mary Leal/GDF)

O Distrito Federal dá mais um passo para consolidar o novo modelo de transporte público. Nesta quarta-feira (02/04), o trecho do Expresso DF Sul que liga o Gama ao Plano Piloto começa a funcionar de forma experimental. O novo sistema reduzirá o tempo de viagem de 90 para 40 minutos.

EMBARQ Brasil no 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo
Evento é voltado à informação para profissionais de imprensa
Publicado em Mar 24 2014

Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil, em apresentação aos jornalistas. (Foto: Matheus Fernandes)

Foi realizado, no último sábado (22/03), o 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o encontro debateu, entre outros assuntos, os rumos da mobilidade urbana e envolveu profissionais e estudantes de Comunicação nas questões relacionadas ao transporte público, principalmente na parte do planejamento. A diretora de Projetos & Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, participou da roda de debate técnico ao lado de Clarisse Linke, diretora do ITDP, com mediação do jornalista André Mags, da Zero Hora.

Segurança para o TransCarioca
EMBARQ Brasil realiza análise de segurança viária no segundo corredor BRT do Rio
Publicado em Mar 18 2014

Análise verificou aspectos de segurança e mapeou riscos no TransCarioca (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O corredor TransCarioca recebeu pela segunda vez uma análise de segurança viária realizada pela equipe da EMBARQ Brasil. Em período de pré-inauguração, o segundo corredor BRT a entrar em operação no Rio de Janeiro foi vistoriado a fim de que, na reta final, potenciais riscos em relação à segurança viária sejam identificados e evitados.

BRT de Londrina à vista
Anúncio oficial deve ocorrer ainda esta semana
Publicado em Mar 12 2014

(Foto: 4beat)
Com 537.000 habitantes, a segunda cidade mais populosa do Paraná, Londrina, deve assinar, na próxima quinta-feira (13/03), o convênio do PAC 2 para a liberação do financiamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit). O tema, antes tratado com cautela pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) e pelo prefeito Alexandre Kireeff, começa a ganhar corpo com a divulgação de detalhes sobre os dois corredores que cortarão a cidade, a Linha Verde, sentido norte-sul, e a Linha Amarela, leste-oeste.

BRT MOVE supera carro em cinco vezes
Quem opta pelo sistema BRT de Belo Horizonte ganha mais tempo
Publicado em Mar 10 2014

Ônibus do MOVE livres do trânsito em BH. (Foto: Flavio Tavares / Hoje em Dia)

A primeira fase do MOVE, sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte, teve início neste sábado, 8 de março. No primeiro dia útil de operações, o modal demonstra que chegou para impactar significativamente a vida da população. Uma equipe de reportagem local percorreu, ao mesmo tempo, o trajeto do MOVE Cristiano Machado de BRT e de carro e comprovou: o MOVE é cinco vezes mais rápido.

BRT MOVE: a caminho do sucesso
Belo Horizonte inicia a operação de seu primeiro BRT
Publicado em Mar 8 2014

MOVE: mais qualidade no transporte coletivo em BH. (Foto: EMBARQ Brasil)

A população de Belo Horizonte ganha hoje uma nova forma de se locomover na cidade. É o MOVE, sistema BRT – Bus Rapid Transit da capital mineira que deu início à sua primeira fase de operações com o MOVE Cristiano Machado. “Estamos começando uma importante transformação para a estrutura de mobilidade urbana em Belo Horizonte. O MOVE, que contou com o apoio da EMBARQ Brasil, representa mais qualidade, conforto e rapidez no transporte público”, celebrou o prefeito Marcio Lacerda.

BRTs de Brasília e Rio são destaques do Governo Federal
Site do PAC mostra benefícios dos sistemas
Publicado em Mar 7 2014

BRT Transoeste tem aprovação de 93% da população. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A capital federal, Brasília, e o Rio de Janeiro, uma das cidades mais visitadas do mundo, estão dando exemplo em busca de mais qualidade de vida à população. As duas capitais vivem um momento decisivo para a mobilidade urbana, com a implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de grandes demandas. Os projetos estão sendo viabilizados com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.