BRT
Publicado em Oct 16 2014

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminar no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

Tópicos:
Como evitar mais mortes no trânsito?
Especialistas trocam experiências em treinamento de segurança viária no Rio
Publicado em Oct 9 2014
Curso acontece no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasi)l

Todo ano, cerca de 1,24 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito - só no Brasil, são mais de 44 mil. As estatísticas superam as de muitas guerras e motivam especialistas a buscarem soluções eficazes. Ao longo desta semana (6 a 10), técnicos e acadêmicos do Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia e Estados Unidos estão reunidos, no Rio de Janeiro, para trocar experiências no Treinamento de Segurança Viária, organizado por EMBARQ, PTV Group e Newcastle University.

BRT Transcarioca em operação completa
No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema
Publicado em Oct 1 2014

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Projeto Transoceânica tem obras autorizadas em Niterói, RJ
BHLS vai beneficiar cerca de 146 mil pessoas por dia
Publicado em Sep 25 2014

Contrato é assinado pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

As obras de construção do BHLS Transoceânica, sistema viário que irá ligar a Zona Sul de Niterói com a Região Oceânica da cidade, foram oficializadas em uma cerimônia, nesta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O transporte é o primeiro a ser implantado na América do Sul, e utiliza uma tecnologia superior ao corredor expresso de ônibus BRT.

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Nova fase para o BRT MOVE
Sistema contará com 8 novas linhas
Publicado em Aug 15 2014

Mais uma etapa do sistema BRT de Belo Horizonte inicia operção. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A partir deeste sábado (16/08), tem início a nova fase do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte. O MOVE, em operação desde o último mês de abril, incorpora oito novas linhas às estações de integração Venda Nova e Vilarinho, no corredor Antônio Carlos. Com a novidade, 177 veículos das linhas extintas ou que migraram para o sistema deixam de circular no tráfego misto, beneficiando os usuários com ônibus confortáveis e ágeis em decorrência da via dedicada ao modal.

Emissão de CO2 por veículos particulares aumenta 25% em três anos
Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes
Publicado em Aug 11 2014
Foto: Emma Jespersen/Flickr

Artigo publicado na Revista NTU Urbano, Mai/Jun 2014.

Emissão de CO2 por veículos particulares aumenta 25% em três anos
Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes
D e acordo com a mais recente edição do Inventário Nacional de Emissões por Veículos, divulgado em junho pelo Ministério do Meio Ambiente, os automóveis de passeio foram responsáveis por 38% do dióxido de carbono (CO2) jogado no ar em todo o País em 2012. Isso revela um aumento de 25% em relação a 2009, quando houve a primeira edição do inventário, e de 52% na comparação com 2002.

Publicado em Jul 17 2014

Foto: Diário de Pernambuco

Mais uma capital Brasil embarca nos benefícios do BRT (Bus Rapid Transit). Recife (PE) inaugurou, nesta quarta-feira (16), a linha Norte/Sul de seu novo sistema rápido de ônibus que contará com 21,7 km exclusivos. Em fase inicial de operação, a linha circula em modo semi-expresso com os ônibus de alta capacidade na região metropolitana da capital pernambucana.

Reunião discute o Plano de Mobilidade de Santa Maria
Com a verba do PAC da Mobilidade, cidade planeja construir um sistema BRT
Publicado em Jul 15 2014

Maior cidade da região central do RS, Santa Maria quer mais qualidade para o transporte coletivo (Foto: Maurício Fanfa/Flickr)

Santa Maria avança em direção ao BRT (Bus Rapid Transit). Nesta segunda-feira (14), uma equipe da EMBARQ Brasil reuniu-se com o prefeito Cezar Augusto Schirmer e técnicos da prefeitura para debater o Plano de Mobilidade e alinhar o projeto a ser desenvolvido com a verba do PAC Mobilidade Urbana.

Publicado em Jul 7 2014

Sistema BRT em Curitiba. Número de corredores pelo mundo é de 363 em 180 cidades, aponta o BRTdata.org. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O BRTData.org , banco de dados global dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e faixas de ônibus no mundo, acaba de ser atualizado e reflete o engajamento das cidades pelo mundo em prover sistemas de transporte de massa de alta capacidade. Chega a 180 o número de municípios que contam com as vias dedicadas para ônibus, 12 a mais do que na última atualização. Com isso, há um total de 4,668 km de corredores que beneficiam mais de 31 milhões de pessoas por dia.