BRT
Transforming Transportation 2015: lance sua ideia!
Inscrições abertas para propostas inovadoras em mobilidade e desenvolvimento urbano sustentáveis
Publicado em Nov 11 2014

Foto: Onny Carr/Flickr

Como parte do Transforming Transportation 2015, a EMBARQ e o Banco Mundial estão convidando mentes inovadoras para se juntar à agenda da conferência e apresentar ideias que fomentem o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes. As exposições serão no formato PechaKucha – total de 20 slides que mudam a cada 20 segundos – e são uma oportunidade ideal para jovens pesquisadores, urbanistas, engenheiros de transporte, e pensadores inovadores do ambiente urbano para compartilhar suas visões únicas.

No horizonte: 10 anos de EMBARQ Brasil
Anúncio das atividades foi feito no 16º Etransport no Rio
Publicado em Nov 7 2014

Atividades envolverão prefeitos de diversas partes do mundo. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Em 2015, a EMBARQ Brasil completa uma década de atuação, trabalhando com as cidades brasileiras para tornar realidade o transporte sustentável. Nesta sexta-feira (7), Daniely Votto, gerente de Relações Estratégicas, anunciou oficialmente as atividades que vão compor esse ano emblemático para o centro no país. O anúncio foi feito no último dia de programação do 16º Etransport, no Rio de Janeiro, o maior evento dedicado à mobilidade em nível nacional.

Excelência nos sistemas BRT
Especialistas apontam caminhos para qualificação do serviço
Publicado em Nov 7 2014

Painelistas dessa manhã no Etransport. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A rápida ascensão do nível de motorização nas cidades mira para um horizonte de mais congestionamentos, poluição do ar e baixa produtividade. Cientes da necessidade de frear esse crescimento tóxico à vida urbana, diversas cidades europeias apostam na qualidade de serviço para fazer com que mais pessoas deixem seus carros e passem a usar o transporte coletivo. Desenvolveu-se, assim, o BHLS - Bus with High Level of Service, conceito apresentado na manhã desta sexta-feira (7) por Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, durante o último dia do 16º Etransport, no Rio de Janeiro.

Segurança viária é destaque do 1º dia de Etransport
Evento vai até sexta-feira no Rio
Publicado em Nov 5 2014

Foram recomendadas ações para mitigar acidentes. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O índice de mortes da cidade do Rio de Janeiro – 15 por 100 mil habitantes – alerta para soluções imediatas. A escolha da Fetranspor em abrir o maior encontro de mobilidade urbana do país, o Etransport, com o tema da segurança viária indica que o Rio de Janeiro e a vida não podem mais esperar. Com apoio da EMBARQ Brasil, o evento iniciou nessa quarta e vai até sexta-feira (7), no Riocentro, com a expectativa de um público de 12 mil pessoas.

Desafios da mobilidade urbana
Por Lélis Marcos Teixeira
Publicado em Nov 4 2014

A realidade da Rua Primeiro de Março, no centro do Rio. BRT modificará o panorama atual, destinando vias exclusivas ao transporte coletivo. (Foto: O Dia)

A União Internacional de Transporte Público (UITP), maior organização global dedicada a este setor de atividades, realizou recentemente um estudo mostrando que as cidades no mundo inteiro ainda se ressentem de uma melhor estrutura para lidar com os desafios de uma mobilidade urbana sustentável. A entidade deu início há cinco anos a uma estratégia para dobrar até 2025 a participação de mercado do transporte público em todo o mundo, e recomenda uma série de ações, envolvendo investimentos em infraestrutura, integração em rede e comprometimento político.

BRT Transcarioca já transporta 216 mil passageiros por dia
Prefeitura do Rio divulgou dados atualizados
Publicado em Nov 3 2014

Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. (Foto: Blog do Planalto)

O primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, o BRT Transcarioca atingiu, na última semana, a marca de 216 mil passageiros transportados por dia. O corredor expresso de ônibus, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), já reduziu em 60% o tempo de viagem naquele trecho.

Publicado em Oct 16 2014

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminar no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

Tópicos:
Como evitar mais mortes no trânsito?
Especialistas trocam experiências em treinamento de segurança viária no Rio
Publicado em Oct 9 2014
Curso acontece no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasi)l

Todo ano, cerca de 1,24 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito - só no Brasil, são mais de 44 mil. As estatísticas superam as de muitas guerras e motivam especialistas a buscarem soluções eficazes. Ao longo desta semana (6 a 10), técnicos e acadêmicos do Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia e Estados Unidos estão reunidos, no Rio de Janeiro, para trocar experiências no Treinamento de Segurança Viária, organizado por EMBARQ, PTV Group e Newcastle University.

BRT Transcarioca em operação completa
No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema
Publicado em Oct 1 2014

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Projeto Transoceânica tem obras autorizadas em Niterói, RJ
BHLS vai beneficiar cerca de 146 mil pessoas por dia
Publicado em Sep 25 2014

Contrato é assinado pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

As obras de construção do BHLS Transoceânica, sistema viário que irá ligar a Zona Sul de Niterói com a Região Oceânica da cidade, foram oficializadas em uma cerimônia, nesta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O transporte é o primeiro a ser implantado na América do Sul, e utiliza uma tecnologia superior ao corredor expresso de ônibus BRT.