Ônibus
Seminário Nacional NTU debate demanda social pelo transporte urbano
EMBARQ Brasil participou de painel sobre sistemas BRT
Publicado em Aug 28 2014

Autoridades, operadores e especialistas debatem o transporte coletivo brasileiro na edição de 2014 do Seminário Nacional NTU. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi debatedor de painel sobre BRT (Bus Rapid Transit). Foto por NTU/Flickr.

Brasília sedia, nessa quarta e quinta-feira (27 e 28), o Seminário Nacional NTU 2014, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Esta edição do evento traz em pauta um assunto que entrou definitivamente na agenda dos municípios brasileiros: as demandas sociais sobre o transporte público urbano. Durante dois dias, gestores públicos, especialistas, operadores de serviços de transporte e sociedade civil, incluindo o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, estão reunidos para analisar e debater todas as angulações sobre o tema, cada vez mais pertinente às nossas cidades. O grande objetivo é analisar iniciativas e propor soluções para elevar o transporte coletivo brasileiro a um novo patamar.

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Prioridade ao ônibus em Botafogo
Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro
Publicado em Aug 5 2014

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

Publicado em Jul 31 2014

Veículos são identificados com adesivos. (Foto: Matheus Tagé)

Um transporte público de qualidade contempla as necessidades de seus usuários. Uma delas, que vem crescendo ano a ano, é a conexão móvel. Nesse quesito, Santos (SP) está na frente de grandes cidades do país. No final de julho, tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% da frota de ônibus com acesso gratuito à internet. Todos os veículos, incluindo os trólebus, possuem rede aberta com sinal wi-fi.

Publicado em Jul 30 2014

Foto: Prefeitura SJC / Antônio Basílio

Do total de viagens realizadas em transporte coletivo (18,2 bilhões) nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, 70% delas aconteceram em ônibus municipais no ano de 2012. Estes e outros dados estão no relatório do SIM – Sistema de Mobilidade Urbana da ANTP, lançado essa semana.

Curitiba terá novas faixas de ônibus
Urbs anuncia 6 km de novas faixas de priorização ao transporte coletivo
Publicado em Jul 23 2014

Faixa diminuiu em 30% tempo de viagem na XV de Novembro. (Foto: Felipe Rosa)

Considerada a capital brasileira com maior frota de veículos por habitante (1,8 habitante para cada carro), Curitiba busca alternativas para seu trânsito. Mais três vias devem receber faixas exclusivas para os ônibus até o final do ano. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen receberão 2 km de faixas cada uma.

Os ônibus na linha de frente dos sistemas de transporte coletivo
Modal foi destaque durante painel em Brasília
Publicado em Oct 10 2013

Mesa de debate durante o congresso em Brasília. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Os ônibus estão no DNA dos sistemas de transporte coletivo no Brasil, mas o serviço, de modo geral, ainda não atinge as expectativas da população. Durante o painel “BRTs – a nova geração de corredores”, ocorrido nesta quinta-feira (10/10) no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, especialistas apontaram caminhos possíveis para mudar este panorama e tornar o serviço de ônibus mais eficiente e atrativo.

Cerca de 170 pessoas acompanharam a mesa de debates, composta pelo diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau; Ana Odila de Paiva Souza, diretora de Planejamento da SPTrans, e Daniel Couto, diretor de Transportes da BHTrans. A mediação foi feita por Claudio de Senna Frederico, presidente da CT de Ônibus da ANTP.

BRTData atualizado
São mais de 300 corredores de ônibus catalogados
Publicado em Oct 2 2013

ViveBus em Chihuahua, México. (Divulgação)

Já são 305 os corredores dedicados ao ônibus no mundo inteiro. A informação está na última atualização do BRTdata.org, site que reúne dados detalhados sobre os sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e faixas de ônibus. Presentes em 163 cidades em 38 países, as faixas que dão prioridade ao ônibus somam um total de 4.256 km.

Mobilidade é desafio para prefeitos
Tema foi discutido durante II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
Publicado em Apr 25 2013

Sala de debates, em Brasília. (Foto: Divulgação)

Essencial para o desenvolvimento das cidades, a mobilidade foi uma das pautas centrais do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido entre terça e quinta-feira (23 a 25/04), em Brasília. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, o evento reuniu prefeitos e secretários municipais de todo Brasil com o objetivo de discutir formas viáveis para aliar progresso à sustentabilidade em nível local.

Publicado em Mar 25 2013

Motorista do BRT Transoeste, Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Após passar por São Paulo e Belo Horizonte, dando sequência ao projeto Segurança Primeiro, a equipe da EMBARQ Brasil visitou mais duas metrópoles, na última semana: Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo técnico esteve com representantes da URBS e empresas responsáveis pela operação do BRT em Curitiba para conhecer as ações de prevenção a acidentes com transporte público. Também no Rio de Janeiro houve visitas a garagens de operadores, além de entrevistas com diretores da Universidade Corporativa do Transporte, da Fetranspor, e com responsáveis pelo BRT Transoeste.