Curitiba
Curitiba terá novas faixas de ônibus
Urbs anuncia 6 km de novas faixas de priorização ao transporte coletivo
Publicado em Jul 23 2014

Faixa diminuiu em 30% tempo de viagem na XV de Novembro. (Foto: Felipe Rosa)

Considerada a capital brasileira com maior frota de veículos por habitante (1,8 habitante para cada carro), Curitiba busca alternativas para seu trânsito. Mais três vias devem receber faixas exclusivas para os ônibus até o final do ano. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen receberão 2 km de faixas cada uma.

Publicado em Jun 10 2014

Lerner. (Foto: OAB/PR)

A OAB Paraná recebeu na noite desta terça-feira (10) o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, convidado para abrir o ciclo de palestras do projeto “Direitos Humanos: Diálogos com a Sociedade”, abordando o tema da mobilidade urbana. Ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e personalidade mundialmente reconhecida pelos seus projetos urbanísticos, Lerner apresentou sua visão de como as grandes cidades podem resolver os problemas de trânsito e mobilidade, considerado por ele um dos três grandes desafios da atualidade, ao lado da sustentabilidade e da sociodiversidade.

SOLUTIONS: definidas cidades parceiras para soluções em desenvolvimento urbano
Duas cidades brasileiras, Curitiba e Belo Horizonte, integram o projeto, que conta com o apoio da EMBARQ Brasil
Publicado em Apr 29 2014

Parceiros do SOLUTIONS reunidos em Barcelona. O encontro definiu cidades que trabalharão em cooperação. (Foto: divulgação/SOLUTIONS)

Soluções urbanas começam a ganhar forma a partir de agora para as dez cidades integrantes do Projeto SOLUTIONS. Na última semana, o workshop “Promovendo soluções sustentáveis para a mobilidade urbana” marcou a primeira fase de ação da iniciativa. O encontro reuniu, em Barcelona, organizações parceiras, incluindo membros da rede EMBARQ, e representantes das cidades da Europa, Ásia, América Latina e Região do Mediterrâneo. O objetivo foi mapear melhores práticas e grandes desafios de cada cidade, reunindo-as em cinco duplas para que trabalhem em conjunto nos aspectos identificados como prioritários na atividade.

CICI 2014 divulga melhores ideias
Concurso reuniu projetos inovadores para as cidades
Publicado em Apr 22 2014

(Foto: NYCDOT)

A Conferência Internacional Cidades Inovadoras (CICI) propôs um concurso do qual centenas de pessoas participaram, compartilhando ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O "Festival de Ideias" divulgou, essa semana, as 21 selecionadas. Os autores das soluções terão a chance de apresentá-las na conferência, a profissionais do mundo todo e contarão com especialistas no assunto como mentores.

Curitiba: apresentados resultados de Pesquisa de Satisfação
Estudo avaliou percepção dos usuários do transporte coletivo por ônibus
Publicado em Mar 27 2014

Cristina Albuquerque mostrou principais índices do estudo. (Foto: EMBARQ Brasil)

Quando 61% dos usuários de ônibus acreditam que o serviço vai melhorar nos próximos anos, é indício de que a cidade está no caminho certo. O otimismo vem dos usuários de transporte coletivo por ônibus de Curitiba (PR) que foram ouvidos na recente aplicação da QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação, realizada pela EMBARQ Brasil, em parceria com URBS e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais resultados do estudo foram apresentados pelos especialistas da EMBARQ Brasil, nesta quinta-feira (27/03), durante a 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, na capital paranaense.

Capacitação para os planos de mobilidade urbana
Curitiba sedia 6ª edição de seminário do Ministério das Cidades
Publicado em Mar 11 2014

(Foto: Wagner Liczbinski)

Cerca de 80 gestores públicos e técnicos municipais se reuniram em Curitiba, nesta terça-feira (11/03), durante o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana. O evento tem como objetivo subsidiar os municípios com conhecimentos técnicos para a elaboração de seus planos e é promovido pelo Ministério das Cidades com apoio técnico da EMBARQ Brasil.

CICI 2014 busca ideias inovadoras
Evento vai apoiar melhores soluções
Publicado em Mar 6 2014

Jardim Botânico de Curitiba, cidade que recebe CICI 2014.

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2014) lançou um desafio a quem tem ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Por meio do Festival de Ideias, o CICI vai selecionar e apoiar as melhores soluções dentro de sete eixos: Mobilidade Urbana, Viver a Cidade, Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo, Eficiência e um tema livre.

Programa SOLUTIONS divulga lista de cidades selecionadas
Brasil tem representantes nas três categorias
Publicado em Dez 3 2013

Curitiba-PR: cidade foi selecionada para participar do projeto na categoria leading cities
(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O SOLUTIONS divulgou a lista de cidades que participarão das atividades do projeto. Entre as selecionadas, estão as brasileiras Curitiba, Belo Horizonte e São José dos Campos.

Missão Russa: percepções finais
Workshop encerrou atividades da comitiva no Brasil
Publicado em Aug 12 2013

Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil.

Missão Russa ao BRT paulistano
Grupo se reúne com especialistas e conhece Expresso Tiradentes
Publicado em Aug 6 2013

Corredor BRT totalmente segregado do tráfego.

No segundo dia de visitas em São Paulo, na manhã desta terça-feira (06/07), a delegação do Governo Russo que visita o Brasil teve um panorama sobre a forte cultura do automóvel presente na capital paulista - onde já existem 7,5 carros particulares em circulação – e pode conhecer mais sobre os sistemas de transporte público sobre rodas da capital paulista. O grupo foi recebido pelo Chefe de Gabinete da SPTrans, Ciro Biderman, e depois seguiu para uma reunião com os consultores e especialistas em transportes da Logit, Paulo Custódio e Wagner Colombini. A tarde foi reservada para o grupo conhecer e explorar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o Expresso Tiradentes.