Curitiba
Curitiba: apresentados resultados de Pesquisa de Satisfação
Estudo avaliou percepção dos usuários do transporte coletivo por ônibus
Publicado em Mar 27 2014

Cristina Albuquerque mostrou principais índices do estudo. (Foto: EMBARQ Brasil)

Quando 61% dos usuários de ônibus acreditam que o serviço vai melhorar nos próximos anos, é indício de que a cidade está no caminho certo. O otimismo vem dos usuários de transporte coletivo por ônibus de Curitiba (PR) que foram ouvidos na recente aplicação da QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação, realizada pela EMBARQ Brasil, em parceria com URBS e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais resultados do estudo foram apresentados pelos especialistas da EMBARQ Brasil, nesta quinta-feira (27/03), durante a 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, na capital paranaense.

Capacitação para os planos de mobilidade urbana
Curitiba sedia 6ª edição de seminário do Ministério das Cidades
Publicado em Mar 11 2014

(Foto: Wagner Liczbinski)

Cerca de 80 gestores públicos e técnicos municipais se reuniram em Curitiba, nesta terça-feira (11/03), durante o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana. O evento tem como objetivo subsidiar os municípios com conhecimentos técnicos para a elaboração de seus planos e é promovido pelo Ministério das Cidades com apoio técnico da EMBARQ Brasil.

CICI 2014 busca ideias inovadoras
Evento vai apoiar melhores soluções
Publicado em Mar 6 2014

Jardim Botânico de Curitiba, cidade que recebe CICI 2014.

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2014) lançou um desafio a quem tem ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Por meio do Festival de Ideias, o CICI vai selecionar e apoiar as melhores soluções dentro de sete eixos: Mobilidade Urbana, Viver a Cidade, Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo, Eficiência e um tema livre.

Programa SOLUTIONS divulga lista de cidades selecionadas
Brasil tem representantes nas três categorias
Publicado em Dez 3 2013

Curitiba-PR: cidade foi selecionada para participar do projeto na categoria leading cities
(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O SOLUTIONS divulgou a lista de cidades que participarão das atividades do projeto. Entre as selecionadas, estão as brasileiras Curitiba, Belo Horizonte e São José dos Campos.

Missão Russa: percepções finais
Workshop encerrou atividades da comitiva no Brasil
Publicado em Aug 12 2013

Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil.

Missão Russa ao BRT paulistano
Grupo se reúne com especialistas e conhece Expresso Tiradentes
Publicado em Aug 6 2013

Corredor BRT totalmente segregado do tráfego.

No segundo dia de visitas em São Paulo, na manhã desta terça-feira (06/07), a delegação do Governo Russo que visita o Brasil teve um panorama sobre a forte cultura do automóvel presente na capital paulista - onde já existem 7,5 carros particulares em circulação – e pode conhecer mais sobre os sistemas de transporte público sobre rodas da capital paulista. O grupo foi recebido pelo Chefe de Gabinete da SPTrans, Ciro Biderman, e depois seguiu para uma reunião com os consultores e especialistas em transportes da Logit, Paulo Custódio e Wagner Colombini. A tarde foi reservada para o grupo conhecer e explorar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o Expresso Tiradentes.

Governo Russo conhecerá boas práticas de mobilidade do Brasil
Grupo passa por São Paulo, Curitiba e Rio
Publicado em Aug 5 2013

Expresso Tiradentes, em São Paulo, é um dos sistemas visitados. (Foto: Prefeitura SP)

Assim como o Brasil, a Rússia se prepara para receber grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de inverno de 2014 e a Copa do Mundo de 2018. Com o objetivo de buscar inspiração e aprofundar conhecimentos técnicos para seus projetos de mobilidade, uma comitiva russa visita, esta semana (05 a 12), três capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo que compõe a missão – realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil –é formado por representantes do Ministério de Transportes da Rússia, vice-prefeitos, pesquisadores e outros envolvidos com projetos de transporte ligados a megaeventos esportivos.

Satisfação dos usuários do sistema BRT
EMBARQ Brasil desenvolve projeto de pesquisa para medir a satisfação dos passageiros
Publicado em Jun 25 2013
Corredor BRT em Curitiba (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A fim de determinar o nível de satisfação dos usuários de sistemas de ônibus, especialmente do BRT (Bus Rapid Transit), a EMBARQ Brasil e a SIBRT estão desenvolvendo uma pesquisa de satisfação para ser aplicada em cidades com o objetivo de entender melhor os clientes do transporte coletivo.

Publicado em Mar 25 2013

Motorista do BRT Transoeste, Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Após passar por São Paulo e Belo Horizonte, dando sequência ao projeto Segurança Primeiro, a equipe da EMBARQ Brasil visitou mais duas metrópoles, na última semana: Curitiba e Rio de Janeiro. O grupo técnico esteve com representantes da URBS e empresas responsáveis pela operação do BRT em Curitiba para conhecer as ações de prevenção a acidentes com transporte público. Também no Rio de Janeiro houve visitas a garagens de operadores, além de entrevistas com diretores da Universidade Corporativa do Transporte, da Fetranspor, e com responsáveis pelo BRT Transoeste.

Mobilidade à vista
Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014
Publicado em Feb 27 2013

Do projeto abstrato às pis­tas concretas. Após qua­tro anos do lançamento do Programa de Acelera­ção do Crescimento “PAC Copa do Mundo”, é assim que, em breve, sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna, efi­ciente e sustentável mobilidade ur­bana tão sonhada pelos brasileiros.