United States
Estudos da EMBARQ servirão de base para BID
Projetos de transporte sustentável passam por avaliação do banco
Publicado em Apr 1 2014

Camada de poluição em São Paulo, Brasil. (Foto: Atitude Eco)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é um dos oito bancos multilaterais que fazem parte do acordo para fomentar o investimento em sistemas de transporte sustentável por meio de um fundo de US$ 175 bilhões. Na última semana, o Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE, sigla em inglês) do BID anunciou a utilização de dois estudos da EMBARQ para nortear o portfólio de projetos selecionados. São eles: “Transport readiness for climate finance” e “The Trillion Dollar Question: Tracking Public and Private Investment in Transport”, lançados no final de 2013 e início deste ano, respectivamente.

Publicado em Feb 4 2014

Bloomberg e o secretário-geral Ban Ki-moon. (Foto: ONU)

O ex-prefeito de Nova York e líder global Michael Bloomberg foi nomeado, na última sexta-feira (31/01), enviado Especial para Cidades e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas. Nesta posição, Bloomberg apoiará o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a mobilizar ações para combater as mudanças climáticas nas cidades.

Publicado em Feb 3 2014

Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

O Brasil em foco no Transforming Transportation
Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.
Publicado em Jan 20 2014

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Pesquisa da EMBARQ conquista Prêmio Fred Burggraf
Equipe de Veículos e Combustíveis recebeu honra em Washington DC, EUA
Publicado em Jan 14 2014

Especialistas da EMBARQ recebem o prêmio no TRB 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Na noite desta segunda-feira (13/02), os especialistas da EMBARQ, autores do paper “Meta-Analysis of Transit Bus Exhaust Emissions”, receberam oficialmente o Prêmio Fred Burggraf, durante o 93º Transportation Research Board (TRB), em Washington D.C., Estados Unidos. A engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil, Magdala Arioli, é uma das autoras do artigo vencedor e recebeu a premiação na capital norte-americana.

TRB inicia em Washington D.C.
93ª edição do evento reúne 12 mil pesquisadores
Publicado em Jan 13 2014

Iniciou, neste domingo (12), o 93º Transportation Research Board (TRB), em Washington, D.C. (EUA), que reúne cerca de 12 mil profissionais do setor de transportes de todo o mundo até a próxima quinta-feira (16). No total, são 4.500 apresentações em 800 sessões e workshops realizados com a presença de tomadores de decisão, gestores públicos, representantes de governo, indústria, instituições acadêmicas e administradores do setor.

Transforming Transportation 2014: Cidades Melhores, Empresas Melhores
O que será necessário para manter as pessoas em movimento nas cidades de amanhã?
Publicado em Jan 9 2014

WASHINGTON D.C., EUA – Líderes de cidades e empresas do mundo todo se reúnem na sede do Banco Mundial, em Washington DC, para um fórum global sobre o crescente potencial da mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento. O 11º Transforming Transportation é co-organizado pelo Banco Mundial e EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do World Resources Institute, na quinta-feira e sexta-feira (16 e 17 de janeiro), entre 9h e 17h, horário local.

Transportation Research Board 2014
Evento reúne pesquisadores e especialistas em Washington DC
Publicado em Jan 8 2014

O 93º Transportation Research Board (TRB) reúne, em Washington, D.C. (EUA), cerca de 12 mil profissionais do setor de transportes de todo o mundo, a partir de domingo (12) até quinta-feira (16). Estão previstas mais de 4.500 apresentações em 800 sessões e workshops realizados com a presença de tomadores de decisão, gestores públicos, representantes de governo, indústria, instituições acadêmicas e administradores do setor.

Inscrições abertas para jovens pesquisadores
Painel inovador terá sua primeira edição no Transforming Transportation 2014
Publicado em Jan 6 2014

Sessão apresentará ideias inovadoras em transporte em países em desenvolvimento, como Burkina Faso. (Foto: Ollivier Girard/CIFOR)

Você é apaixonado por transporte sustentável? Quer compartilhar suas ideias sobre os desafios e as soluções de transporte de sua cidade? Gostaria de apresentar a sua tese, relatório técnico, ou um resumo de pesquisa em andamento para um público amplo e diversificado? A sessão “Future Leaders in Sustainable Transportation” do Transforming Transportation 2014 (#TTDC14) está com inscrições abertas para palestrantes que queiram compartilhar ideias inovadoras com os mais de 500 participantes já registrados no evento. O TT ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, em Washington, DC (EUA).

O exemplo de Nova York
Cidade reduziu em 40% o número de mortes no trânsito
Publicado em Dez 19 2013

Bloomberg no lançamento do sistema de bike-sharing de NYC.

Desde o início de seu mandato, em 2001, Michael Bloomberg assumiu um compromisso direto com Nova York: melhorar a qualidade de vida das pessoas que circulam pelas ruas da cidade. O ex-prefeito, que deixou o cargo no último mês, mostrou que é possível transformar a realidade de uma cidade global por meio de políticas e ações efetivas direcionadas a mobilidade, bem-estar e segurança da população. Os resultados e os números, 12 anos depois, comprovam a eficácia das iniciativas.