Mexico
SOLUTIONS reúne cidades do Brasil, Hungria e México em oficina
Objetivo foi disseminar boas práticas em questões urbanas. EMBARQ Brasil e Belo Horizonte participaram da atividade
Publicado em Oct 21 2014

(Foto: EMBARQ México)

O X Congresso Internacional de Cidades e Transportes, realizado pela EMBARQ México na última semana, deu espaço à oficina do projeto SOLUTIONS, que promove soluções em mobilidade urbana sustentável em diversas cidades pelo mundo. O workshop, realizado na quinta-feira (16), reuniu representantes de Belo Horizonte (Brasil), Leon (México) e Budapeste (Hungria), as quais já integram a iniciativa, e cerca dez cidades mexicanas convidadas. A oficina deliberou sobre três temas: transporte público, bike-sharing e logística urbana. A EMBARQ Brasil, parceira do SOLUTIONS, também participou da atividade.

Especialista da EMBARQ Brasil apresenta estudo em congresso internacional de Segurança Viária
Denise Chagas foi ao México para apresentar metodologia premiada
Publicado em Oct 2 2014

Foto: Marco Priego/EMBARQ México

O estudo Ferramentas para reconhecimento de fatores causais de acidentes de trânsito, de autoria de Denise Chagas, especialista em Segurança Viária da EMBARQ Brasil, foi apresentado, nesta terça-feira (30), durante o IX Congresso Iberoamericano de Segurança Viária, em Cancún no México. A pesquisa foi premiada, em junho passado, pelo Banco Internacional de Desenvolvido (BID), com publicação em livro do banco focado em segurança viária. A metodologia de coleta de dados utilizada é voltada ao contexto brasileiro, com base nas melhores práticas internacionais, cujos resultados podem ajudar a compreender os acidentes e evitar que mais mortes ocorram.

BRT do Rio apresentado no México
CITS 2013 encerrou nesta quarta-feira
Publicado em Oct 3 2013

Marta Obelheiro durante conferência. (Foto: CTS EMBARQ México)

A complexa rede BRT (Bus Rapid Transit) que está sendo implementada no Rio de Janeiro foi o foco da apresentação de Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, durante a tarde de encerramento do IX Congresso Internacional de Transporte Sustentável (CITS), na Cidade do México, nesta quarta-feira (02/10). A especialista mostrou os principais desafios para a implementação do sistema que vai atender a demanda para os megaeventos esportivos e transformar a mobilidade dos cariocas.

CITS 2013
Congresso ocorre até quarta-feira na Cidade do México
Publicado em Sep 30 2013

Iniciou, nesta segunda-feira (30/09), o IX Congresso Internacional de Transporte Sustentável (CITS), organizado pela EMBARQ México, que acontece anualmente, desde 2005, na Cidade do México. Esta edição tem como tema as Cidades Conectadas e reúne especialistas e pesquisadores que trabalham para melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano mundial. O evento ocorre até a próxima quarta-feira (02/10).

RUTA em operação
Puebla, no México, adota o BRT
Publicado em Apr 26 2013

Foto: La Primera de Puebla

Com o objetivo de fornecer um transporte público que atenda as pessoas de forma eficiente e seja atrativo na disputa com o automóvel, o governo de Puebla (México), cidade de 1,5 milhão de habitantes, optou por adotar sistemas BRT (Bus Rapid Transit) no município. A concepção do projeto foi realizada em parceria com a EMBARQ México.

Inscrições abertas: Programa de Capacitação para Líderes de Planejamento de Mobilidade Urbana
Banco Mundial e CTSEMBARQ México realizam curso em maio, na Cidade do México
Publicado em Jan 31 2013

O Banco Mundial e o CTSEMBARQ México convidam ao curso de capacitação "Construindo Líderes de Planejamento de Transporte Urbano", que oferece ferramentas para o planejamento sistemático da mobilidade integrada, gestão de corredores, alternativas de planejamento de transporte público, avaliação de alternativas, instituições e governança, financiamento e parcerias público-privadas; temas-chave que as cidades latino-americanas enfrentam.

Incoerência nas políticas de mobilidade
Os mais pobres pagam pelo congestionamento, diz especialista
Publicado em Oct 4 2012

Durante conferência no VIII Congresso Internacional de Transporte Sustentável, organizado pelo CTS EMBARQ México, na Cidade do México, Eduardo Alcântara de Vasconcellos falou sobre a incoerência em gestões públicas. O especialista em transportes e políticas públicas do Brasil afirmou que o atual panorama das cidades desfavorece os que menos contribuem para os problemas de mobilidade.

VIII Congresso Internacional de Transporte Sustentável
Evento acontece esta semana na Cidade do México
Publicado em Oct 1 2012

O congresso busca soluções para o futuro das cidades (Foto: Cíntia Freitas/EMBARQ Brasil)

Em uma era em que um dos maiores desafios para as cidades é gerir de forma eficiente e sustentável os deslocamentos urbanos, eventos como o Congresso Internacional de Transporte Sustentável se tornam fundamentais. Esta semana (01 a 04/10), representantes de diversos países estão reunidos na Cidade do México para discutir o futuro da mobilidade sustentável. Organizado pelo CTS-EMBARQ México e com a temática “Caminhando em direção ao futuro”, o congresso acontece simultaneamente a XIII Conferência Internacional do Caminhar e Viver, organizada pela Walk 21.

II Congresso "As Melhores Práticas SIBRT" - León 2012
Evento reuniu especialistas internacionais
Publicado em Maio 10 2012

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT realizou o II Congresso “As Melhores Práticas SIBRT na América Latina” em León de Guanajuato, México, nos dias 25 e 26 de abril. O evento teve 28 palestras de alta qualidade com enfoque em quatro temas com os quais a SIBRT está trabalhando atualmente: Políticas Públicas de Transporte Urbano Sustentável, Financiamento de Sistemas Integrados de Transporte, Segurança Viária em Sistemas de Ônibus Urbano e Qualidade do Serviço e Satisfação do Usuário/Imagem dos BRT (Bus Rapid Transit).

Publicado em Apr 30 2012

Dois grupos, 10 jornalistas representando os principais veículos de comunicação cariocas, especialistas em transporte e uma equipe operacional internacional formam o time que embarca no projeto Experiência BRT - Missão de Imprensa. Capitaneados pela EMBARQ Brasil, que organiza a viagem, dois grupos de jornalistas do Rio de Janeiro visitarão alguns dos melhores sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) das Américas entre os dias 30 de abril e 12 de maio. O projeto é patrocinado pela Fetranspor, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e ocorre às vésperas da inauguração do Transoeste, primeiro corredor BRT da cidade.