Notícias
Construindo para a resiliência
Especialistas do WRI conhecem ações e necessidades no Brasil
Publicado em Aug 22 2014

Foto: EMBARQ Brasil

Adaptar-se às mudanças climáticas é premissa para uma cidade reerguer-se após catástrofes e garantir qualidade de vida à sua população. Com foco nisso, especialistas do World Resources Institute (WRI) vieram ao Brasil conhecer projetos e necessidades da área, para identificar potenciais parcerias de atuação. O grupo visitou, ao longo de toda semana, Rio de Janeiro e Porto Alegre – únicas cidades brasileiras integrantes do Desafio 100 Cidades Resilientes, da Rockefeller Foundation – e Brasília. Na capital gaúcha, a equipe esteve acompanhada pela EMBARQ Brasil.

Salvador inaugura a nova orla da Barra
Espaço revitalizado é fechado aos carros e oferece conforto e acessibilidade aos pedestres
Publicado em Aug 22 2014

Nova orla da Barra, em Salvador: rua pacificada e ao nível do pedeste (Foto: Luis Antonio Lindau/EMBARQ Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (22), a capital baiana inaugura a nova orla da Barra, área que ao longo do último ano passou por um processo de revitalização para oferecer um ambiente mais agradável a moradores e turistas. Uma caminhada com a presença do prefeito ACM Neto e de outras autoridades locais, a partir das 16h, oficializa a inauguração, no trecho entre o Porto e o Farol.

Publicado em Aug 21 2014

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), um alinhamento estratégico para definir as etapas do projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit) dando continuidade ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura para discutir a importância da coordenação entre os novos projetos de transporte e o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, destacou a importância do plano de mobilidade nesse processo.

São José dos Campos realiza novo alinhamento estratégico do projeto BRT
EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)
Publicado em Aug 20 2014

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Lee Schipper Memorial Scolarship 2014 anuncia vencedores
Três anos após sua partida, o legado do Dr. Lee Schipper continua a inspirar
Publicado em Aug 20 2014

A bolsa é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Schipper, na foto acima, co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

A EMBARQ, programa de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, e a família Lee Schipper têm o prazer em anunciar que os jovens pesquisadores Erik Vergel-Tovar e Madeline Brozen são os ganhadores da Lee Schipper Memorial Scholarship 2014. A bolsa, concedida anualmente, vai possibilitá-los a contribuir com pesquisa de excelência para o avanço do transporte sustentável e da mobilidade urbana.

Tópicos:
Joinville promove oficina do Plano de Mobilidade
Encontro levantou problemas e possíveis soluções em mobilidade no município
Publicado em Aug 19 2014

Primeira oficina de participação social aconteceu no auditório Cau Hansen, em Joinville (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A Prefeitura de Joinville deverá concluir ainda este ano o seu plano de mobilidade (PlanMOB), atendendo aos requisitos da Lei Federal nº 12.587 e às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

Seminário apresenta modelos de concessão de transporte urbano por ônibus
Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Publicado em Aug 15 2014
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Nova fase para o BRT MOVE
Sistema contará com 8 novas linhas
Publicado em Aug 15 2014

Mais uma etapa do sistema BRT de Belo Horizonte inicia operção. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A partir deeste sábado (16/08), tem início a nova fase do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte. O MOVE, em operação desde o último mês de abril, incorpora oito novas linhas às estações de integração Venda Nova e Vilarinho, no corredor Antônio Carlos. Com a novidade, 177 veículos das linhas extintas ou que migraram para o sistema deixam de circular no tráfego misto, beneficiando os usuários com ônibus confortáveis e ágeis em decorrência da via dedicada ao modal.

Publicado em Aug 14 2014

Daniela Facchini, diretora da EMBARQ Brasil, e time de técnicos analisam etapas de elaboração do plano. (Foto: Andressa Machado/Prefeitura de Pelotas)

A prefeitura de Pelotas (RS) vem trabalhando para tornar seu Plano de Mobilidade Urbana realidade. Para isso, conta com apoio da EMBARQ Brasil, com quem se reuniu na última quinta-feira (14) juntamente com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) e o Observatório de Mobilidade Urbana de Pelota. O objetivo foi garantir o bom andamento da elaboração do plano, que deu seu passo inicial durante o workshop Do PAC ao Plano, conduzido pela EMBARQ Brasil na cidade.

Publicado em Aug 12 2014
Foto: Pandini / Agencia RBS

Joinville está atenta ao futuro de sua mobilidade. A cidade, que desenvolve o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está investindo em infraestrutura para pedestres e ciclistas e, em um futuro breve, deve contar com uma rede integrada de faixas de ônibus. Com os projetos e a segurança das pessoas em vista, a cidade recebe uma auditoria realizada pela EMBARQ Brasil, ao longo dessa semana.