Notícias
BRT Transcarioca em operação completa
No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema
Publicado em Oct 1 2014

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Lançada avaliação para qualificar projetos de mobilidade do PAC
Ministério das Cidades estabelece critérios técnicos para avaliação de projetos
Publicado em Sep 30 2014

70 técnicos dos Min. das Cidades e do Planejamento, e da CAIXA participaram do lançamento. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para auxiliar na qualificação das propostas, o Ministério das Cidades, com apoio técnico da EMBARQ Brasil, lançou, nesta segunda-feira (29) em Brasília, os Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana. A publicação servirá de guia para técnicos da CAIXA e do Ministério das Cidades responsáveis pela avaliação e monitoramento de projetos do PAC Mobilidade para unificar conceitos.

Bloomberg Philanthropies anuncia continuação de investimentos em segurança viária
A rede EMBARQ e a Bloomberg Philanthropies têm trabalhado juntas desde 2010 para promover a segurança viária e salvar vidas em cidades do Brasil, Índia, México e Turquia
Publicado em Sep 29 2014

A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje a continuação de seu programa global de segurança viária, wue apoia parceiros como a rede EMBARQ, para tornar as vias mais seguras e salvar vidas. (Foto: NYCDot/Flickr)

A Bloomberg Philanthropies, instituição do prefeito de Nova York por três mandatos e enviado especial das Nações Unidas para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, anunciou hoje uma nova fase da iniciativa global para a Segurança Viária, cujo objetivo é reduzir as fatalidades e ferimentos no trânsito globalmente. A Bloomberg Philanthropies tem apoiado o trabalho de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ, o programa de transporte sustentável do World Resources Institute (WRI), desde 2010.

A declaração a seguir é de Holger Dalkmann, diretor global em exercício para Cidades & Transportes, do WRI, e Diretor da rede EMBARQ .

“Estamos entusiasmados para testemunhar a nova fase do programa de segurança viária da Bloomberg Philanthropies, que pode salvar vidas e tornar as ruas mais segura para milhões de pessoas”, disse Dalkmann. “Nós aplaudimos o crescente foco em cidades de países de rendas baixa e média, onde o número crescente de veículos torna estas cidades essenciais para evitar mortes no trânsito. Nós vamos construir sobre nossa história de resultados de alto impacto, com o apoio da Bloomberg Philanthropies, para continuar implementando o transporte sustentável e soluções de design urbano que vão melhorar a saúde e a qualidade de vida nas cidades de economias emergentes".

Novos olhares sobre a economia da mobilidade urbana
Debate foi promovido no seminário A Nova Economia da Mobilidade, nessa sexta-feira, em São Paulo
Publicado em Sep 27 2014

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um time jovem, mas de currículo extenso, lançou novas perspectivas para oxigenar o debate em torno da economia da mobilidade urbana. O encontro, que analisou o tema sob a ótica da inovação e do empreendedorismo, aconteceu durante seminário A Nova Economia da Mobilidade, realizado por WRI Brasil, EMBARQ Brasil e Caronetas, e reuniu nomes como Natália Garcia, do Cidades para Pessoas, Adalberto Maluf, da BYD, Pedro Junqueira, do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Pedro Monteiro, da Compartibike, e Edmar Cioletti, do Santander. “A mobilidade afeta a todos por igual porque todos precisam se mover. Cada um se move de um jeito, e esse é o primeiro problema. Cada um tem uma versão diferente dessa história”, provocou Natália, instigando debatedores e público a analisar a forma como a mobilidade urbana é pensada. Foi o ponto de partida de um intenso e instigante debate durante a tarde de atividades.

A Nova Economia da Mobilidade: desmitificando o transporte sustentável
Seminário realizado em São Paulo reuniu especialistas nacionais e internacionais e encerrou Virada da Mobilidade
Publicado em Sep 26 2014

Marcio Nigro (Caronetas), Brenda Medeiros (EMBARQ Brasil), Raquel Biderman (WRI Brasil) e Carlos Nomoto (Santander) no painel de abertura. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O seminário A Nova Economia da Mobilidade selou o fim da Virada da Mobilidade com o encontro de importantes nomes nacionais e internacionais do setor de transportes. Realizado nesta sexta-feira (26), o evento é uma parceria entre WRI Brasil, EMBARQ Brasil e Caronetas, e foi sediado na Torre Santander em São Paulo. Ao longo de todo o dia, palestrantes e público puderam debater a mobilidade urbana sob diversas perspectivas – econômica, social e ambiental. Na primeira parte da atividade, foram analisados os desafios e possíveis soluções, do ponto de vista da economia, para tornar o transporte sustentável uma realidade no cotidiano do cidadão brasileiro .

Lançado edital do Concurso 3 Estações
Arquitetos e urbanistas desafiados a criar soluções em microacessiblidade. Prêmio é viagem a Nova York.
Publicado em Sep 26 2014

Maria Tereza Diniz, do USP Cidades, e Paula dos Santos da Rocha, da EMBARQ Brasil, anunciam abertura de edital para Concurso 3 Estações. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Atenção, arquitetos e urbanistas: o Concurso 3 Estações, uma parceria entre EMBARQ Brasil e USP Cidades com apoio da Plataforma Conexões Rio Pinheiros, teve seu edital de abertura lançado nesta manhã durante o seminário A Nova Economia da Mobilidade , que está acontecendo em São Paulo. O desafio é criar soluções em desenho urbano e acessibilidade com base nos princípios do design ativo nos entornos das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro, que juntas respondem pelo transporte de 30% dos usuários da Linha 9 da CPTM. Como prêmio, os vencedores – os quais serão conhecidos no dia 2 de dezembro – irão para Nova York conferir in loco as intervenções urbanísticas feitas na cidade, bem como reunir-se com os especialistas que desenvolveram tais soluções.

EMBARQ Brasil e Florianópolis firmam acordo de cooperação técnica
Projetos de mobilidade do PAC passarão por qualificação
Publicado em Sep 25 2014

Rejane Fernandes, Alex Ellis, Cesar Souza Junior e Daniely Votto. (Foto: Prefeitura de Florianópolis)

A Prefeitura de Florianópolis e a EMBARQ Brasil assinaram, na tarde desta quinta-feira (25), um termo de cooperação técnica, financeira, econômica, social e ambiental. O ato foi oficializado entre o prefeito Cesar Souza Junior e a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, com anuência do embaixador da Grã-Bretanha no País, Alex Ellis.

Projeto Transoceânica tem obras autorizadas em Niterói, RJ
BHLS vai beneficiar cerca de 146 mil pessoas por dia
Publicado em Sep 25 2014

Contrato é assinado pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

As obras de construção do BHLS Transoceânica, sistema viário que irá ligar a Zona Sul de Niterói com a Região Oceânica da cidade, foram oficializadas em uma cerimônia, nesta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O transporte é o primeiro a ser implantado na América do Sul, e utiliza uma tecnologia superior ao corredor expresso de ônibus BRT.

Entrevista: Tatto fala sobre protagonismo do transporte sustentável em São Paulo
Secretário e Haddad estiveram em inauguração de novo parklet
Publicado em Sep 24 2014

Jilmar Tatto, secretário de transportes de São Paulo, e prefeito Fernando Haddad visitam novo parklet da capital nesta quarta-feira, 24. Novidade integra conjunto de esforços em priorização ao pedestre na capital. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

São Paulo é uma cidade altamente congestionada. Contudo, graças a políticas de priorização do transporte coletivo e sustentável, vem ganhando nova identidade. À medida que implanta novas faixas de ônibus, ciclovias e espaços públicos voltados às pessoas, a cidade beneficia todos seus 11 milhões de residentes urbanos. Hoje, a capital conta com 355 km de faixas exclusivas de ônibus e vem implantando 10km de novas ciclovias a cada semana. Nesta quarta-feira (24), como parte dos esforços para tornar-se uma cidade mais humana, São Paulo ganhou o sétimo parklet – um miniparque público de convívioo ao ar livre, onde antes havia vagas de estacionamento. Na inauguração, aproveitamos para conversar com o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, que estava presente no evento, sobre o panorama do transporte sustentável na capital paulista.

Prefeitura de Florianópolis assinará acordo de cooperação para qualificar plano de mobilidade urbana
Embaixada Britânica e EMBARQ Brasil levarão experiências internacionais para a capital catarinense
Publicado em Sep 24 2014