Notícias
Modernização da frota de ônibus no DF traz mudanças positivas, aponta inventário feito pela EMBARQ Brasil
Estudo de caso foi entregue quarta-feira (19) em reunião com o secretário de transportes do DF
Publicado em Oct 30 2014

Ônibus do Expresso DF, em Brasília. Renovação integral da frota do transporte coletivo, operação do BRT e reestruturação das linhas impactaram a qualidade do ar positivamente. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A EMBARQ Brasil apresentou à Secretaria de Transportes do Distrito Federal, nessa quarta-feira (29), o “Inventário de poluentes atmosféricos do transporte coletivo urbano por ônibus no Distrito Federal”. O estudo analisa os impactos gerados pela modernização da frota do transporte coletivo do DF, cujos veículos possuem agora a tecnologia Euro5. Movidos a diesel de baixo teor de enxofre, menos poluentes locais são emitidos, em especial o material particulado, que será reduzido em 95%, o equivalente a 95 toneladas por ano. “A renovação da frota é um legado para a saúde das pessoas”, disse Magdala Arioli, coordenadora de Projetos de Transporte e Clima da EMBARQ Brasil, acrescentando que “Brasília se destaca de outras cidades por ter dado prosseguimento ao processo de Licitação do Novo Sistema de Transporte Coletivo do DF, e trocado sua frota”.

RJ: poluição do ar mata 14 pessoas por dia
Estudo mostra que Duque de Caxias, Itaboraí e Nova Iguaçu são as cidades mais poluídas do RJ
Publicado em Oct 30 2014
Névoa de poluição cobre a região portuária carioca (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

De acordo com um estudo, divulgado nesta quarta-feira (29), realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade entre 2006 e 2012, a sujeira atmosférica do estado do Rio de Janeiro está duas vezes acima do limite máximo imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No período analisado aconteceram 36.194 mortes e 65.102 internações na rede pública de saúde devido à péssima qualidade do ar.

Publicado em Oct 27 2014

Concurso 3 Estações: ideias para uma nova mobilidade urbana em São Paulo. Participe!

Os profissionais interessados na questão da mobilidade urbana e microacessibilidade já podem se cadastrar no site para obter os materiais de consulta e conferir o cronograma do Concurso 3 Estações, que irá eleger as melhores ideias para o entorno das estações da CPTM Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. Desde o dia 26 de setembro, data em que foi lançado o edital, mais de 350 inscrições foram realizadas no site do concurso. Com o cadastro, também é possível postar dúvidas e sugestões em um fórum público. As propostas devem ser enviadas pelo site no período de 4 a 12 de novembro.

TheCityFix Brasil no prêmio Mobilidade Minuto
Blog da EMBARQ Brasil concorre a prêmio por votação popular. Vote até domingo!
Publicado em Oct 23 2014

Nosso blog, TheCityFix Brasil, concorre ao prêmio Mobilidade Minuto. Votação popular vai até domingo para premiação especial. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O TheCityFix Brasil, blog de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável da EMBARQ Brasil, está concorrendo na categoria Tecnologia & Comunicação ao prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituto Cidade em Movimento para divulgar iniciativas e projetos de todo o Brasil.

Além dos vencedores em cada uma das categorias, uma premiação especial de inovação em mobilidade será decidida por votação popular. Contamos com o seu voto para levar sempre adiante o diálogo sobre a mobilidade urbana sustentável e o conceito de cidades mais inclusivas e agradáveis para as pessoas!

Tópicos:
SOLUTIONS reúne em oficina cidades do Brasil, Hungria e México
Objetivo foi disseminar boas práticas em questões urbanas. EMBARQ Brasil e Belo Horizonte participaram da atividade
Publicado em Oct 21 2014

(Foto: EMBARQ México)

O X Congresso Internacional de Cidades e Transportes, realizado pela EMBARQ México na última semana, deu espaço à oficina do projeto SOLUTIONS, que promove soluções em mobilidade urbana sustentável em diversas cidades pelo mundo. O workshop, realizado na quinta-feira (16), reuniu representantes de Belo Horizonte (Brasil), Leon (México) e Budapeste (Hungria), as quais já integram a iniciativa, e cerca dez cidades mexicanas convidadas. A oficina deliberou sobre três temas: transporte público, bike-sharing e logística urbana. A EMBARQ Brasil, parceira do SOLUTIONS, também participou da atividade.

Congresso Internacional de Transporte Sustentável lança perspectivas sobre como reinventar nossas cidades
Evento anual da EMBARQ Mexico reuniu especialistas durante três dias na Cidade do México
Publicado em Oct 17 2014

Por três dias, participantes do décimo congresso anual de transporte sustentável da EMBARQ Mexico, o ‘X Congreso’, exploraram como reinventar as cidades. (Foto: Benoit Colin/EMBARQ)

A EMBARQ Mexico realizou, durante três dias o “X Congresso Internacional de Transporte Sustentável”, que pautou a seguinte questão: como podemos tornar as cidades lugares melhores para viver?

Na conferência, ouvimos inúmeras respostas para essa pergunta, vinda de profissionais de transporte, planejamento urbano, funcionários de governo, sociedade civil e líderes empresariais. Alguns deles falaram sobre as melhores formas de governar as cidades, enquanto outras falaram sobre como catalisar mudança engajando os cidadãos com ações inovadoras de transformação.

Tópicos:
WRI dá as boas vindas a Aniruddha Dasgupta
Especialista é o primeiro Diretor Global para o WRI Ross Center for Sustainable Cities
Publicado em Oct 16 2014

Juiz de Fora, Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O World Resources Institute - WRI está feliz em receber Aniruddha (“Ani”) Dasgupta como primeiro Diretor Global do WRI Ross Center for Sustainable Cities. Dasgupta vai liderar o Centro na construção de soluções ambiental, social e financeiramente sustentáveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades em desenvolvimento.

Publicado em Oct 16 2014

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminar no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

Tópicos:
Supervisão na Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus em Joinville
Equipe da EMBARQ Brasil acompanhou aplicações
Publicado em Oct 15 2014

Cristina Albuquerque acompanhou pesquisas nos ônibus. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Após treinamento na última semana , os entrevistadores do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) foram às ruas para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A equipe, que realiza o questionário no período de 8 a 24/10, recebeu acompanhamento de técnicos da EMBARQ Brasil durante a aplicação, na última terça-feira (14), a fim de garantir a correta aplicação do questionário.

Pelotas recebe palestra sobre participação social
Atividade foi conduzida pela EMBARQ Brasil
Publicado em Oct 14 2014

Lara Caccia, especialista em desenvolvimento urbano da EMBARQ Brasil, durante a atividade. (Foto: EMBARQ Brasil)

Pelotas deu mais um passo na construção do seu plano de mobilidade urbana. Nessa segunda-feira (13), a EMBARQ Brasil conduziu palestra sobre participação social com o objetivo de engajar todos os atores da sociedade – governo, sociedade civil, representantes de empresas operadoras de transportes e população – no processo de elaboração. A atividade, que integra o programa Do PAC ao Plano, reuniu 30 pessoas, entre elas a vice-prefeita, Paula Schild Mascarenhas, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida.